Bom dia, Hoje é sexta-feira (24.07). Parece uma novela que não tem fim. Os brasileiros e as brasileiras terminam mais uma semana sem qualquer esperança, ou novidade, de curto prazo capaz de auxiliar no enfrentamento da pandemia do Covid19. A imprensa continua a noticiar a velha polêmica quando a prescrição da hidroxicloroquina para tratamento das pessoas contaminadas pelo vírus. Quase todos os estados e municípios estão voltando com a normalidade dos negócios, mesmo que a curva de infectados, e de óbitos, continue na melhor das hipóteses, estável num patamar elevadíssimo, o que é muito pouco como resultado de enfrentamento da pandemia. Todos gostaríamos de ter o mesmo cenário, como na quase totalidade dos países europeus que depois de um pico no número de infectados e de mortos têm hoje a pandemia quase sob controle.

SEM SUPRESA Como meio mundo político já sabia, a prefeita Teresa Surtia (MDB) anunciou, ontem, através de rede social, que irá apoiar a candidatura de seu atual vice, Arthur Machado Filho (MDB), para sucedê-la no comando da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), a partir de 1º de janeiro de 2021. A surpresa ficou por conta da ausência do líder maior do grupo político da atual prefeita, o ex-senador Romero Jucá (MDB) na hora do anúncio da pré-candidatura de Arthur Filho. Segundo fontes da Parabólica, a ausência de Jucá não está ligada a qualquer discordância com a decisão da prefeita. Faz tempo que todo o grupo político já sabia da escolha do vice. 

SOLO Correligionários muito próximos da prefeita Teresa Surita dizem que a candidatura de Arthur Filho não deverá ter muitos partidos coligados. Parece certo que o MDB, que já tem uma chapa completa de candidatos a vereador vai sair sem coligação com outras agremiações partidárias. Até porque, segundo as mesmas fontes, a campanha será feita principalmente através de mídias digitais. Resta saber se a estratégia vai compensar o isolamento social, e o quase nenhum corpo-a-corpo com os eleitores.

CANDIDATURA Apesar do silencio do deputado estadual Jefferson Alves (PTB) que depois de se auto lançar pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista não mais falou no assunto, o ex-senador Mozarildo Cavalcanti disse ontem à Parabólica que continua firme na disposição de ser o candidato do partido para substituir a atual prefeita Teresa Surtia. Ele só não diz como fará para convencer Jefferson Alves, aliado muito próximo ao deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade) que tenta levar todos os seus aliados para apoiar a candidatura do deputado federal Otaci Nascimento de seu partido.

CORRERIA  Ontem, quinta-feira (23.07) foi uma correria frenética entre deputados estaduais que desde o início da manhã tentavam apagar o incêndio causado pela circulação numa rede social de um desabafo do deputado estadual Renato Silva (Solidariedade) que protestava contra o presidente da Assembleia Legislativa, Jálser Renier, seu companheiro de partido, pelo corte de salários de servidores daquela instituição. Com palavras fortes e muito alterado, Renato Silva ameaçou virar, literalmente, a Mesa Diretora da ALE. Seus companheiros passaram o dia inteiro tentando apagar o incêndio. Conseguiram ao menos deixá-lo em Manaus até que os ânimos possam ser serenados.

RÁPIDAS Deputados estaduais ouvidos pela Parabólica disseram que dificilmente o deputado estadual Renato Silva, que é o corregedor-geral da Assembleia Legislativa, será levado a julgamento pelo Conselho de Ética, apear da gravidade de suas acusações. “É tudo uma questão de espírito de corpo e de salvação da própria alma”, disse um deles. ### Com a indicação da pré-candidatura do vice-prefeito Arthur Machado Filho (MDB) o cenário de alternativas para o eleitor escolher o novo prefeito está quase completo. É possível que na próxima semana tenhamos o quadro definitivo de opções. ### Fontes da Coluna dizem que está muito próximo um entendimento entre a deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB) e o ex-deputado federal Luciano Castro (PL) em torno de uma chapa única para disputar a eleição para a prefeitura de Boa Vista. ### Auxiliares próximos do governador Antônio Denárium (sem partido) garantem que ele está convicto de não apoiar qualquer candidatura à PMBV, no primeiro turno da eleição. São vários os candidatos ligados aos parlamentares que o apoiam, daí a razão de não fazer opção. ### Apesar do anúncio de que guardas civis municipais iriam aplicar multa no valor de 50 reais para quem fosse flagrado em locais públicos sem a utilização de máscaras, ontem, um repórter da Folha de uma circulada geral pela cidade, e pode constar que a maioria da população boa-vistense continua sem aquela proteção. É tudo uma questão de cidadania. ### Até segunda-feira.