Bom dia,

Afinal, o que querem alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao tentar esvaziar a atuação do juiz federal Sérgio Moro no caso dos processos em que se apura possível corrupção do ex-presidente Lula da Silva (PT) na reforma de um sítio no município paulista de Atibaia, e também a compra de um terreno onde seria edificada a sede do Instituto Lula? Ao retirar das mãos de Moro documentos essenciais para provar, ou não, a culpabilidade do ex-presidente nesses dois casos, os ministros, na prática estão criando a impossibilidade material daquele juiz de continuar no caso. Como se sabe, esses ministros mandaram que fossem transferidas, para a Justiça de Primeira Instância de São Paulo, depoimentos de delatores que dizem detalhes da participação do ex-presidente.

É bom lembrar que sozinho, em Curitiba, Sérgio Moro já condenou dezenas de malfeitores que roubaram e quase quebraram a Petrobras nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT). Enquanto Moro trabalha e condena, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal não conseguiram condenar um único político com mandato em mais de quatro anos da operação Lava Jato. Ao contrário, o que vem se tornando muito comum na Suprema Corte é que seus ministros deixem o tempo passar, e depois de algum tempo, livram os políticos com foro privilegiado alegando que o crime prescreveu, e, portanto, os criminosos ficam livres para continuar, como estão continuando a roubar o dinheiro público.

AJUDAA União Europeia (UE) decidiu doar 2,5 milhões de euros (R$ 10,6 milhões) para ajudar a relocar os refugiados venezuelanos em território brasileiro para cidades onde terão melhores condições de emprego e moradia, informou o chefe da Delegação da UE no Brasil, embaixador João Cravinho. MAISCravinho informou que essa ajuda é apenas um montante inicial de emergência. “Acredito que no futuro haverá mais”, afirmou. O dinheiro será distribuído no Brasil pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e pelo Fundo das Nações Unidas pela População, em parceria com órgãos da sociedade civil e em estreita colaboração com a Casa Civil da Presidência da República. Entidades ligadas à Igreja Católica, como a Pastoral do Migrante e o Centro de Direitos Humanos e Cidadania, também participarão dos esforços de transferência das famílias. DE NOVOO ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), exigiu da Polícia Federal prioridade na conclusão de inquérito para apurar a suspeita de que o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), usou laranja para esconder sua condição de sócio em empresa de comunicação em Roraima, dona de concessão de rádio e televisão. A investigação chegou ao STF em 2010. A PF tem até 30 dias para descobrir o dono de um imóvel em investigação sobre Romero Jucá ou o caso será arquivado. Veja bem, caro leitor, faz quase oito anos, e a PF não consegue investigar, uma coisa que todos, de mamando a caducando sabem em Roraima. Este ano, Jucá já se livrou de outro processo por prescrição.

FECOMÉRCIO 1O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR), Ademir dos Santos, foi reeleito por unanimidade, em chapa única, na tarde dessa quinta-feira, 26, em votação ocorrida nas dependências da instituição de apoio ao comércio. Ele, que há mais de um ano assumiu o cargo da presidência, devido ao falecimento do então presidente Airton Dias, terá o compromisso de gerir a Federação no quadriênio 2018 a 2022. O empresário Jadir Corrêa também foi eleito para o cargo de vice-presidente da instituição. FECOMÉRCIO 2Para Ademir, a expressiva votação favorável à sua permanência à frente da Fecomércio-RR é o reconhecimento de um trabalho voltado ao compromisso e a transparência que ele vem atuando em favor do comércio roraimense. “Este mandato que será concluído no dia 21 de junho é a realização de um projeto que havia sido iniciado pelo saudoso presidente Airton Dias. Compromisso este que busquei honrar até o momento”, disse.

APOIOO prefeito do Município de Caroebe, Argilson Martins (PSB), surpreendeu todo mundo ontem, ao declarar publicamente apoio à candidatura ao governo estadual do ex-governador José Anchieta Júnior (PSDB). Argilson é ligado politicamente ao deputado estadual Jânio Xingu (PSB), oficialmente pertencente a base política da governadora Suely Campos (Progressistas). O prefeito fez essa declaração durante uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), realizada ontem, na cidade que tem o mesmo nome do município. O pré-candidato ao governo pelo PSDB estava presente à sessão como convidado da Mesa Diretora da ALE.

DOCUMENTOSO Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) conseguiu montar uma rotina segura e ágil, e já começou a entregar milhares de Autorização de Ocupação (AO) para pequenos produtores rurais do Estado. Esse documento já facilita muito a vida dos produtores familiares, inclusive na obtenção de empréstimos nos bancos oficiais por ser documento com todos os requisitos de legalidade. A decisão do Iteraima de emitir e entregar essas AOs foi a estratégia encontrada pela governadora Suely Campos para destravar o processo de legalização fundiária no Estado. Quando, enfim, o Governo Federal liberar a tal de Anuência Prévia, a AO vai ser transformada automaticamente em Título Definitivo. Segundo o agrônomo Alysson Macedo, presidente do Iteraima, o trabalho de emissão e entrega da AO não vai parar mais.