Jessé Souza
Para entender o momento 03 03 2015 686
Para entender o momento – Jessé Souza* Um movimento que surgiu na internet defendendo um golpe militar no Brasil tem tentado de todas as formas criar um pânico generalizado na população e, para isso, apela para táticas nazistas a fim de cooptar mentes e corações vazios de senso crítico. São cópias das ideias implantadas por Joseph Goebbels, ministro da propaganda no governo nazista, que estimulava o preconceito étnico, a xenofobia, o patriotismo e o heroísmo, além de condenar os judeus, alegando que eram culpados de acumular riquezas, explorando o povo. Para que as pessoas entendam o que está acontecendo, transcrevo os 11 princípios da propaganda nazista: 1) Princípio de simplificação e do inimigo único: Adotar uma única ideia; um único símbolo; individualizar o adversário em um único inimigo. 2) Princípio do método de contágio: Reunir os adversários em uma só categoria ou indivíduo. 3) Princípio da transposição: Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”. 4) Princípio do exagero e desfiguração: Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave. 5) Princípio da vulgarização: “Toda propaganda deve ser popular, adotando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos, a quem se dirige. Quanto maior seja a massa a convencer menor há de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais, tem grande facilidade para esquecer”. 6) Princípio de orquestração: “A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repeti-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas; mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem dúvidas”. Daqui vem também a famosa frase: “Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade”. 7) Princípio de renovação: Emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responda, o público está já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações. 8) Princípio da verossimilhança: Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas. 9) Princípio do silêncio: Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos e encobrir as notícias que favorecem o adversário; também contraprogramando com a ajuda de meios de comunicação afins. 10) Princípio da transfusão: Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato preexistente, seja uma mitologia nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Trata-se de difundir argumentos que possam se nutrir em atitudes primitivas. 11) Princípio da unanimidade: Convencer muita gente que se pensa “como todo o mundo”, criando impressão de unanimidade. *Jornalista [email protected]