Bom dia,

VEM DE CIMAA partir de hoje, quarta-feira (28.03), o Poder Judiciário de Roraima entra em recesso e só volta a funcionar na próxima segunda-feira (02.04). E isso não é um feriadão, afinal, vira um mini recesso de cinco dias. E com a folga do Judiciário, folgam também o Ministério Público Estadual (MPE), a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e até o Ministério Público de Contas (MPC). É um monte de gente que deixa de trabalhar, mas que tem os salários integralmente depositados no final de cada mês. É passível de críticas? Talvez não, afinal, o exemplo vem lá da Suprema Corte, como se viu no julgamento dos Habeas Corpus do ex-presidente Lula da Silva (PT).

IDEOLÓGICOAliás, pode se dizer o que quiser atualmente do ex-presidente petista, mas ninguém pode lhe tirar o mérito de estar tornando as próximas eleições mais ideológicas, como deveriam sempre ter sido. Nos comícios que realiza durante sua caravana de campanha, Lula tem atualmente expressado ódio contra produtores rurais, empresário do setor financeiro e a classe média, que ele sempre chamou de coxinhas. Lula que tem como primeiro objetivo postar de vítima da Justiça, que o já condenou a mais de 12 anos de prisão, mostra-se depois de muito tempo um político de esquerda, o que ele foi pela metade em seus dois mandatos presidenciais.

SÓ NO BRASILPela imprensa nacional, sabe-se que o notório senador Romero Jucá, que preside nacionalmente o ex-PMDB, é um dos principais influenciadores junto ao presidente da República para indicar o novo ministro da Fazenda, com a próxima saída de Henrique Meirelles. Jucá quer indicar para o posto, que tem sobre sua subordinação a Secretaria do Tesouro Nacional – em linguagem popular, o Butim –, seu protegido Dyogo Oliveira, que hoje chefia o Ministério do Planejamento. Só no Brasil, alguém que é citado em mais de uma dezena de processos investigatórios sobre corrupção, ainda se arvora como suficientemente importante para indicar exatamente quem tem a chave dos cofres públicos federais.

SOBERANOEssa interessa especialmente aos milhares de venezuelanos que estão em Roraima. Nicolás Maduro, o presidente bolivariano da Venezuela, acaba de mudar o nome da moeda oficial do país. Ele determinou o corte de três zeros do Bolívar, até então a moeda oficial do país, que passou a chamar-se Bolívar Soberano. Seu criador e inspirador Hugo Chávez fez a mesma coisa anteriormente, cerca de dez anos passados, ao mandar retirar três zeros do mesmo Bolívar, chamando-o na ocasião de Bolívar Fuertes. Claro, qualquer pessoa minimamente informada de economia sabe que isso em nada resolve a situação daquele país dominado pela incompetência gerencial.

POSIÇÃO DEFINITIVASegundo uma fonte da Parabólica, o deputado federal Hiran Gonçalves, que preside o PP em Roraima, estará hoje em Boa Vista para realizar uma reunião com base do partido. A mesma fonte garante que algumas lideranças do PP-RR vão querer que Gonçalves sinalize definitivamente a posição dele em relação às coligações para deputado federal e deputado estadual. Esses correligionários alegam que os outros partidos da base de sustentação da candidatura da governadora Suely Campos já têm conversas muito avançadas quanto às coligações para as eleições proporcionais, e o PP pode ser forçado a fazê-las de afogadilho.

IDADESobre a boataria de que a governadora Suely Campos estaria disposta a aceitar renunciar ao mandato, caso não passe para o segundo turno, em troca da vaga deixada pelo conselheiro Essen Pinheiro, no Tribunal de Contas do Estado, um jurista ouvido pela Parabólica diz não haver qualquer amparo jurídico que sustente a tese. “A governadora completa 65 anos em abril próximo. Em outubro ela já não teria o mínimo de cinco anos exigidos para permanecer no cargo, antes de completar 70 anos, quando seria aposentada compulsoriamente”, disse o jurista.

TV UNIVERSITÁRIAA prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), que deixará o cargo até o dia 7 de abril para disputar o Governo do Estado, deverá entregar na próxima semana o novo prédio da TV Universitária, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Construído pela Prefeitura Municipal de Boa Vista dentro do Campus do Paricarana, o novo prédio será permutado com o atual ocupado pela TV Universitária, que fica incrustado dentro da área do Palácio 9 de Julho, sede do governo municipal. As tratativas para a realização da permuta foram iniciadas ainda pelo ex-prefeito Iradilson Sampaio.

ATINGIREsta veio como contribuição de um leitor: “A decisão do STF sobre o Lula pode atingir em cheio a política roraimense. Neudo Campos é condenado em segunda instância e, caso o STF julgue procedente o HC de Lula, basta os advogados de Neudo Campos recorrerem e ele estará livre. Suely Campos ao lançar sua pré-candidatura leu uma carta de Neudo a seus correligionários. Suely com Neudo ‘livre’ tem grande chance de se reeleger. Neudo ainda detém uma gama grande de admiradores, e poderia correr o estado com a mulher em sua campanha”. Está feito o registro.