Bom dia,

A estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a prévia de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2019, menos de 0,9%, exatos 0,89%, foi um balde de água fria jogado na fogueira do otimismo da maioria dos economistas para o desempenho da economia brasileira em 2020. A queda na estimativa de crescimento da economia mundial e nossas incertezas internas não permitem que se tenha um olhar mais otimista sobre o horizonte da economia brasileira no corrente ano. E neste caso estaríamos, com certeza, vivendo a maior crise em uma década, na história de nossa pátria.

E o que mais preocupa nesta história de longa crise de crescimento da produção e do emprego no Brasil é o conformismo com que os políticos e a elite brasileira encaram esta crise longa e profunda. Um olhar sobre esta pasmaceira parece convencer que o Brasil anda feito um grande navio sem governo que singra mares desconhecidos. Falta aos brasileiros e às brasileiras alguém que conduza a pátria para buscar um mínimo de consenso, que una empresários e trabalhadores, buscando a conciliação, em vez dessa divisão profunda que coloca uns contra os outros.

SEM EXPLICAÇÃO

A surpresa na política estadual da semana passada ficou por conta da demissão sumária do secretário estadual de saúde, o médico Allan Garcês. Ele fez questão de dizer que fora chamado pelo governador que anunciou sua demissão, juntamente com o secretário-adjunto que ele trouxera de Brasília. Quando pediu ao governador Antonio Denarium (sem partido) as razões que levaram o chefe do Executivo roraimense a defenestrá-lo a menos de dois meses de sua nomeação, não obteve resposta e fez questão de deixar pública esta conversa.

EMBLEMÁTICA

A vinda de Garcês, um médico ortopedista paraense – mas com vida política no Maranhão –, desde Brasília, onde ocupava um cargo de segundo escalão no Ministério da Saúde, para assumir a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) é emblemática. Ninguém conseguiu saber quem fez sua indicação ao governador Antonio Denarium – e que missão ela veio cumprir na administração da complicada área estadual de saúde – e até agora não vazou qualquer indício que motivou sua demissão sumária.

ESPECULAÇÃO

Na falta de esclarecimento por parte do Palácio Senador Hélio Campos sobre as razões que motivaram a defenestração do médico ortopedista Allan Garcês da Sesau, não faltam versões de bastidores. Um dia antes de sua demissão, a Folha divulgou uma reportagem onde Allan Garcês anunciou a decisão de mandar fazer uma revisão em todos os contratos de prestação de serviço e fornecimento de bens para a Sesau. A divulgação desta decisão tem alimentado a versão de que sua demissão teria sido exigida por conta daquela velha história, até hoje não esclarecida, da participação de políticos poderosos em contratos com a Sesau.

ABUSO

Em entrevista, ontem, 16.02 (domingo), ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o deputado estadual Jânio Xingu (PSB), presidente da Comissão Externa da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), criada pelo presidente da instituição, deputado Jalser Renier (Solidariedade), para acompanhar as escaramuças ocorridas entre integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e populares da cidade de Pacaraima, na semana retrasada, revelou a estratégia que será usada para punir eventuais desvios de conduta praticados pelos agentes federais. Xingu diz que a ALE vai utilizar a Lei de Abuso de Autoridade, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

RÁPIDAS

Por falar no deputado estadual Jânio Xingu, parece que ele já não está tão convencido de filiar-se ao Aliança pelo Brasil, do presidente Bolsonaro e do governador Denarium. Aos correligionários ele diz que deve aguardar um pouco mais antes de tomar a decisão. ### E o ex-candidato ao governo do estado na eleição de 2018, Fábio Almeida, diz que tem vontade pessoal de ser candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) na eleição de outubro próximo, mas depende da decisão de seu partido, o PSOL. Quando perguntado o prazo para a tomada dessa decisão, Fábio Almeida diz que é também decisão do partido. ### É grande o entusiasmo de muita gente com a possibilidade de se transformar em produtor individual de energia elétrica através da energia solar. Os números indicam pela viabilidade disso ocorrer, mas é preciso ficar claro que a concessionária de energia, que faz a distribuição, vai cobrar pelo serviço. ### A Prefeitura de Pacaraima tem, em média mensal, um orçamento menor que um milhão de reais, para cuidar de uma população de cerca de 15 mil habitantes e quase outro tanto de imigrantes venezuelanos. ### Ainda sobre Pacaraima: o prefeito daquele município fronteiriço, Juliano Torquato (Republicanos), disse que o Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que reconhece legalmente a área urbana do município, deve ser votado amanhã, terça-feira (18.02), na Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos), já foi aprovada no Senado Federal.