Bom dia,

COP28

O governador Antonio Denarium (PP) concedeu uma entrevista de duas horas para o programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100.3, comandado nesse domingo pela comunicadora Cida Lacerda. Ele fez uma análise da sua participação da Conferência do Clima, realizada recentemente em Dubai, e sobre as discussões entre governadores da Amazônia acerca de projetos e iniciativas para gerenciar os efeitos do aquecimento global.

RECADO

Denarium disse ter solicitado apoio do Governo Federal, por meio do Fundo da Amazônia, com recursos para continuar financiando atividades de produção, sobretudo do médio e pequeno produtor. Ele disse ter sido mais aplaudido que cobrado, e atribuiu o resultado aos investimentos em regularização fundiária, que seriam, conforme o próprio, o maior projeto dentre todos os estados amazônicos.

HABITAÇÃO

Denarium recebeu no estúdio da Rádio Folha 100.3, a presidente da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Maria Dantas, para anunciar a entrega de 300 escrituras de conjuntos habitacionais que, conforme ele, acontece na terça-feira, 12. No total são 25 conjuntos com mais de cinco mil unidades habitacionais. O governador disse já ter entregue mais de mil escrituras nos últimos anos.

VILA JARDIM

O governador anunciou a quitação, pelo Governo, de apartamentos do conjunto Vila Jardim, no Cidade Satélite, cujos proprietários tenham mais de 60 parcelas pagas. Segundo ele, a Codesaima está promovendo reuniões informativas para explicar como esses moradores podem obter seus títulos definitivos e noticiou ainda a construção de mais mil unidades habitacionais por meio do Minha Casa, Minha Vida.

ABONO

A grande maioria das participações de ouvintes durante a entrevista do governador no programa Agenda da Semana girou em torno do pedido por informações sobre o abono pecuniário extraordinário pago a profissionais da Secretaria de Educação. Denarium informou que ainda trabalha para identificar as chamadas sobras no orçamento daquela pasta para o pagamento e evitou falar em previsões de data para pagamento ou valores.

MATERNIDADE

Outra demanda de questionamentos foi pela conclusão da reforma da maternidade pública. Sobre isso, Antonio Denarium anunciou a entrega da obra ainda no primeiro semestre do próximo ano, e falou que toda a estrutura está sendo praticamente reconstruída, com ampliação de mais dois blocos, e troca de piso, telhado, forro e material dos banheiros. Ele adiantou que fará uma visita às obras nesta semana.

ESSEQUIBO

Sobre o conflito entre a Venezuela e a Guiana, por conta da região do Essequibo, o governador disse ter instituído um Comitê de Crise formado por membros da Segurança Pública para fazer um acompanhamento permanente da situação. Ele adiantou que já trabalha no levantamento de possíveis impactos em caso de embate e demonstrou preocupação com fluxo migratório desenfreado de guianenses para Roraima.

MENSAGEM

Na conclusão da entrevista, Antonio Denarium deixou uma mensagem de otimismo e esperança, mas não mencionou em qualquer momento a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima da última quinta-feira, 7, que resultou em mais uma cassação do seu diploma de governador. A unanimidade dos juízes eleitorais entendeu que houve uso indevido do programa social de habitação, e a maioria votou pela cassação.

ALIMENTO 1

O superintendente regional da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em Roraima, Janderson Maués, participou do programa Agenda da Semana, na rádio Folha 100.3, e passou muitas informações sobre a programação de atendimento para agricultores indígenas e os programas de vendas de grãos em balcão para pequenos produtores sustentarem suas criações.

ALIMENTO 1

Ao prestar contas sobre o trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos, Maués afirmou que os investimentos subiram de R$ 3 milhões para R$ 14 milhões este ano, o que resultou em cerca de duas mil toneladas de alimentos sendo doados. Também disse que a meta é aumentar esse montante e atender ainda mais pessoas, inclusive cozinhas solidárias de bairros, que fazem comida para doar para quem precisa.