AFONSO RODRIGUES

Palavra e reflexão

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (Paulo Freire)

É claro que não devemos ficar no silêncio, quando devemos expressar nossa opinião, mas, como diziam os antigos, com parcimônia. Precisamos refletir antes de opinar. Ser coerente na conversa faz parte da racionalidade. Respeitar a opinião dos outros é ser condizente com a evolução de cada um. Então, vamos parar com as briguinhas comadrescas. Elas não nos levam a lugar nenhum. O que indica que nas discussões nem sempre mostramos o nosso domínio sobre reflexões. Não podemos pensar todos da mesma forma. A igualdade nos pensamentos nos tornaria incapazes de pensar por si mesmo, ou mesma. Que é o que fazemos quando permitimos que os outros dirijam nossas vidas. Que no digam o que devemos fazer, quando devemos fazer por conta própria. Que é o que indica que precisamos nos preparar para a vida. E o Bob Marley já nos alertou: “Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos”.

O que devemos, realmente, é estar sempre em preparação para viver a vida como ela deve ser vivida. O que exige muita preparação na caminhada da racionalidade. E ser racional é respeitar a racionalidade de cada um, respeitando seu grau de evolução. O grande Armador, Aristóteles Onassis também nos chama a atenção, neste pensamento genial: “O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si”. E podemos ajudar, sem a intenção de orientar ou dirigir. Basta compreender e respeitar. E o respeito pode vir num sorriso sincero e honesto. E todos nós devemos estar preparados para essa evolução. Porque nunca iremos colaborar no engrandecimento do próximo, se não o respeitarmos.

A semana termina hoje, e amanhã já estaremos iniciando uma nova semana, com descanso e divertimento. Divirta-se hoje, preparando-se para o divertimento de mais um início de semana, considerado “fim-de-semana”. Analise isso e já estará se preparando para dias melhores, deixando para trás tudo que não interessa numa caminhada sadia, no próximo dia. Não desperdice seu tempo com coisas e assuntos desagradáveis que possam tornar seu dia insuportável. Os trancos da vida são lições positivas para quem se sabe superior a eles. Sorria sempre, sem o receio de ser visto como um engraçado ou engraçada, sem graça. Valorize-se no que você é sendo você mesmo, ou mesma, e vá em frente. O horizonte está sempre em sua frente, esperando por você. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460