Bom dia,

EULINA

A Coluna registra com muito pesar a morte da ex-deputada estadual e ex-vereadora pelo município de Boa Vista, Eulina Gonçalves Vieira. Ele faleceu na madrugada da última quinta-feira, 17.01, no Hospital Geral de Roraima. Fazemos o registro em respeito a sua biografia política e pessoal pontuada de muita correção, humildade, honestidade e um profundo sentimento de solidariedade, que exerceu mandatos eletivos sem nunca tirar vantagens pessoais deles. Eulina foi exemplo de vida; e também uma prova da imensa dificuldade que pessoas honestas e boas enfrentam para permanecer na vida política do estado. Parece que nela, a política local, não há espaço para os dignos.

CORREÇÃO

A Parabólica foi induzida ao erro por conta da mania que os políticos têm de querer a todo custo ser padrinhos de caudas alheias. Dissemos aqui que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, poderia vir duas vezes a Roraima em menos de 30 dias. Na verdade, desde o final do ano passado estava mais ou menos agendada a vinda de Sérgio Moro para participar do I Congresso Estadual do Ministério Público do Estado, que será realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro próximo. Aproveitando a estada do ministro em Boa Vista, o governo anunciou que ele viria para inaugurar algumas reformas no sistema penitenciário do estado. Esta é a verdade.

CRISE

A crise instalada na Polícia Civil do estado está longe, muito longe de terminar. O secretário de Segurança Pública, o coronel Olivan Júnior, disse que sua possibilidade de intervir para apaziguar os ânimos está esgotada desde que ele levou a proposta do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) ao governador Antonio Denarium (sem partido), a pedido do próprio chefe do executivo estadual. Do ponto de vista institucional não existe, por mais absurdo que pareça, qualquer nexo funcional e hierárquico entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Delegacia-Geral da Polícia Civil. Acredite se quiser!

LIMITE

Um dos mais bem-sucedidos empresário rurais do estado, o agropecuarista Ermilo Paludo está convencido de que o limite de nossa possibilidade de vender produtos para o mercado nacional é o mercado de Manaus. Além dele, resta impraticável competir com a oferta do Centro-Oeste, incluindo Rondônia, que já têm uma economia rural muito mais estruturada e competitiva que a nossa. Por ter esta convicção, Paludo disse ontem, em entrevista ao programa Agenda de Semana, da Rádio Folha FM 100.3, que os políticos e a sociedade civil, especialmente as instituições representativas dos empresários, deveria dar total prioridade para o asfaltamento da estrada de Lethem a Lindem, na República Cooperativista da Guiana. Infelizmente, parece que isto está muito longe da realidade.

CORRIDA

É visível o esforço de quase todos os partidos em Roraima para “laçar” mulheres para suas fileiras, criando movimentos para atraí-las para a legenda. Este despertar de valorização da mulher tem um motivo muito pragmático. O presidente Jair Bolsonaro sancionou no sábado ,18.01, a Lei Orçamentária Anual (LOA) da União para 2020. Depois de muito lero-lero ele manteve a destinação de dois bilhões de reais para o Fundo Eleitoral. Desta grana toda, no mínimo 30% têm que ser destinados a financiar as campanhas de mulheres-candidatas. Logo, é preciso tê-las como candidatas a prefeitas ou a vereadoras para receber esta grana. E não é razoável fraudar, de novo, a lei lançando candidatas laranjas.

RÁPIDAS

Afinal, quando os parlamentares federais de Roraima e o governo do estado vão se posicionar com relação a esta história de trazer a energia de Tucuruí para Boa Vista sem a necessidade de torres e cabos? Parece história para engabelar besta. ### O Tribunal Regional Eleitoral volta às atividades esta semana. A expectativa fica por conta do andamento dos processos que envolvem a acusação de abuso de poder econômico contra o governador Antonio Denarium e seu vice Frutuoso Lins. Será que esses processos serão empurrados para depois? ### Por falar nisso, são crescentes os boatos dando conta de que voltaram a estar afinadas às relações políticas entre o governador e o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Jalser Renier (SD). ### O sucesso verificado no lançamento de um loteamento privado às margens da BR-174, mostra que a crise em Roraima não é tão grave assim. Quem passa pelo stand no horário comercial fica impressionado com a afluência de interessados ao local. ### Alguns empresários, inclusive o agropecuarista Ermilo Paludo, estão trabalhando com afinco para instalar em Roraima o Observatório Social, para tornar mais transparente o uso da coisa pública no estado. Tomara que consigam. ### Afinal, por que hoje é feriado municipal em Boa Vista? Muitos dirão que é porque é Dia de São Sebastião. E daí, ele é padroeiro da cidade? Ou será que é apenas um motivo para os órgãos públicos não funcionarem e para dobrar o custo das empresas que precisam trabalhar?