Bom dia,

Estamos quase no fim do mês de janeiro, mas, do ponto de vista agrícola, o ano já começou desde outubro de 2018, com o fim da colheita. Para começar o plantio desta safra, restam perto de cem dias, se não houver alteração no calendário da estação chuvosa de Roraima. Fontes da Parabólica, técnicos e empresários rurais dizem que a tendência deste plantio é ter uma área plantada menor do que na safra passada, que quase chegou a 50.000 hectares.

Se o governo do Estado não iniciar uma campanha motivacional, com reais estímulos aos produtores, a atual administração, chefiada por um governador vindo do empresariado rural, vai ter o dissabor de assistir a uma reversão da taxa de crescimento da produção agrícola local, que vinha sendo positiva e crescente nos últimos quatro anos.

DESATIVOU

O governador do Estado, Antonio Denarium (PSL), resolveu desativar a Escola Estadual Professora Idarlene Severino da Silva, que funcionava no bairro Tancredo Neves. O decreto que pôs fim aquele educandário foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 28.01.19, e a justificativa para tanto foi a situação de extrema deterioração do prédio que o abrigava. Os alunos daquela instituição já vinham sendo atendidos faz três anos pela Escola Presidente Tancredo Neves, daquele mesmo bairro. De qualquer forma, não é agradável informar o fechamento de uma escola.

SUSPENSAS

Sob a justificativa da crise financeira e da situação de calamidade do governo estadual, Antonio Denarium assinou e publicou decreto suspendendo, inicialmente por 90 dias, todas as promoções regulares do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. Denarium alega que as promoções iriam elevar bastante as despesas de pessoal comprometendo ainda mais o limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A suspensão poderá ser renovada por tantas vezes quantas forem necessárias, até que o governo estadual possa ajustar suas contas, ou seja, enquanto durar a calamidade orçamentário/financeira do Estado.

CRIANDO

O Diário Oficial do Estado (28.01.19) também publicou decreto assinado pelo governador do Estado criando (pode isso?) a Diretoria de Transporte Intermunicipal Coletivo de Passageiros na estrutura da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). A nova unidade terá três divisões: Divisão de Regulação de Transporte Coletivo de Passageiros Intermunicipal, Divisão de Fiscalização de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros e Divisão de Administração de Terminais Rodoviários Estaduais. Não foram criados os cargos necessários ao funcionamento normal da nova estrutura.

AGÊNCIA?

A Parabólica lembra que no final do governo de Chico Rodrigues foi criada por lei uma agência reguladora com autonomia para estabelecer normas e fiscalizar o transporte intermunicipal coletivo de passageiros. Os salários dos dirigentes eram maiores que dos secretários estaduais e eles tinham mandatos de cinco anos. Sob o peso de muitas críticas pela enormidade dos gastos, o governo de Suely Campos (PP) acabou extinguindo aquela agência. Parece que esses serviços vêm funcionando meio na informalidade e em acertos entre os empresários do setor.

DIÁRIAS

Parece que a crise financeira que se abate sobre o governo estadual anda longe da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). Só entre novembro e dezembro, a prefeita Teresa Surita (MDB) autorizou o pagamento de R$ 23.726,40 (vinte e três mil, setecentos e vinte e seis reais e quarenta centavos) a título de diárias a seu vice, Artur Henrique Brandão Machado. Primeiro ele viajou para Barcelona-Espanha (período de 10.11.18 a 17.11.18), para participar da Feira Power Gen Internacional – está assim publicado no Diário Oficial do Município. Logo depois (período 30.11.18 a 09.12.18) viajou para Orlando – EUA para participar de um congresso sobre pequenas cidades.

ANIVERSÁRIO

Amanhã, quinta-feira (31.01), a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Brigada Lobo D’Almada) estará comemorando o seu 73º aniversário de criação e 28º de sua instalação em Roraima. É uma unidade militar das mais antigas do Exército Brasileiro e foi transferida do Rio de Janeiro para Roraima numa demonstração clara da importância estratégica do Estado. Aqui só tem contribuído para o desenvolvimento local. O general de brigada Márcio Bessa Campos, seu atual comandante, vai presidir a solenidade de comemoração, que começará às 19h15, no quartel-general da instituição. Parabéns!

BLOQUEIO

Pois é, o governo estadunidense de Donald Trump continua apertando o torniquete para enfraquecer o ditador cambaleante Nicolás Maduro. A última foi bloquear cerca de US$ 7 bilhões, isto mesmo, sete bilhões de dólares, das contas da PDVSA, a estatal petrolífera venezuelana, depositados em bancos norte-americanos. Agora, esses recursos só poderão ser movimentados por autorização do autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó. A Venezuela exporta diariamente 500.000 barris de petróleo para os Estados Unidos. Maduro está balançando, embora não reconheça isso.

ARCO-NORTE

Ninguém tem dúvida da força do segmento militar no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Eles estão mais fortes do que nos tempos do governo militar dos anos 60-70 do século passado. E fontes da Parabólica garantem que parte desses militares sonha retomar um antigo projeto nacional que vem desde os tempos do governo de Fernando Henrique Cardoso: o Arco-Norte, um arrojado projeto rodoviário que ligaria o Brasil às Guianas. Aqui, ele se iniciaria pela retomada da construção da antiga Perimetral Norte (hoje BR-210) ligando a região do Jatapu (em Roraima) até Porto Trombeta (no Pará). As obras seriam feitas pelo Exército Brasileiro, através do 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6 º BEC), que tem uma história de serviços prestados a Roraima e ao País. Bela ideia.