Bom dia,
O Senado Federal deve votar hoje, em primeiro turno, a reforma da previdência. A expectativa é de que o relatório feito pelo senador cearense, o tucano Tasso Jereissati, seja aprovado com folgada maioria. Isso é indicativo de que na próxima semana, finalmente, o Brasil passe a contar com uma nova Previdência Social, que se não é a ideal, pelo menos ganha uma sobrevida pelos próximos 20 anos. A consequência imediata da aprovação vai ser expressa nos resultados do mercado de ações e na possível retomada dos investimentos do país, criando algum otimismo quanto ao futuro próximo de crescimento econômico.
O otimismo é sempre bom, mas não é bom esquecer o que vem sendo dito pelo embaixador Roberto Azevedo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele tem dito que o maior sentimento presente na consciência dos empresários de todos os países, desde aqueles mais desenvolvidos até os de menor crescimento, é a incerteza. Ele até tem anunciado os resultados de um amplo estudo feito pela OMC sobre as perspectivas da economia mundial. E eles, segundo Azevedo, não aconselham muito otimismo.
ÚLTIMO DIA
O governador Antonio Denarium (PSL) encaminhou ontem, segunda-feira (30.09), para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Plano Plurianual, conhecido como PPA, para o quadriênio 2020/2023. Era o último dia do prazo constitucional para o envio desse plano que contém todos os investimentos e despesas de custeio, de natureza continuada, para os próximos quatro anos. Esses gastos são apresentados de forma anualizada e podem ser modificados desde que com prévia autorização do Poder Legislativo, por solicitação do Poder Executivo.
BOLA FORA
Esta veio de um leitor da Parabólica: “Sou usuário diário do Trevo da avenida Brasil com a avenida Centenário há mais de uma década. Nunca presenciei um único acidente ali. Mesmo na hora do rush, jamais enfrentei engarrafamento que me tivesse tomado tempo para seguir minha viagem. Faz mais ou menos duas semanas, algum iluminado na Prefeitura de Boa Vista, que decide sobre o trânsito na cidade, resolveu colocar semáforos naquele local. Está um pandemônio. Ontem, por volta das 18 horas, a fila de carros parados no sentido bairro centro, de quem vinha pela avenida Brasil, começava exatamente no chamado ‘Pau da Paciência’. Gastei quase 10 minutos até chegar à rotatória. Ninguém ainda entendeu essa história de gastar dinheiro público para piorar a vida dos munícipes.
MUDANÇA
O governo federal resolveu mudar a coordenação da Operação Acolhida. A Parabólica obteve a informação de que outro militar, o General de Divisão Antônio Manoel de Barros, vai substituir o antigo coordenador, General Eduardo Pazuello. Fontes da Coluna garantem que a substituição não foi devida a quaisquer pressões vindas dos políticos de Roraima, insatisfeitos com a eficácia da Operação Acolhida. Na verdade, a saída de Pazuello está ligada à questão de saúde daquele oficial, que precisa passar por exames especializados no Hospital das Forças Armadas de Brasília.
DILEMA
Candidatos à reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR), cujas campanhas já foram lançadas, têm enfrentado um sério dilema. Se assumem um discurso de direita podem perder muitos votos, tanto na consulta à comunidade universitária – que muitos garantem ser majoritariamente de esquerda – quanto na disputa para entrar na lista tríplice, a ser escolhida pelo Conselho Universitário (CUNI), tido com grande predominância de conselheiros com tendência também de esquerda. Acontece que a decisão final sobre a escolha do novo reitor, ou nova reitora, que deve assumir depois de março/2020, vai ser do presidente Jair Bolsonaro. Aí, leva a desvantagem quem for tido pelo Palácio do Planalto como esquerdista.
COMO SEMPRE
A revelação de parte do conteúdo do livro autobiográfico do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mostra várias citações envolvendo o nome do notório ex-senador Romero Jucá (MDB). Ele é citado elogiosamente por Janot como equilibrado e profissional, que mesmo assim o denunciou em três processos sob acusação de corrupção. Depois do ex-PGR denunciá-lo, Jucá o chamou de idiota e imbecil. Aliás, a única coisa que se sabe dos processos contra Jucá é que ele irá dar depoimento, num deles, na Lava Jato, no final do próximo mês de novembro. Até lá, quem sabe não estará prescrita a pena que a Justiça poderia lhe condenar.
AUMENTANDO
Embora o governo do estado venha insistindo que tem sido obrigado a administrar com falta de dinheiro, tendo inclusive prorrogado o decreto de calamidade financeira, os números da arrecadação não mostraram essa crise toda. Ainda ontem, segunda-feira (30.09), o Banco do Brasil depositou a parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) relativa ao último decêndio de mês de outubro, e novamente ela veio maior que a mesma parcela referente a outubro de 2018. A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vem batendo todos os recordes de arrecadação, inclusive, por conta do pagamento deste imposto que incide sobre o diesel para as usinas termoelétricas que abastecem Roraima.
DÓLAR
Faz pouco tempo, os venezuelanos que recebiam os salários, ou outros tipos de rendimentos em Reais, os levavam para a fronteira trocando-os por Bolívares. Iam até os bancos com agências em Santa Elena do Uairém e faziam os depósitos para as famílias no interior do Venezuela. Agora, o Bolívar Soberano está tão desmoralizado que os venezuelanos recebem seus Reais aqui, e aqui mesmo compram Dólares no mercado paralelo e os enviam para seus familiares. Lá, dizem eles, todo o comércio só quer vender na moeda norte-americana.