Bom dia,
Hoje é quarta-feira (20.01). É feriado municipal em Boa Vista hoje, uma prática que não encontra razão aparente a não ser pelo desejo atávico dos políticos de agradar o povão desmiolado que adora ficar sem trabalhar. Os católicos comemoram hoje o Dia de São Sebastião, que não é padroeiro da cidade e nem do estado, embora tenha sido um santo muito cultuado pelos fazendeiros locais nos primórdios do antigo Território Federal. Assim, que os devotos comemorem a data maior de seu santo preferido, mas não precisa para economicamente a cidade para fazê-lo.
SOBERANIA 1
Donald Trump, o empresário bilionário que virou presidente da maior potência econômica e militar do planeta deixa hoje de manhã a Casa Branca, sede do governo estadunidense muito por baixo, com fraquíssimo apoio popular. Ele representou para todo o mundo a ascensão da direita conservadora ao poder, e alimentou a esperança de muitos outros exemplares de políticos conservadores de direita mundo à fora, inclusive no Brasil. Não conseguiu dar respostas as questões do crescimento econômico, principalmente porque foi colhido no seu último ano de governo pela pandemia da Covid19, contra a qual agiu com enorme incompetência.
SOBERANIA 2
Donald Trump deixa o governo dos Estados Unidos da América (EUA) depois de vergonhosamente ter sido excluído permanentemente da rede social Twitter, acusado de ter incentivado através de sua conta a invasão de seus seguidores ao Capitólio, a sede do poder legislativo estadunidense. A medida tomada pelos donos daquela rede social, de excluir a participação do ainda mais poderoso presidente de uma poderosa nação, foi comemorada à profusão pelos adversários de Donald Trump. Não é possível saber se há algo a comemorar, na medida de que é um precedente perigoso, que fere de morte a autoridade maior de um chefe de Estado, jogando o lixo da história, a soberania das nações, ainda livres do planeta.
SOBERANIA 3
O que mais assusta no banimento de Donald Trump de aparecer no Twitter é que as lideranças políticas, as academias e a imprensa do mundo todo parecem omissas quanto a verdadeira dimensão do fato. Estamos literalmente nas mãos de um pequeno grupo de empresários supranacionais que podem calar a voz, mesmo daqueles que se elegeram com milhões de votos de seus concidadãos em afronta mortal à soberania dos Estado nacionais. Não se trata de gostar ou não de Donald Trump, trata-se de lutar pela soberania de cada país. É urgente que se crie uma legislação que remeta ao poder judiciário de cada país a competência para retirar das redes, sejam elas quais forem, qualquer autoridade constituída através do voto popular em cada nação.
REPRESENTANTE
Em vídeo postado por ele próprio -gravado desde o Palácio do Planalto-, o líder comunitário Faradilson Mesquita, que lidera um grupo de pessoas que procuram terra para morar, e que responde alguns processos na justica, dá a entender que foi como representante da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), para atuar junto ao Conselho da Amazônia, que é presidido pelo vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão (PRTB). A notícia desagradou a pelo menos dois parlamentares estaduais consultados pela Parabólica. Eles disseram que não tem sentido alguém de fora da ALE, representar aquele poder uma vez que poderia ir qualquer um dos 24 deputados estaduais.
RÁPIDAS
O governo estadual fez publicar edital para reforma do Centro de Progressão Penitenciária, visando a ampliação daquela unidade prisional para abrigar uma Prisão Especial para Policiais e autoridades condenadas pela justiça. O Edital não informa o valor da obra. ### E a prefeitura de Iracema publicou edital para a contratação de pessoas física -não diz a qualificação requerida-, que ajudará na elaboração de planos e estudos para a Secretaria Municipal de Saúde daquela municipalidade. Parece jogo de cartas marcadas. ### Muito da euforia do primeiro dia de vacinação contra a Covid19 parece estar sendo arrefecida diante da notícia de que o governo brasileiro está encontrando resistência dos governos da China e da Índia em autorizar a exportação de vacinas e matérias-primas para fabricá-las aqui mesmo. Isso ameaça o processo de vacinação em massa da população. ### Perguntar não ofende: será que os índios Macuxi e Uapixana, mesmo os que vivem em comunidades rurais, têm a mesma fragilidade dos yanomami em matéria de imunidade em relação a Covid19? ### Primeiro foi o ditador Nicolas Maduro, e ontem, foi o governo da China, que entraram em contato direto com o governo subnacional do Amazonas para ajudar na supressão da crise sanitária e humana que Manaus atravessa. Não deram a mínima para o governo central do Brasil. Em tempo: o oxigênio prometido pelo venezuelano teria chegado ontem à capital amazonense. ### Até amanhã.