Bom dia!
Seria aconselhável que os formuladores de políticas públicas, em nível do estado e do Município de Boa Vista, dessem uma volta, com olhos bem atentos, ao que se está passando em nossa Capital. Veriam com certeza – e isso já dissemos, cá deste espaço -, a existência de milhares de placas com anúncios de “vende-se” ou de “aluga-se” afixadas em muros e fachadas de prédios residenciais e comerciais. Inegavelmente, tais placas são o sintoma mais perceptível de que a crise está se agravando. Já dissemos também que, se nada for feito para estancar a sangria desatada pela crise, a quebradeira vai ser generalizada.
Tais formuladores de políticas públicas poderiam alegar que pouco podem fazer para evitar o pior, afinal, o caminho mais fácil é dizer que essa crise é nacional e que os governos locais estão financeiramente quebrados e incapazes de realizar investimentos capazes de tirar a letargia econômica que se abate sobre todos nós. Que estados e municípios estão quase todos quebrados, e por má condução de administradores passados todos sabemos.
Existem, no entanto, brechas nos orçamentos que, se bem aproveitadas, amenizariam a situação. O Governo do Estado, por exemplo, no ano passado contratou duas empresas de Manaus por quase R$ 60 milhões para reformar escolas. Se, ao contrário, dividisse essas reformas em blocos, poderia com maior rapidez e eficiência realizar tais reformas utilizando pelo menos três dezenas de pequenas empresas locais.
REUNIÃOJá sob a batuta do deputado federal Hiran Gonçalves, o Partido Popular (PP) esteve reunido na tarde de ontem para avaliar o quadro de possibilidade de candidaturas majoritárias nas eleições municipais de outubro. A preocupação do pepistas é para evitar a saída de lideranças do partido, o que poderia enfraquecê-lo com o resultado das eleições, principalmente a nível majoritário.
PARTICIPAÇÃOA reunião das lideranças do PP não ocorreu na sede do partido, que fica próxima à sede do escritório de negócios do ex-governador Neudo Campos, que até aqui era seu presidente. Além do deputado federal Hiran Gonçalves, participaram das discussões o deputado licenciado Oleno Matos (chefe da Casa Civil) e o deputado estadual Brito Bezerra, que é o líder do governo na Assembleia Legislativa. Também estiveram presentes três prefeitos: Rorainópolis, São Luís do Anauá e Mucajaí.
AUSÊNCIASAlém de Brito Bezerra, o PP tem outros três parlamentares: Gabriel Picanço (ALE), Gabriel Mota (CMBV) e Edilberto Veras (presidente da CMBV). Nenhum deles compareceu à reunião presidida pelo deputado federal Hiran Gonçalves. Também estiveram ausentes a governadora Suely Campos (que está em Brasília) e o ex-governador Neudo Campos (que estaria fora do Estado). Apesar dessas ausências, todos negam haver qualquer resquício de insatisfação dentro do partido.
TROCA-TROCAA esposa do deputado federal Hiran Gonçalves, Gerlane Baccarin, era até ontem presidente do Partido Trabalhista Nacional (PTN). Ela estava fazendo um trabalho de fortalecimento do partido em todo o Estado, mas ontem anunciou que se filiaria ao PP, agora presidido pelo marido. Outro que deverá trocar o PTN pelo PP é o prefeito de Mucajaí, Josué de Jesus Paneque Matos, que é medico como Hiran Gonçalves. Para fechar o ciclo de mudanças, a deputada estadual Aurelina Medeiros trocou o PSDB, do ex-governador José de Anchieta Júnior, pelo PTN, do qual será a nova presidente.
DECIDIRAMDepois de uma longa demora, os deputados estaduais Oleno Matos e Chicão da Silveira, que estiveram ameaçados de expulsão do PDT pelo senador Telmário Mota, já estão devidamente acertados do ponto de vista partidário. Os dois estão agora filiados ao PP. Quem deve seguir o mesmo caminho é o vereador Sandro Baré, que igualmente era filiado ao PDT.
PEREGRINAÇÃOA governadora Suely Campos (PP) está em Brasília desde ontem. Entre outros compromissos, vai tentar fazer uma espécie de “via-crúcis” no Supremo Tribunal Federal, onde pretende visitar 10 ministros, afinal, ela já teve audiência com um deles, o ministro Marco Aurélio de Mello. Ela tentará sensibilizar esses ministros para o absurdo da pretensão da Funai, que deseja acabar com o Município de Pacaraima, para depois pedir a saída de todos os não índios que moram e têm negócios naquela Capital municipal. Ainda hoje, no final da tarde, a governadora fala com o ministro Luís Roberto Barroso.
PAUTAA pauta da sessão de hoje do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) traz dois itens do interesse da Justiça de Roraima. Um deles (item 58) é o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que envolve o desembargador Gursen De Miranda, afastado das funções desde setembro de 2013. O outro (item 57) é um Procedimento de Controle Administrativo de interesse da Associação dos Magistrados de Roraima (AMARR) que requer, ao CNJ, que declare a irregularidade e suspensão do pagamento pelo TJRR da Parcela Autônoma de Equivalência (PAE).
PEQUENOS Está de parabéns a Justiça federal de 1ª Instância em Roraima que, na semana passada, publicou aviso de pregão eletrônico visando contratação futura de empresa especializada na prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em veículos oficiais, determinando que a licitação seja exclusiva para microempresas e empresas de pequeno porte. Mais chance para os pequenos.