Bom dia,
Semana passada os senadores dos Estados Unidos da América (EUA) – a maior potência militar e econômica do Mundo-, aprovaram por esmagadora maioria (97 x 1) uma lei proibindo que a China, a Rússia e a Coréia do Norte possam comprar terras naquele país. A China, por exemplo, já tem cerca de 150.000 ha no país, o que representa menos de 1% da superfície estadunidense, e mesmo assim os parlamentares norte-americanos entendem que isso afeta a segurança nacional da, voltamos a dizer, da mais poderosa nação planetária.
Aqui, no Brasil, segundo levantamentos preliminares os estrangeiros já são proprietários de mais de 5.000.000ha, muitos deles na Amazônia. E num país de soberania relativa como o nosso, com pouco poderio militar, ninguém se preocupa com isso. E não será surpresa se nesse atual Encontro de Cúpula, que se realiza esta semana em Belém (PA), alguém da delegação brasileira defenda a venda de terras na Amazônia para estrangeiros como forma de preservá-la. Que ninguém duvide disso.
HABITAÇÃO
Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Machado (MDB), negou a informação do deputado federal Duda Ramos (MDB), de que não há projetos direcionados para o habitacional Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Ele deu inclusive vários detalhes sobre projetos já protocolados na Caixa Econômica Federal, como número de unidades e demais especificações.
VIADUTOS
O prefeito Arthur Henrique (MDB) entendeu como falta de informação sobre gestão pública do Executivo a crítica feita pelo deputado Duda Ramos, na semana passada, durante entrevista à Rádio Folha 100.3, sobre a construção de viadutos pela Prefeitura de Boa Vista. Ele explicou que as ações de mobilidade são tão importantes quanto às de outras áreas, e que o planejamento municipal contempla todas elas. Ele alfinetou Ramos dizendo ser alvissareiro que um deputado federal de seu partido esteja preocupado com saneamento básico (drenagem) em Boa Vista, e se esse desejo é sincero, poderá ser concretizado agora neste semestre pela indicação de emendas ao orçamento da União para 2024.
RELACIONAMENTO 1
Arthur Henrique adiantou que vai bater à porta de todos os membros da bancada de Roraima no Congresso Nacional, sem distinção de partidos ou ideologias, a partir dos próximos dias, já para garantir recursos para o Orçamento do ano que vem, e aproveitou para pedir no ar apoio em forma de emendas do deputado Duda Ramos para os projetos de drenagem que constam no planejamento da cidade.
RELACIONAMENTO 2
Ao menos aparentemente, o prefeito Arthur Henrique é o que popularmente se chama de “boa praça”, ou seja, não demonstra individualização/personificação desnecessária em sua postura política. Prova disso, foi a forma desenvolta com que prestou contas na entrevista de ontem na Rádio Folha 100.3, de recursos de emendas de políticos de grupos adversários aos seus, como o deputado Antonio Nicoletti (União Brasil) e Chico Rodrigues (PSB).
REELEIÇÃO
Questionado sobre as eleições do próximo ano, Arthur Henrique deixou claro que tem a intenção de disputar a reeleição, mas disse achar muito cedo para tratar diretamente do tema. Mesmo assim, ele disse que algumas tratativas com parceiros políticos em Roraima e Brasília já têm sido discutidas nesse sentido, e o prefeito fez questão de salientar que o acesso ao governo federal é um dos seus diferenciais políticos.
FREGUÊS
O governador Antonio Denarium (PP) está ficando freguês em eventos de lançamento do Linhão de Tucuruí, de interligação de Roraima ao sistema nacional de energia elétrica. Ele esteve na solenidade realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e na sexta-feira, 4, mais uma vez participou de uma espécie de assinatura de ordem de serviço, promovida pelo presidente Lula, na cidade amazonense de Parintins.
CENÁRIO
A delegada Simone Arruda, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Roraima (Adepol), concedeu entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 6, e desenhou o cenário de prestação de serviços no âmbito da Segurança Pública em Roraima. Conforme ela, a população do nosso Estado quase dobrou nos últimos 20 anos, e o número de profissionais, até mesmo de delegados, não acompanhou esse número. Ao contrário, no caso de delegados, dos 110 que assumiram em 2004, apenas 51 ainda estão nos quadros da Polícia Civil. No mesmo período, a população roraimense passou de 382 mil habitantes para mais de 600 mil.
INVESTIMENTOS
Simone Arruda admitiu que o acúmulo de funções na Polícia Civil de Roraima é uma constante, e que é comprovado que o aumento populacional acresce a criminalidade. Mesmo assim, Simone Arruda, deu uma série de boas notícias de investimentos feitos pelo governo estadual como obras de delegacias, aquisição e compra de equipamentos e viaturas, entre outros, que dão mais esperança para a população.
PRIMEIRO ESCALÃO
O Governo do estado publicou, finalmente, no Diário do dia 1º de agosto, as nomeações do secretário estadual de Licitação e Contratação, pasta recém-criada pela Assembleia Legislativa de Roraima. Everson dos Santos Cerdeira segue como gestor, sendo Juliano Bacarin nomeado seu adjunto. Também saiu a nomeação de Paulo Cesar Martins Torres, como secretário estadual de Governo Digital.