Bom dia!

Impossível tratar de outro assunto este espaço que não o do imbróglio nacional criado pela condução coercitiva do ex-presidente Lula da Silva (PT) a um aeroporto de São Paulo para prestar declarações a agentes da Polícia Federal do Paraná. Muitas evidências vêm sendo acumuladas desde que o ex-presidente foi um dos políticos beneficiados pela grana roubada da Petrobras pelas maiores empreiteiras do País. Especificamente Lula é acusado de receber favores dessas empreiteiras através da compra e reforma de um apartamento na praia de Guarujá (litoral paulista) e de um sítio no município de Atibaia.

Pois bem. Assim como aconteceu com Lula, o juiz Sérgio Moro, que julga em 1ª Instância os casos apurados na chamada Operação Lava Jato, já expediu Mandados de Condução coercitiva – onde o intimado deve ser acompanhado por agentes para prestar depoimento mesmo que não queira -, para mais de uma centena de pessoas, incluindo grandes empreiteiros, ex-diretores da Petrobras e outros. Lula não foi, portanto, o primeiro de ser intimado. Por outro lado, o ex-presidente já havia recusado a prestar esclarecimentos ao Ministério Público Estadual de São Paulo sobre as mesmas acusações.

Numa das convocações do ex-presidente para depor em São Paulo, foram mobilizados militantes petistas para evitar o depoimento. Na ocasião, militantes contrários a Lula também foram mobilizados para o local, abrindo possibilidade de confronto capaz de atentar contra a segurança de todos. Este foi um dos argumentos utilizados pelo juiz Sérgio Moro, que imaginou a surpresa da condução para evitar mobilização de prós e contras, que poderiam desaguar em violência. Fica claro que o juiz Moro desejou exatamente o contrário do que acusou o PT na sua defesa em favor de Lula: ele determinou várias medidas e utilizou da surpresa para evitar o espetáculo midiático.

VAZOUAutoridades da Polícia Federal estão convencidas de que houve vazamento de informação das ações quanto à operação que levou Lula para prestar depoimento e dos mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente, na de seus três filhos e no Instituto Lula. Muitas coisas teriam sido retiradas dos locais previamente e a presença de militantes petistas nesses locais ocorreu em curto espaço de tempo. A ser verdadeira essa informação, ela só reforça os argumentos do juiz Sérgio Moro.

PAI DOS POBRES 1A linha de defesa utilizada por Lula e seus seguidores foi a de sempre. Lula disse, de si mesmo, que nunca, na história deste país, algum presidente fez tanto pelos trabalhadores quanto ele. Seus seguidores e ele mesmo dizem que por conta disso a “elite” não lhe perdoa. Ainda que isso fosse verdade – e não é – é preciso apoiar as investigações que estão sendo feitas pelas autoridades da Polícia Federal, Ministério Público Federal e a Justiça para separar o joio do trigo e punir os corruptos que estão levando os brasileiros e brasileiras à miséria. Mesmo que alguém se julgue o “pai dos pobres”, isso não lhe dá o direito de roubar, caso as acusações sejam provadas. É a máxima criada sobre Adhemar de Barros, político paulista de direita nos anos 60: “ele rouba, mas faz”.

PAI DOS POBRES 2Sobre o legado de Lula em relação ao apoio aos trabalhadores, mesmo que não se lhe negue méritos, ainda assim não dá para comparar sua política trabalhista com a do período de Getúlio Vargas. Este sim, condutor do processo de modernização das relações trabalhistas do Brasil. Criador da jornada de trabalho de 8 horas; da previdência social; do Ministério do Trabalho; do salário mínimo; e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); dentre outros. E sem quebrar o País; ao contrário.

VETOSO primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado estadual Gerson Chagas (PRTB), disse ontem, no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha, que é bem provável que esta semana os deputados estaduais votem os vetos da governadora Suely Campos (PP) ao orçamento do Estado para 2016. Ele fala de sua esperança quanto ao fato de o relacionamento entre o Legislativo e o Executivo estaduais estarem em um momento de sístole (aproximação). “Só não sairá a votação se houver algum movimento de diástole”, disse Chagas.

CANDIDATURAO deputado estadual coronel Gerson Chagas reafirmou também que seu partido, o PRTB, tem acertada a pré-candidatura da vereadora Aline Rezende para a Prefeitura de Boa Vista. Ele disse igualmente que o PRTB não tem alinhamento automático com nenhum dos grupos políticos hegemônicos do Estado – Jucá (PMDB), Neudo Campos/Suely Campos (PP) e Anchieta Júnior (PSDB). Isso, segundo o deputado, abre um leque de oportunidade para que a candidatura da vereadora Aline Rezende ganhe musculatura entre os políticos que querem mudanças no Estado.

BOATOSBoatos capturados ontem (domingo), nalgumas redes sociais, davam conta de um possível fechamento da estrada de Tumeremo, na Venezuela, por bandos armados, envolvendo a atividade de garimpo naquela região. A ação teria resultado na morte de mais de 40 pessoas, inclusive de brasileiros. Até o fechamento da coluna, não foi possível confirmar a informação.