Bom dia,
Hoje é sexta-feira (21.05). E os brasileiros e as brasileiras continuaram ontem, quinta-feira (20.05) tendo as atenções voltadas para o que se passa na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada no Senado Federal, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; para apurar as ações e omissões do governo federal no combate da pandemia da Covid-19 no Brasil. E enquanto as atenções estão voltadas para lá, os deputados federais estão aprovando as normas para a privatização da Eletrobrás. Embora muitos concordem com tal privatização, é preciso muito cuidado com o lobby dos empresários interessados em comprá-la. Eles querem benefícios a serem pagos pelo idiota do consumidor, e não é difícil que consigam, afinal, quem confia no espírito público/republicano dos parlamentares tupiniquim.
CULPA 1
A Prefeitura de Boa Vista culpa os vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista (PMBV) pela perda do desconto de 20%, que seriam dados aos contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbanos (IPTU), como é feito normalmente todos os anos. Como o prazo para emissão dos boletos, que é de 60 dias, já terminou, a Secretaria Municipal de Planejamento, Economia e Finanças, mandou que eles fossem impressos sem o tradicional desconto. “Vai ter barulho, afinal, os contribuintes não podem pagar o preço da falta de compromisso dos edis”, disse um contribuinte, que também é leitor da Parabólica.
CULPA 2
Sobre o assunto, segundo Nota Oficial, assinada pelo vereador Genilson Costa, presidente da CMBV, e publicada na noite de quarta-feira, o Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo, que dispõe sobre o desconto de 20% (pagamento à vista) e 10% (pagamento em 06 parcelas) no IPTU, enviado àquela Casa Legislativa, foi lido em sessão plenária do dia 14 de abril. A matéria “teve prosseguimento conforme prevê o regimento interno, e hoje se encontra em análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), portanto, dentro dos prazos legais para análise e apreciação”, diz a nota da CMBV.
AULA
Só faltava essa na CPI da Covid do Senado Federal. Ontem, ao inquirir o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o senador Othon Alencar (PSD-BA), que é médico ortopedista, decidiu dar uma aula de infectologia, especialmente de Coronavírus. Como se estivesse numa sala de aula de uma faculdade de medicina, Alencar decidiu mostrar aos brasileiros que sabe muito sobre Covid-19, e seu objetivo foi o de desqualificar o general que aceitou ser ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro. Caramba! Esta CPI pode chegar a qualquer lugar, menos o de apontar, com segurança quais foram os principais fatores, e os responsáveis pela gravidade da proliferação e letalidade do vírus chinês no Brasil.
CONCURSO PF
Nesta sexta-feira (21), ocorre sessão virtual extraordinária do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), para examinar um pedido de suspensão da prova do concurso da Polícia Federal, marcada para domingo (23). Os ministros irão analisar a reclamação de uma candidata que argumentou os índices de contágios, infecções e mortes pela Covid-19, e mesmo assim foi determinada a realização das provas do certame. Segundo ela, a determinação afronta as decisões do STF em duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 6341 e 4102) e na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 672.
RÁPIDAS
Entre outras atividades, a Defensoria Pública de Roraima comemorou seus 21 anos de existência fazendo com que todos os seus integrantes, em condição de saúde, e de maneira voluntária, doassem sangue ao Hemocentro de Roraima. ### De Brasília, o secretário estadual de Saúde, Airton Cascavel, disse a Parabólica que desde sua posse Roraima já recebeu cerca de 41 mil doses de Vacinas. ### Que bom, em levantamento recente, o estado fechava a rabeira como última unidade da federação em matéria de vacinação contra a Covid-19. ### Se os cristão atribuem a Jesus Cristo o milagre de ter multiplicado o pão para saciar a fome dos mais pobres, há mais de dois mil anos; nos tempos atuais a tarefa de milagreiros está a cargo de alguns médicos. ### Em depoimento na CPPI (Comissão Parlamentar Permanente de Inquérito), da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), um deles justificou o gordo salário mensal de R$ 150 mil alegando ter cumprido mais 60 plantões. Detalhe: ele é contratado do governo estadual; da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV); e ainda tem consultório particular. ### É duro acordar de madrugada para trabalhar, e ter de enfrentar a má qualidade da Internet, da qual dependemos cada vez mais no mundo moderno. ### Como acontece com a promessa da construção do Linhão de Tucuruí, ministros do atual governo federal e políticos locais prometeram resolver o problema da Internet em Roraima, trazendo até o estado, um cabo de fibra ótica desde Georgetown, a capital da República Cooperativista da Guiana. ### Não bastasse o aumento constante do diesel e da gasolina por conta do aumento do preço internacional do petróleo, vem por aí mais aumento no preço desses combustíveis, por conta da disparada do preço do etanol, que já está chegando a cinco reais o litro. ### Maio já caminha para terminar, e até agora, o governador Antonio Denarium (sem partido) ainda não sinalizou sobre sua filiação partidária. Deve estar esperando uma orientação do presidente da República, Jair Bolsonaro -também sem filiação partidária-, de quem é aliado de primeira hora. ### É difícil entender como uma madeira exportada ilegalmente, segundo a Polícia Federal, só tenha sido apreendida quando desembarcava de um caminhão numa cidade dos Estados Unidos da América (EUA). ### Desculpem nossos leitores e leitoras, a Parabólica não circulou ontem, quinta-feira. É desesperador acordar às quatro da madrugada para trabalhar, como fazemos todos os dias, e não ter como acessar nosso sitio de notícia. Somos, de fato, um estado periférico, situado numa região periférica de um país periférico. ### Até segunda-feira.