Bom dia!
Os alunos de economia de todo o Brasil devem ficar decepcionados quando tentam conciliar os ensinamentos que recebem sobre Orçamento Público, com a realidade crua da pouca importância que os agentes políticos dedicam a este instrumento, cuja exigência é de natureza constitucional. Afinal, eles aprendem que o Orçamento é o único instrumento capaz de revelar a sinceridade dos governos, e que serve como peça fundamental para que as ações dos agentes públicos possam ser fiscalizadas e acompanhadas, inclusive pela população.
E não precisa lembrar das pedaladas fiscais da presidente Dilma Rousseff para mostrar o pouco apreço que os políticos dedicam ao Orçamento Público. Ficando aqui mesmo por Roraima, não custa lembrar que já caminhamos para metade do mês de março e o governo estadual, os poderes e órgãos continuam trabalhando com base no Orçamento de 2015. Rigorosamente, esses órgãos ainda não disseram oficialmente o que vão fazer no exercício corrente, que já vai por terminar o primeiro trimestre.
PESQUISAE vêm por aí “descobertas” que irão chamar a atenção do mundo para Roraima, que restou transformado num Estado indigenista/ambiental. Um grupo de pesquisadores e cinegrafistas brasileiros e estrangeiros esteve no Parque Nacional da Serra da Mocidade. O objetivo justificado para que uma enorme equipe chegasse de helicóptero àquela região, que tem cerca de 364.235ha, é descobrir a existência de espécimes de animais e plantas que não existem em outras partes do Planeta. É claro que eles vão descobrir essas raridades, afinal, será mais uma razão para manter a intocabilidade da Amazônia.
MUDANÇAPelo menos uma das mudanças a serem anunciadas este mês de março pela governadora Suely Campos (PP) já está circulando nos bastidores da política local. Trata-se da saída do delegado aposentado da Polícia Federal, João Batista Campello, da Secretaria de Segurança Pública. Amigo pessoal do ex-governador Neudo Campos (PP), Campello nunca se integrou de fato à equipe de governo. Fontes da coluna dizem que um coronel da reserva da Polícia Militar já teria sido convidado para seu lugar. E a substituição na área de Segurança Pública pode atingir outros postos de primeiro escalão.
PATERNIDADEEmbora as relações entre a Prefeitura de Boa Vista e a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) pareçam andar muito bem, os dois órgãos disputam a paternidade das obras de recapeamento asfáltico que estão sendo realizadas na av. Venezuela. Quem anda por aquela redondeza percebe que placas indicativas aos dois órgãos (prefeitura e Dnit) se amontoam umas sobre as outras. E são inúmeras, dando a entender a existência de uma disputa pela paternidade da obra. E, afinal, quem é mesmo o responsável por elas?
MUTIRÃOAssim como já fez no Município de Rorainópolis, a governadora Suely Campos (PP) vai quarta-feira, 09, à cidade de Pacaraima. É a batalha contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. A governadora vai levar para aquela cidade fronteiriça todos os recursos da máquina pública estadual, inclusive uma patrulha completa de máquinas e equipamentos para realizar a limpeza total da zona urbana de Pacaraima. A determinação de Suely é para que as máquinas e equipamentos lá permaneçam o tempo que for necessário para completar o serviço.
HOMENAGEMComo parte das comemorações pelo Dia Internacional de Mulher, a governadora Suely Campos (PP) homenageia logo mais, às 18 horas, no Salão Nobre do Palácio Hélio Campos, 12 matriarcas de famílias tradicionais de Roraima. Na oportunidade, será lançado um calendário com as histórias dessas 12 mulheres que, de alguma forma, contribuíram com o desenvolvimento desta terra roraimense. A lista comtempla desde simples donas de casa a professoras tradicionais que marcaram gerações de alunos e alunas.
INTENSASOntem à tarde eram intensas as negociações entre o Palácio Hélio Campos e alguns dos deputados estaduais do Grupo Independente da Assembleia Legislativa. Pelo lado do governo, o deputado Oleno Matos, chefe da Casa Civil, é o principal interlocutor, sempre em sintonia com a governadora Suely Campos e o ex-governador Neudo Campos. A coluna não tem informação sobre o desfecho das negociações, mas se elas forem positivas é possível que os famosos vetos governamentais às emendas dos parlamentares ao orçamento de 2016, sejam votados ainda na quarta-feira, 9, e no pior das hipóteses na quinta-feira, 10.
FILIAÇÃONinguém sabe quem está distribuindo, muito embora seja fácil supor, mas as redes sociais estão inundadas de uma imagem retratando uma ficha de filiação partidária ao PSDB do juiz Sérgio Moro. A cópia de uma certidão do Tribunal Superior Eleitoral indica que Moro teria se filiado no Município de São José dos Pinhais, no Paraná. A data da filiação é 15.08.1999. Será verdade?
CAOSDe um leitor da Parabólica, quase no final do fechamento. “Boa Vista está cada vez melhor: já não tinha internet, os voos estão sendo cortados e agora também estamos sem luz. E ainda tem gente que diz que vivemos dias maravilhosos. Quem?”