Bom dia,

Hoje é segunda-feira (01.02). A entrevista concedida, ontem, domingo (31.01), no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, pelo novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B), parece indicar um novo patamar político na relação entre os poderes Legislativo e Executivo do estado. Sampaio foi eleito pela unanimidade dos deputados estaduais que compareceram à sessão plenária convocada pelos próprios parlamentares para a eleição da nova Mesa Diretora, depois da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, que considerou ilegal a reeleição da antiga direção da ALE.

O novo presidente disse, em síntese, que vai dirigir a ALE com autonomia em relação ao governo do estado, mas deixou clara sua condição de aliado político do governador Antônio Denárium, e como tal, vai agir no sentido ajudá-lo em todas as medidas, que no âmbito do legislativo, precisem ser feitas para ajudar no desenvolvimento do estado. E foi mais longe o novo presidente da ALE, ao fixar seus interesses eleitorais declarando ser candidato à reeleição como deputado estadual em 2022, e que estará no mesmo palanque de Denárium apoiando-o na reeleição para o governo do estado.

Denárium parece disposto a aproveitar o fato de ter agora um relacionamento institucional mais estável com a Assembleia Legislativa para melhorar o desempenho de seu governo, que na avaliação dele está bom, embora não seja essa a compreensão de uma  parcela da opinião pública roraimense. E agora, possivelmente, a cobrança sobre o cumprimento das expectativas geradas por sua eleição em 2018 deve ser mais aguda. E parece que o atual governo, não poderá mais dizer que é atrapalhado pelos deputados estaduais, e muito menos que recebeu um estado quebrado, o que lhe estaria impedindo de cumprir suas promessas de campanha.

Do ponto de vista da arquitetura política para governar, o governador Antônio Denárium, ainda sem partido, parece ter iniciado o terceiro ano de seu governo decidido a ser mais articulado com a classe política. Ele articulou de forma decisiva para eleger o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV)  majoritariamente oposicionista ao prefeito Arthur Henrique (MDB), principal esteio de apoio à candidatura de Teresa Surita (MDB), até agora tido com maior adversária dele em 2022. Analistas políticos ouvidos pela Parabólica dizem que a ex-prefeita poderá ter problemas inclusive para aprovar suas contas de 2020.

Se conseguir melhorar o desempenho de seu governo, com reflexo na compreensão positiva pela opinião pública, é bem possível que Denárium seja uma candidato competitivo na eleição de 2022. Apesar de que os correligionários de Teresa Surtia andarem dizendo que ela tem “gordura” eleitoral para queimar até lá, mesmo diante de algumas dificuldades que possam ser colocadas para o prefeito Arthur Henrique. No fundo, o processo eleitoral de 2022 parece ter começado.

NOVIDADES

Hoje tem reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Planejamento (Seplan), mas presidido pelo governador do estado. Na reunião de hoje, que será realizada pela parte da tarde, o governador Antônio Denárium deve fazer dois anúncios: vai dizer que dentro em breve começarão as obras de revitalização do Distrito Industrial Governador Aquilino da Mota Duarte -os recursos para tal estão liberados-, e indicará também alguns imóveis de propriedade do governo ali localizados, que serão leiloados para arrecadar mais recursos a serem investidos na infraestrutura daquele distrito.

RÁPIDAS

Ontem à tarde, logo depois das 15h, foi tão grande o número de acessos ao Portal da Folha, que por alguns segundo o sistema não resistiu. Eram leitores querendo saber sobre o tremor de terra sentido em quase todos os bairros e cercanias de Boa Vista. ### Não dá para compreender algumas idas e vindas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No mesmo dia, ele anuncia que vai recriar ministérios e logo depois diz que jamais aventou a hipótese de aumentar o número de ministério de seu governo. ### A quem lhe pergunta se não teme o tão falado favoritismo da ex-prefeita Teresa Surtia (MDB), o governador Antônio Denárium responde: ”em três semana muda muita coisa, imagina em dois anos”. ### Aliás, até agora não ficou clara a intenção que levou o prefeito Arthur Henrique a nomear Teresa Surtia, para dirigir a Consultoria Geral da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). ### Pergunta que não quer calar: será que o senador Chico Rodrigues (DEM) volta ao Senado Federal hoje, a tempo de votar na eleição de seu correligionário Rodrigo Pacheco para presidente?  ### Até amanhã