Bom dia,
Hoje é terça-feira (06.04). Parece um disparate, mas é verdade. Em grandes cidades brasileiras, como no Rio de Janeiro, os únicos lugares onde se respeita a ordem de afastamento social e a proibição de aglomeração de pessoas em torno de festas e bebedeiras é nas favelas, onde os chefes do crime organizado acreditam na ciência e decidem pelo isolamento da população local. Na esmagadora maioria das cidades do país, com raríssimas exceções, os brasileiros e as brasileiras pouco se lixam para a determinação das chamadas autoridades constituídas no sentido de ficarem o tanto quanto possível em casa, e dessa forma minimizar a circulação da Covid19, que mata diariamente mais gente no Brasil do que em qualquer outro país do mundo. E este cenário, parece indicar que as luta contra a pandemia é inglória e inútil.
O questão de limitar o direito do indivíduos, e seu dever de obedecer as determinações do Estado quando feitas em nome do interesse público é, hoje, outro dilema que nunca é enfrentado pela sociedade tupiniquim. Como quase tudo na atual quadra histórica do Brasil, a sociedade brasileira está dividida entre uma direita radical que adota o lema de que “bandido bom é bandido morto”, e uma esquerda que em nome de um difuso e amplo sistema internacional de direitos humanos -e também como estratégia política-, sublima e chega quase a defender os malefícios sociais das práticas criminosas; e de seus autores, os criminosos. É deste ângulo que pode ser explicado o fato de que a população brasileira obedece as ordens dos chefes do crime organizado, por temê-los ; e não dá a mínima quando a determinação vem do Estado, especialmente, dos estados subnacionais. Onde vamos parar?
INTENSO
Ontem, segunda-feira (05.04), quem andou pelas ruas e avenidas de Boa Vista, onde se concentra os estabelecimentos do comércio e de serviços, pode perceber que o movimento era intenso. Nas avenidas Brasil/Venezuela/Guiana, onde ficam grandes lojas de peças e serviços automobilísticos; bem como estabelecimentos que vendem produtos agropecuários, era difícil encontrar, em dados momentos, vagas nos estacionamentos, que não são poucos, ali existentes. E o pior, a maioria dos clientes e dos atendentes, não usavam -ou as usavam inadequadamente-, máscaras. Além do que, com muito pouca exceção, os estabelecimentos não faziam controle de entrada dos clientes para evitar aglomeração em torno dos balcões de atendimento.
FIM DA FILA
Infelizmente, o governo estadunidense de Joe Bider, anunciou, ontem, que o Brasil ainda não consta na relação dos países que prioritariamente receberão doses de vacinas sobrantes depois de vacinada a população dos Estados Unidos. É mais um preço que estamos pagando por conta do alinhamento automático e irrefletido do governo Bolsonaro com o governo derrotado de Donald Trump. Aliás, os analistas de política internacional, são quase unânimes em dizer que o Brasil nada conseguiu concretamente de benefícios com Trump, apesar de nossa explícita subserviência aos interesses e ideias trumpistas. Em política internacional também vale a máxima de que “quem muito se abaixa, mostra os fundilhos da calça”.
VISITA
O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Augusto Nardes, estará em Boa Vista nos dias 7, 8 e 9 deste mês, para assinar o Decreto de Política de Governança Pública, no âmbito do governo estadual de Roraima. A solenidade de assinatura do documento ocorrerá na sede do TCU em Roraima, que informou que o decreto nada mais é que um passo em busca de uma melhor gestão, utilizando mecanismos de liderança, estratégia e controle na administração pública.
RÁPIDAS
Pois é, enquanto se cata dinheiro no Brasil para comprar vacinas contra a Covid19, e para começar mais um ciclo do programa emergencial de ajuda aos mais pobres, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aumentou de de R$ 50 mil para R$ 137.500,00, o teto para o ressarcimento dos gastos com despesas com saúde feitod pelos parlamentares. É mole?. ### Leitores da Parabólica mandaram mensagens reclamando dos ambientes fechados a que são obrigados a enfrentar, enquanto esperam atendimento nos laboratórios de análise clínicas de Boa Vista. De fato, é um convite à circulação do vírus, sem dúvida. ### Fruto das atividades do garimpo, nos últimos meses, surgiram algumas charquearias em Boa Vista. A carne processada é um das maiores demandas dos garimpeiros por alimentação. Afinal, já quase não existe mais caça naquelas regiões onde é feito a garimpagem. ### Choveu em quase todo o estado, ontem e na madrugada de hoje. Prenúncio de que a estação chuvosa já chegou? ### Por falar em chuvas, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) está realizando uma operação tapa-buracos na BR-174, trecho entre Boa Vista e Mucajaí. Detalhe: os buracos/crateras estão sendo tapados com barro/argila. ### Até amanhã.