Parabólica: Denarium mostra confiança e tranquilidade em absolvição

Coluna desta segunda-feira (15) repercute a longa entrevista concedida pelo governador de Roraima ao programa Agenda da Semana, da Folha FM

Bom dia,

Eleições municipais 1

Em entrevista ao programa Agenda da Semana de ontem, o governador Antonio Denarium (Progressistas) disse que, até o momento, não há uma definição oficial do partido União Brasil sobre a candidatura para a Prefeitura de Boa Vista. A expectativa era de que fosse definido na semana que passou, mas agora será nos 45 segundos do segundo tempo, até 5 de agosto, quase no final do prazo legal.

Eleições municipais 2

Denarium disse estar firme e forte no apoio à deputada estadual Catarina Guerra como pré-candidata dos governistas ao cargo. Por outro lado, o deputado federal Antônio Carlos Nicoletti, presidente municipal e estadual do União Brasil, andou flexibilizando o discurso de outrora, quando dizia que “chova canivete” o candidato é Nicoletti. Passou agora para um “por enquanto está fazendo a pré-campanha”.

Convicto

Um confiante Antonio Denarium disse estar convicto de que será absolvido pela Justiça nas três cassações às quais foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Denarium disse acreditar na Justiça e em um advogado que contratou em Brasília, o qual não mencionou o nome, mas que lhe deu total segurança de que vai reverter a situação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na verdade, são 15 os advogados habilitados na defesa de Denarium, Edilson Damião (vice-governador) e dos partidos Republicanos e Progressistas.

Impeachment

Sobre o pedido de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ele resumiu informando que será formada a Comissão Especial e que terá todo o tempo para defesa. Adiantou que vai utilizar todos os prazos e disse ter certeza de que o plenário não vai aceitar a ação, salientando que continua tendo o apoio da grande maioria dos deputados estaduais.

Retaliação 1

Sobre a ação protocolada na semana passada na Justiça Estadual pelo partido Progressistas, para anular a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o governador deixou subentendido que teria sido sim uma resposta ao aceite do pedido de impeachment, já que este é um ato discricionário da presidência daquela Casa.

Retaliação 2

Denarium explicou uma dúvida que boa parte da população teve ao receber a informação da ação de contestação da presidência da Assembleia. É que a ação judicial questiona o mandado apenas a partir de janeiro de 2025, ou seja, só pode ser contraposta dali em diante. Ele também disse que os deputados não concordaram com a reeleição, mas Sampaio foi reeleito por unanimidade dos parlamentares. E agora, José?

No ar

Questionado sobre quem seria o indicado como possível futuro presidente, Denarium deixou no ar e preferiu não arriscar um nome. “Estão se preparando para uma nova eleição para o biênio 2025-2026. Todos podem se lançar a candidato”. Mas na semana passada, o próprio governador esteve reunido com quase todos os deputados, em busca de consenso em torno de um nome.

Avanços

Provocado por um ouvinte, Denarium rebateu críticas à Saúde e disse admitir que é preciso melhorar ainda, mas que o setor avançou bastante. De fato, ele listou uma série de implementos feitos nos últimos anos e outros que estão em fase de entrega como os serviços de atendimento a pacientes com câncer, revitalização de unidades de saúde e construção de outras. Está registrado!

Arraial

O governador concluiu a entrevista à rádio Folha FM 100.3 convidando a população a comparecer ao tradicional arraial do Parque Anauá, entre os dias 22 e 27 de julho, informando que haverá apresentação de quadrilhas juninas com, segundo ele, o maior cachê da história de Roraima pago aos grupos, como forma de valorizar a cultura, além de três apresentações nacionais.

Iper

Em uma série de decretos, o governador Antonio Denarium realizou diversas exonerações e nomeações no Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper). Entre as exonerações, estão assessores, agentes de Segurança, chefes de divisões como Orçamento e Finanças, Recursos Humanos, Pagamento de Benefícios, além da Comissão Permanente de Licitação.

Venezuela

Documento sigiloso do Ministério da Defesa sobre estratégias de defesa na fronteira com a Venezuela vazou para a imprensa. Trata de resposta a questionamentos do deputado federal Luiz Felipe de Orleans e Bragança e destaca que os serviços de inteligência do Brasil estão monitorando a situação na região, inclusive com recentes mobilizações de tropas do Exército Brasileiro para Roraima. O documento diz ainda que não foram observadas movimentações anormais de tropas venezuelanas nas fronteiras. De qualquer forma, diz o documento que as Forças Armadas brasileiras estão estrategicamente posicionadas e em estado de prontidão. O documento menciona que a Venezuela possui 36 caças.

Rápidas

O PCdoB foi notificado a suprir omissão na prestação de contas de 2023 em 72 horas, sob pena de suspensão do Fundo Partidário. ### Já o Rede Sustentabilidade deve regularizar a prestação de contas de 2023 com as mesmas consequências em caso de não cumprimento. ### O Solidariedade, por sua vez, foi intimado a apresentar prestação de contas de 2023 no prazo de três dias. ### O diretório municipal de Boa Vista do Partido Verde (PV) teve as contas de 2023 julgadas não prestadas, resultando na suspensão do repasse de recursos do Fundo Partidário. ### O mesmo resultado foi para o comitê municipal de Boa Vista do PCdoB, que teve as contas das eleições de 2020 julgadas não prestadas e pedido de regularização indeferido. ### Também candidatos não eleitos foram punidos pela Justiça Eleitoral. ### Francisco das Chagas Bezerra de Lima (Chagas Enfermeiro) foi condenado a devolver R$ 5 mil ao Tesouro Nacional por desaprovação de contas de campanha de 2022 e parcelamento deferido em 20 vezes. ### Faradilson Reis de Mesquita, que não foi eleito, foi condenado a pagar multa de R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada com imposição de bloqueio de ativos e inclusão em dívida ativa acionadas caso não efetue o pagamento voluntariamente. ### Até amanhã.