Bom dia! Os congressistas brasileiros precisam aprovar urgentemente uma legislação que seja tão severa quanto possível para punir os crimes praticados por internautas que se utilizam das redes sociais para mentir, caluniar, difamar e agredir pessoas e instituições públicas. Longe da Folha e da Parabólica estarem, com isso, defendendo mecanismos que possam cercear a liberdade de expressão de quem quer que seja, mas como acontece com as empresas de comunicação, que o autor de qualquer informação ofensiva e caluniosa possa ser punido civil e penalmente.

O acesso à rede mundial de computadores (Internet) é um processo irreversível. Cada dia, milhões de pessoas passam a poder saber das coisas e, igualmente, podem falar o que lhes vem na cabeça. Aqui em Roraima, internautas já castraram um deputado estadual, inventaram flagrante de adultério da mulher de um prefeito, e até “mataram” personagem da vida social e política do estado.

A última foi preparada esta semana, quando o nome do deputado Jânio Xingu (PSL) foi envolvido numa presumida agressão a um ativista político, no interior de uma emissora de rádio. Detalhe: no momento em que estava sendo acusado de agressor, o deputado estava numa vicinal do município do Cantá. É mole?VARAA utilização das chamadas redes sociais é cada dia mais intensa, seja para o bem ou para o mal. Apesar de um gênio do Século XX, Umberto Eco, ter dito que um dos resultados mais visível da internet foi revelar que 80% das pessoas são imbecis, as redes sociais não devem e não podem ser ignoradas. É nesse sentido que está na hora dos Tribunais estaduais de Justiça começarem a pensar na criação de Varas e turmas específicas para julgar os criminosos que infestam essas redes eletrônicas, destruindo reputações e ofendendo inocentes.AGENCIAMENTOA promotora de Justiça, Jeanne Sampaio, titular da Promotoria de Saúde (PROSAÚDE), da Comarca de Boa Vista, determinou a instauração de Procedimento Preparatório para apurar o “possível agenciamento irregular de mão de obra para trabalhar nas unidades de saúde do Estado através de empresas terceirizadas”, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde, para trabalharem em unidades estaduais de saúde.INSATISFAÇÃOAs poderosas antenas da Parabólica captaram sinais dando conta de uma onda de insatisfação de aliados políticos da governadora Suely Campos (PP) especialmente em relação à coordenação política do governo, com vista às eleições municipais de outubro próximo. Esses correligionários dizem que a coisa está beirando ao “samba do crioulo doido”, só para lembrar o grande Sérgio Porto. Dão como exemplo o fato de que aliados da governadora estão fechando acordo eleitoral com o senador Romero Jucá (PMDB), adversário escancarado do governo, em vários municípios do interior.REI MORTO“Rei morto, Rei posto”, diz um velho adágio popular. O presidente interino da Câmara dos Deputados (CD), Waldir Maranhão (PP-MA), já foi acusado de ser fiel escudeiro do ex-presidente daquela casa, Eduardo Cunha (PMDB). Só que ontem, quarta-feira, 13, Maranhão adiou o início da votação que iria escolher o novo presidente da instituição, para evitar que uma reunião da Comissão de Justiça fosse suspensa, antes de votar o relatório que iria decidir a vida de Cunha. Os aliados do ex-presidente da CD queriam encerrar a reunião logo, para jogar a decisão para agosto.