Bom dia,
Como se diz popularmente, o governo de Antonio Denarium (PSL) fez “barba, cabelo e bigode”, ontem, quarta-feira (03.04), na Assembleia Legislativa do Estado. Em votação de plenário, foram mantidos quatro vetos que o governador havia feito em leis aprovadas pelos deputados estaduais. O governo também fez aprovar alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), já apreciada pelos parlamentares em agosto de 2018. Essas alterações abrem caminho para que sejam protelados os pagamentos de benefícios e suspensão de concursos no âmbito da administração estadual. Para fechar, foi para o papel o acordo que congela os tetos orçamentários de Poderes e órgãos com autonomia orçamentário-financeira com base no orçamento de 2018, liberando mais recursos para o Executivo.
CONFIRMADO
Daqui da Parabólica, demos a informação de que haveria mudança geral no comando da secretaria estadual de Saúde. Ontem, como informamos, o governador Antonio Denarium fez rasgados elogios ao médico anestesista Ailton Wanderley, garantindo que ele e seus adjuntos continuariam prestigiados em seus respectivos postos. Pois bem, no turno da tarde, a Secretaria de Comunicação do governo divulgou nota informando que Ailton Wanderley não era mais titular da Secretaria Estadual de Saúde. Como também antecipamos daqui deste espaço, o substituto é um coronel do Exército. Acertamos mais uma vez.
HERANÇA
Pesquisa junto à população venezuelana, feita pela Consultoria Análisis, constatou o que todo mundo já sabia. Quase 90% dos venezuelanos dizem que o legado deixado pelo governo iniciado por Hugo Chávez, e continuado por Nicolás Maduro, é de “fome, miséria e retrocesso”. Na mesma pesquisa, ficou claro que Maduro já não tem respaldo popular para continuar como presidente da Venezuela. Apenas 11% dos venezuelanos acreditam na história do ditador quando ele atribui à sabotagem da oposição a causa pelos gigantescos apagões que têm se repetido no país. E ainda tem gente no Brasil que defende esses ideais e práticas marotas.
RECORDE 1
A informação foi repassada pelo empresário Aniceto Wanderley, considerado o maior piscicultor do Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município de Amajari é o campeão brasileiro na produção de tambaquis criados em cativeiro. A espécie é a segunda mais criada no Brasil ficando atrás apenas da tilápia. Embora venha perdendo posição relativa, o tambaqui representa 18,2% do total da produção nacional de pescado em cativeiro. Nem sempre é possível escrever sobre coisas positivas em relação ao Estado. Por isso, ficamos contentes em registar esta informação.
RECORDE 2
Infelizmente, não dá para falar só em flores. Enquanto alguns empresários honram o nome de Roraima, alguns agentes públicos contribuem para que tenhamos recordes vergonhosos. É o caso da ocorrência de focos de incêndios, que nesta estação seca já ultrapassaram a marca de três mil. Um recorde que é uma vergonha. Todos sabem que todos os anos isso ocorre em Roraima, mas os órgãos responsáveis por combater essa fogueira em que se transformam nosso lavrado e floresta, não fazem nada de efetivo para prevenir e combatê-la.
CONFUSOS
Quem esteve presente na sessão plenária da Assembleia Legislativa, ontem, quarta-feira, pode perceber que alguns parlamentares, principalmente os novatos, demonstravam necessidade de serem orientados sobre o que estavam votando. Esses parlamentares tinham algumas dúvidas sobre o que é Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Alguns foram vistos tirando várias selfies durante a votação e postando em suas redes sociais um momento especial: votando o orçamento. E não era o caso.
LÍDER
O imbróglio continua. Depois do governador Antonio Denarium anunciar que estava em busca de outro líder de governo, o deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B) atuou durante toda a votação na ALE, ontem, como líder governista. Ele dava, inclusive, orientação de votação aos parlamentares da base em nome do governo
SEM RECEBER
Logo após os deputados votarem os vetos governamentais, as mudanças no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o secretário-chefe da Casa Civil, Disney Mesquita, solicitou ao governo de Roraima uma dispensa por oito dias para tratar de assuntos particulares e viajou para fora do Estado. Mesquita fez questão de frisar que terá descontado do salário os dias em que estiver afastado “Zelo com a coisa pública. Quem sabe o exemplo pegue entre os políticos de Roraima?”, disse em conversa com repórter da Folha.
EXEMPLO
Morreu ontem, aos 77 anos, a senhora Fátima Arnaute Abdo Rezek. Nascida no Líbano, era viúva do comerciante, também libanês, Abdo Said Abdo Rezek, um dos mais importantes do tradicional centro de comércio boa-vistense, a Avenida Jaime Brasil. O casal chegou muito jovem a Roraima, e aqui teve seis filhos (um homem e cinco mulheres), dando origem a uma bela família, constituída de gente honrada. Quem a conheceu sabe do exemplo que foi como cidadã, esposa dedicada e mãe exemplar. Era, de fato, muito estimada por todos que a conheceram. Nossas condolências à família.