Nepotismo é coisa séria
Confesso: não fritei hambúrguer, graças ao meu inglês que me levou ao caixa da lanchonete do M amarelo nos meus tempos de intercâmbio na Califórnia. Mesmo com sonho de ser diplomata, a vida me afastou do Instituto Rio Branco. Mas, ver o filho do presidente usar elementos de sua trajetória, ao justificar o ocupar nossa representação diplomática em Washington, reacende o debate sobre essa prática de contratar parentes, tão danosa à República e à democracia.
Tio, mãe, avô, cunhada, filhos, genro, cônjuges, companheiros, parentes em cargo de direção, chefia ou assessoramento; para o exercício em cargo político, em comissão, ou de confiança; ou até mesmo função gratificada nos órgãos e entidades da administração pública não dá mais. O nepotismo está entre nós e precisa ser banido da cultura política.
Sei das interpretações jurídicas sobre o assunto, mas, na minha, o artigo 37 da Constituição Federal é claro quando diz que a Administração Pública deve se pautar pelos princípios da impessoalidade e moralidade. Precisamos suprir a lacuna deixada pela omissão da Súmula Vinculante 13 do STF, a qual não dispôs sobre a contratação de agentes políticos.
Apesar da existência de legislação federal, é preciso regulamentá-la na prática. Aqui na Câmara, nosso PL 434/ 2019, que dispõe sobre a proibição do nepotismo no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Boa Vista, acolhe esse entendimento, acrescentando na proposta a vedação da contratação de parentes para ocuparem cargos políticos, como secretários e diretores de órgãos.
Não se trata de perseguição a quem quer que seja, mas tem o propósito de moralizar o serviço público, com recorte cultural no habitus local que deve ser pedagogicamente transformado para atingir a ethos da coisa pública prevista no texto constitucional, isto é, habilidades e competências valorizadas no exercício do princípio da eficiência na Administração Pública.
Já na esfera federal, o concurso público tem importante papel, além de contribuir para seleção transparente e isonômica entre candidatos para admissão nos quadros de órgãos públicos. A carreira diplomática brasileira associa essa característica a aspectos tradicionais reverenciados mundialmente: vocação, formação, estudos contínuos, simbologia de elite intelectualmente capacitada que se torna a imagem do Brasil, ao olhos de fora, com discrição, uso impecável da língua portuguesa e outras línguas, comportamento exemplar, controle emocional, capacidade de negociar e ponderar lados. Um conjunto de valores caros que remontam a Caxias, para os militares, e ao Barão do Rio Branco, aos da chancelaria e diplomacia.
Entendo as paixões que cegam em tempos tão confusos da política. No entanto, a razão não pode ser perdida. OMC, OCDE, G20, China, UE, meio ambiente e clima, BRICS, Áfricas, ONU, tecnologia de defesa, segurança, Venezuela são agendas que não cabem na relação de pai e filho do 5º maior país do mundo.
Linoberg Almeida Professor e Vereador de Boa Vista
A Gripe e suas complicações – Jacqueline Cássia de Castro
A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias e tem o vírus influenza como responsável. Os resfriados são causados por rinovírus ou coronavírus e têm apresentação diferente.
A gripe pode ocorrer em surtos no decorrer do ano, mas é mais frequente no inverno ou em períodos mais frios. No Brasil, a temporada de gripe ocorre geralmente entre abril e outubro, principalmente nas regiões em que as condições climáticas são mais definidas.
Geralmente, a maioria das infecções é causada pelos vírus da influenza A e B, mas também podem ser causadas pelos vírus H1N1 ou H5N1. Como a incidência maior de casos se dá no período mais frio do ano, o quadro recebe o nome de gripe sazonal.
Transmissão do Vírus: A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar. Por esse motivo, é importante tomarmos certos cuidados ao tossir ou espirrar, quando estamos doentes. Sabe-se que é possível que o contato com uma superfície que acaba de receber o vírus pode facilitar sua transmissão, mas esta via de transmissão ainda não foi totalmente esclarecida.
O vírus influenza entra nas células do sistema respiratório, começa a replicar-se e após o período de incubação, que dura entre 3 a 4 dias, começam as manifestações iniciais da gripe, provocadas pela multiplicação dos vírus e pela resposta inflamatória que induzem.
No início da gripe temos como sintomas febre alta, dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. Outros sintomas possíveis são tosse, inicialmente seca, dor de garganta e coriza.
A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias, mas em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. Geralmente a recuperação é rápida, no entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar.
Em pessoas vulneráveis, a gripe pode ser mais perigosa e é chamada de gripe complicada. Isso acontece quando ocorre a pneumonia causada diretamente pelo vírus influenza (pneumonia viral); pneumonia bacteriana (quando bactérias se aproveitam da fragilidade do organismo e infectam os pulmões); acometimento dos músculos (miosite) ou do sistema nervoso (encefalite ou polirradiculoneurite)
Estão sob maior risco de apresentarem essas complicações as crianças com menos de 2 anos, os idosos com mais de 65 anos, doentes crônicos e obesos.
Diagnóstico: Nos períodos de epidemia de gripe, em geral o diagnóstico é clínico, ou seja, as pessoas com febre e sintomas respiratórios que se manifestaram há menos de 48 horas recebem esse diagnóstico. Entretanto nos pacientes que devem ser hospitalizados devido a gripe, aqueles em que a doença evolui rapidamente ou de forma mais grave, pessoas com mais de 65 anos e gestantes, pode ser necessário confirmar o diagnóstico com exames, pois isso pode exigir uma mudança no tratamento.
Tratamento: Como a gripe é uma doença autolimitada, na maioria dos casos basta o tratamento de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.
Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de medicamentos antivirais, que só funcionam se forem administrados nas primeiras 48 horas a partir do início dos sintomas.
Antibióticos não funcionam para tratar a gripe e são prescritos somente nos casos de eventuais infecções bacterianas, que podem advir como complicação do quadro.
Prevenção: A prevenção da gripe consiste em medidas relativamente simples: vacinação e cuidados básicos de higiene.
As medidas de higiene, úteis para a prevenção da gripe, são simples: cobrir a boca quando tossir ou espirrar (para evitar a disseminação maior de partículas que carregam os vírus), sempre lavar as mãos com água e sabão para evitar eventual transmissão por contato e deixar os ambientes arejados.
A vacinação tem a função de evitar que a pessoa contraia a infecção ou que tenha um quadro mais grave da doença, co
m menor risco de complicações. A vacina pode ter efeitos colaterais como dor e inchaço na região da aplicação. Eventualmente, pode provocar um quadro semelhante ao de um resfriado comum.
A vacinação deve ser realizada anualmente, porque os vírus se alteram. Geralmente, a pessoa demora duas semanas para desenvolver os anticorpos adequados.
Entre a população, os adultos com mais de 50 anos, imunossuprimidos (transplantados, pacientes com HIV), doentes crônicos, crianças de até 5 anos e profissionais de saúde estão entre aqueles que devem receber a vacina anualmente.
*Geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia (https://geriatriagoiania.com.br).
Caia fora da rotina – Afonso Rodrigues de Oliveira
“A rotina atrofia a capacidade de procurar e de descobrir, de imaginar audaciosamente e de experimentar coisas novas além da realidade.”
O que indica que a rotina é uma paralisia. Então vamos cair fora dela. Procure sempre algo de novo para viver, fazer e ter. A vida é uma caminhada constante. Nossa mente está em constante atividade. Mesmo quando tentamos pará-la estamos caindo na furada de retroagir. Mantenha seus pensamentos sempre concentrados no futuro. Para viver o presente é só viver o aprendido no passado. Simples pra dedéu.
Não se prenda a problemas, porque eles não irão levar você a lugar nenhum. Viva seu dia, hoje, como se ele fosse o último. O que não for resolvido hoje resolva amanhã. Mas sem ficar preso ao hoje que amanhã já será ontem. Então vamos viver o hoje para poder viver o amanhã. A Terra é redonda e por isso o horizonte é inatingível. E porque ele é inatingível devemos sempre caminhar em direção a ele. Porque é na caminhada que aprendemos. É nas quedas que levamos quando crianças, que aprendemos a nos levantar nas quedas de adultos.
Sorria sempre. Cumprimente sempre. Esteja sempre alegre, independentemente dos obstáculos. Na verdade não há nuvens negras. Tudo depende de como você as vê. Se carregadas de chuva ou se brilhando ao Sol. As nuvens consideradas negras não são mais do que uma indicação de que teremos chuva para refrescar o tempo. Ainda há pouco estive ali na varanda vendo os dois quero-queros caminhando pelo gramado da Praça. Eles estão sempre ali, numa demonstração de que a vida é pra ser vivida, não importa por quem nem o porquê. Não sabemos o que aqueles dois pássaros sentem no passeio pelo gramado, mas sabemos que eles vivem como devem viver.
Você já se atentou para a beleza na simplicidade? Quando não observamos isso é porque não estamos atentos à grandeza na evolução do universo em que vivemos. O que na verdade nem é mesmo um universo, mas um mundo criado no Universo. E quando refletimos sobre isso prestamos mais atenção à vida que vivemos. Será que estamos no caminho certo? Tudo depende do seu ponto de vista. Quando as coisas não estão dando certo devemos mudar o rumo dos nossos pensamentos. Tire seus pensamentos da rotina.
Alguém já nos disse que: “Se Colombo tivesse desistido de sua jornada no meio do caminho, ninguém o teria culpado por isso. Mas, por outro lado, ninguém se lembraria dele hoje.” Nunca desista das mudanças, não importa as dificuldades encontradas pelo caminho. Sua tarefa é chegar onde pretende estar. E você nunca chegará, mantendo-se preso à rotina. As mudanças fazem parte do sucesso. Pense nisso.
[email protected] 99121-1460