Bom dia,

Hoje é quarta-feira (29.04). Muita gente em Roraima anda preocupada e temerosa com a informação de que frente ao caos que se instalou no sistema médico/hospitalar do Amazonas, especialmente de Manaus, muitas pessoas contaminadas com o Covid-19 estão sendo trazidas para nosso estado, onde a situação é menos caótica por conta do número de casos aqui confirmados, ainda menor que a ocorrência naquele vizinho estado. Está chegada de pessoas do Amazonas, contaminadas com o vírus, que chega diariamente a Roraima não é tão notada, em virtude de estarem vindo em veículos particulares, que não são fiscalizados no Posto Fiscal de Jundiá, fronteira entre os dois estados.

É claro, do ponto de vista ético, legal, e da necessidade de solidariedade que todos devemos ter uns para com os outros neste momento da grave pandemia, não é razoável que se proíba a entrada no estado de gente que está apenas à procura de socorro para escapar da morte. De qualquer forma, o governo estadual de Roraima deveria estabelecer urgentemente um esquema de total controle de fluxo de entrada de pessoas no Jundiá, com verificação do histórico de cada imigrante, medição de temperatura, e encaminhamento dos casos suspeitos para minimizar a contaminação ente a população local. É preciso agir logo, antes de ser tarde demais.

CONTRAMÃO

Parece ficar claro que o governo federal, e também o estadual decidiram reduzir o nível e a velocidade da informação sobre os números e as providências adotadas em torno da pandeia do Covid-19. Não se sabe por quais razões esta conduta está sendo adotada, mas seguramente vai na contramão de tudo o que os especialistas têm dito até agora. Eles são unânimes em dizer que uma das armas mais poderosas contra o vírus é exatamente bem informar à população. Se entender a realidade dos fatos já estava sendo difícil em virtude da velocidade com que a realidade se modifica, imagine agora com esta história de aumentar o espaço o tempo entre a divulgação das estatísticas. É o fim da picada.

TRUMP

E o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, apesar de dizer de sua amizade com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que o Brasil foi na contramão daquilo que foi adotado nos outros países da América do Sul. Falou que a situação por aqui caminha para o agravamento da pandemia do Covid19, e que por isso, o governo estadunidense estuda suspender todos os voos entre o Brasil e aquele países, especialmente daqueles que chegam através de Miami, principal porta de entrada dos brasileiros ao país norte-americano. E, de fato, as ruas, avenidas e logradouros públicos nas cidades brasileiras estão cada dia mais cheios de gente.

RÁPIDAS

O ex-deputado federal Luciano Castro, pré-candidato do PL à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), disse que durante esta quadra de isolamento, tem trabalhado de casa e faz mais de 50 contatos telefônicos diários com correligionários e possíveis apoiadores. ### Um aviso aos navegantes: quanto menos informações as autoridades liberarem sobre a realidade da pandemia que estamos enfrentando, mas boataria vamos ter sobre essa realidade. Uma delas dá conta de que um paciente internado no Hospital das Clínicas teria morrido devido ao Covid19. Caso que não foi notificado oficialmente. Assim, não dá para enfrentar o momento difícil que estamos atravessando. ### Alguém sabe quantas pessoas estão incluídas como possíveis beneficiárias do pagamento de R$ 600 pelo governo federal? Por certo, ninguém sabe, a Caixa Econômica federal (CEF) se recusa a informar. O que se vê são milhares de pessoas em fila, sem máscaras e muito próximas umas das outras, nas agências da CEF para buscar o auxilia. É o fim da picada. ### E está previsto para hoje o julgamento, no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), do recurso do prefeito do Município de Baliza contra sua cassação. Detalhe: isso, após quase quatro anos, desde sua posse. Dá para entender? ### E continuam os boatos da existência de uma espécie de bolsa desistência: pré-candidatos à Prefeitura de Boa Vista, endinheirados, estão oferecendo até R$ 500 mil para outros pré-candidatos desistirem para apoiá-los. ### Já foram bem melhores as relações, pessoais e políticas, entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Jálser Renier (Solidariedade) e seu primeiro vice-presidente, o deputado estadual Jânio Xingu (PSB). Os dois têm longa história de parceria. ###  Até amanhã, o último dia deste quarto mês de 2020, um ano que ficará marcado por esta pandemia, que vai mudar, definitivamente, a forma de vivar neste mundo, aparentemente louco, que habitamos.