Parabólica: Alguém acredita que enviado de Lula denunciará perseguições de Maduro?

Coluna desta terça-feira (23) ainda repercute a inauguração do Restaurante Cidadão que mais parecia de autoria de deputado sobrinho do governador

Bom dia,

Restaurante 1

No início da noite de domingo, 21, o governador Antonio Denarium (Progressistas) postou em suas redes sociais o convite de inauguração da primeira unidade do Restaurante Cidadão, no bairro Dr. Sílvio Botelho, que aconteceu já na manhã de ontem, 22. O programa deve oferecer 3.500 refeições para pessoas cadastradas em programas sociais geridos pela Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Restaurante 2

A iniciativa do Governo do Estado é de aplaudir de pé. Só que tem sido divulgada como de autoria do deputado Lucas Souza (PL), sobrinho do governador e filho da secretária da Setrabes, Tânia Soares. O deputado de primeiro mandato inclusive fez campanha tendo a reabertura dos restaurantes populares como principal proposta, que em 2021 já havia sido sugerida pelo ex-deputado Jeferson Alves.

Padrinho 1

Sobre a nota intitulada “Padrinho”, publicada semana passada cá na Parabólica, dando conta de que a nomeação de um juiz substituto da classe dos juristas, empossado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), teve interferência do ex-ministro José Dirceu, uma fonte enviou mensagem comentando: “Como é que alguém de um Estado eminentemente bolsonarista é nomeado juiz eleitoral com o aval de Dirceu, sem nunca ter sido sequer simpatizante do PT?”.

Padrinho 2

E a própria fonte dá a “fórmula do sucesso”: “É muito simples: após se viabilizar na lista – que aliás teria contado com esforço de simpatizantes da Direita, o agora empossado teria se aproximado estrategicamente de antigos companheiros de Dirceu, que o levaram a Brasília para arrematar o apadrinhamento necessário”. Em se tratando de Roraima, “assiste lógica”, como dizem os doutores advogados.

Padrinho 3

Ainda sobre essa indicação do advogado para integrar o TRE-RR, um assessor do ex-ministro José Dirceu, Ângelo Gomes, mandou mensagem para a Parabólica, via WhatsApp, com o seguinte teor: “Zé Dirceu não tem nada com isso. Pergunte sobre essa indicação ao companheiro Evangelista”. Está feito o registro.

Atropelo

Ecos da entrevista concedida pelo deputado federal Antônio Carlos Nicoletti (União Brasil), no domingo, 21, ainda circulam nas rodas de conversas sobre política em nosso Estado. Um dos temas que rendeu foi a alfinetada que o parlamentar deu no senador Hiran Gonçalves (Progressistas), insinuando uma possível ingerência do político na disputa para a prefeitura do município de Iracema. Por lá, Progressistas e Republicanos racharam.

Atoleiro

Em grupos de mensagens instantâneas, foram vários os comentários hilários contando a saga de moradores da região Sul de Roraima, que não conseguiram comparecer aos eventos de convenção partidária que agitaram a agenda do final de semana nos municípios do interior, por conta de atoleiros nas estradas vicinais. Entre defesas e ataques, um morador disparou: “Quem atola é o povo. Eles andam de helicóptero”.

Rápidas

Fim da picada: um comentarista de uma rede de televisão diz que democracia relativa diz respeito à forma de governo. Ele se referia à declaração de Lula da Silva (PT) sobre o governo de Maduro e seus comparsas. ### E ninguém disse, ou faz nada contra. Como não pode descartar o lixo domiciliar em sua superfície – que está toda dentro da Terra Indígena São Marcos – a Prefeitura de Pacaraima alugou um terreno no Município de Amajari para transformá-lo em lixão. ### Antes, aquela prefeitura descartava esse lixo no Amazonas, mas ficava muito longe e caro. ### Alguém acredita que o enviado de Lula da Silva – o ex-ministro Celso Amorim -, para acompanhar a “lisura” nas eleições venezuelanas vai denunciar as perseguições do ditador Maduro? Ou vai para tentar legitimar o que ele fará para permanecer no poder? ### Até amanhã.