Bom dia,

Depois da Operação Acolhida, de resultados muito aquém do esperado no acolhimento de migrantes venezuelanos em Roraima, o Exército agora já fala na Operação Dignidade, que mira na população de migrantes em situação de rua. Pelo que até agora foi informado à imprensa, a ideia é diminuir a presença nas ruas e logradouros públicos, em Boa Vista e Pacaraima, especialmente à noite, de milhares de homens, mulheres e muitas crianças e adolescentes que estão sofrendo com a fome, a chuva e a miséria. Embora a ideia seja meritória, os coordenadores da Operação ainda não esclareceram qual a estratégia que será utilizada para convencer os migrantes a deixarem a rua. Ninguém até hoje falou se vão ser ampliadas as vagas nos acampamentos noturnos e quem administraria tais equipamentos, inclusive, no fornecimento de refeição para os migrantes.

FAMÉLICOS

Por falar em população em situação de miséria, ontem, por volta das 9h da manhã, um grupo de 15 índios yanomami – de mamando a caducando – caminhava sob chuva intensa na BR-174, em direção de Boa Vista para Mucajaí. Quase despidos, algumas índias levavam seus filhos de colo acomodados em suas costas sem qualquer proteção para as crianças. E isso não é uma cena incomum, ao contrário, quem transita com frequência naquela rodovia federal já se acostumou com a presença desses pobres e famélicos indígenas, que sofrem a omissão criminosa da Fundação Nacional do Índio (Funai), que tem a obrigação de apoiá-los e defendê-los.

CONVIDANDO

O Partido Social Liberal (PSL) realiza nos próximos dias o evento nacional de filiação do partido. Em Boa Vista, o ato acontece no sábado, 17 de agosto, no Le Jardin Casa de Eventos, na Avenida Princesa Isabel, nº 1.730, bairro Jardim Floresta, a partir das 17h. Quem está fazendo o convite pelas redes sociais é o deputado federal Nicoletti, que não é o presidente regional da sigla em Roraima. No convite, o deputado federal só faz referência ao presidente Jair Bolsonaro. Nada sobre o presidente regional do partido e governador do estado, Antonio Denarium.

O PRIMEIRO

E já tem o primeiro candidato à presidência do MDB. Trata-se do deputado estadual Gabriel Souza (MDB-RS), que lançou oficialmente a sua candidatura para presidência nacional do partido ao final do 12º Encontro de Inverno da Juventude do MDB. O ato aconteceu no último sábado, 04, no município de Gramado, no Rio Grande do Sul. Gabriel recebeu o apoio de jovens emedebistas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo para presidência nacional da sigla, hoje comandada pelo ex-senador Romero Jucá. A convenção que definirá o comando da legenda em âmbito nacional ocorre em setembro.

SEGUNDO TURNO

A proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19) pode ser votada em segundo turno na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 06. O texto aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados, entre outras medidas. Assim como o primeiro turno, a proposta precisa do voto de um mínimo de 308 deputados para ser aprovada e então enviada ao Senado, onde também passará por dois turnos de votação.

ESCOLHIDA

Até pouco tempo atrás, empresa especializada em construção rodoviária, a LB Construções, do empresário Luís Brito, foi a empresa escolhida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) para executar a reforma da Cadeia Pública. A informação foi dada à Folha pelo do proprietário da empresa. O valor global da reforma daquela unidade prisional é de R$ 14 milhões, com recursos repassados pelo Fundo Nacional Penitenciário. A obra já foi iniciada.

LIBERAÇÃO

Em entrevista concedida à Rádio Folha FM 100.3, no último domingo, o secretário-chefe da Casa Civil do governo estadual, Disney Mesquita, responsabilizou o Ministério da Agricultura pela volta da interdição das exportações de frutas produzidas no estado, por conta da Mosca da Carambola. Mesquita assegurou que o governador Antonio Denarium (PSL) já está articulando junto às autoridades de Brasília para que essa interdição seja suspensa em, no máximo, 60 dias. Especialista ouvido pela Parabólica garante que a coisa não é tão simples assim, e disse que, se houver boa vontade dos técnicos da Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), a suspensão da medida só ocorrerá por volta do fim do ano.

PRESSÕES

Muitos dos parlamentares que tendem a apoiar o governo de Jair Bolsonaro reclamam da demora com que o presidente está fazendo as substituições no segundo e terceiro escalões da administração federal. Enquanto eles reclamam dessa demora, o aparato ambientalista e de direitos humanos resiste e critica sempre que é anunciada saída de gente comprometida com essas pressões vindas de dentro e de fora do país. Mesmo que Bolsonaro já tenha dito com todas as letras que muitas dessas medidas sejam por motivo ideológico.

PEC

Fontes da Parabólica garantem que não é dos mais amistosos o clima reinante entre vários deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). O clima piorou muito depois da aprovação a toque de caixa de uma Emenda Constitucional, já revogada também de afogadilho, sobre a criação e o funcionamento do Ministério Público de Contas. Ainda este mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o parecer do ministro Edson Fachin que pede a extinção daquele órgão.