Parabólica: Marina Silva ignorou governador em passagem por Roraima

Bom dia,

Caroebe

Servidores do Município de Caroebe vem fazendo marcação cerrada em cima do prefeito Osmar Filho (Republicanos) com relação a supostos atrasos no pagamento de salários e da primeira parcela do décimo terceiro salário. À Folha, o gestor disse que “nenhum salário está atrasado” e informou que tem prazo legal até novembro para pagar a primeira parcela e até dezembro para pagar a segunda parcela, ou ainda o décimo integral. Está registrado!

Federação

Hoje, dia 17, o presidente nacional do Cidadania, Plínio Comte Bittencourt, estará em Roraima, para um encontro com lideranças políticas do partido, com destaque para as lideranças femininas, no Eco Hotel, a partir das 19h. Também será oficializada a posse do deputado Marcelo Cabral como presidente da Federação dos partidos Cidadania e PSDB em Roraima. No pleito passado, o posto era da ex-deputada federal Sheridan, que desistiu de concorrer à reeleição.

Normandia

E por falar em Cidadania, a única pré-candidata a prefeita da sigla em Roraima, Neila Araújo, do Município de Normandia, abocanhou o apoio público do Republicanos, com direito a postagem feita pelo próprio senador Mecias de Jesus, presidente do partido. Fontes da Parabólica garantem que o motivo seriam os resultados favoráveis ao nome da empresária, que é nascida e criada naquela região, em pesquisas de intenções de votos realizadas por lá.

Rorainópolis

Foi dada a largada na temporada de convenções partidárias em Roraima. O Republicanos, do senador Mecias de Jesus, agendou para o dia 20, sábado, a partir das 18h30, a oficialização da candidatura do prefeito Pinto do Equador à reeleição. Ele terá como vice o Dr. Átila, que até o início desse ano ia concorrer ao mesmo cargo. O evento é conjunto com PDT, PRTB, PP e PL.

Ciúmes

Em uma das últimas sessões da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), antes do recesso parlamentar, ficou evidente o contragosto de alguns deputados com a possibilidade de uma futura candidatura do presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Leandro Almeida, à vaga naquela Casa. Agora, esses ciúmes têm tudo para se tornar mais latente. É que o sindicalista tem aparecido cada vez em eventos do Governo, colando sua imagem à do governador Antonio Denarium (Progressistas).

Elétricas

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), promulgou ontem a lei que regulamenta a circulação de equipamentos eletrônicos de mobilidade individual, como ciclomotores e bicicletas elétricas, uma verdadeira febre na cidade, desde que começou a ser vendida em Lethem, fronteira com a Guiana. O projeto é de autoria do vereador Manoel Neves (Republicanos).

Eleições 1

Algumas regras para as eleições municipais de 2024 tiveram mudança. Uma delas, por exemplo, é de que partidos políticos ou federações poderão lançar candidatos em número equivalente a até 100% das vagas disponíveis na Câmara Municipal, mais um. Anteriormente, a lei permitia um teto de 150% das vagas. Por exemplo, no caso de Boa Vista, que possui 23 cadeiras, será possível lançar 24 candidaturas, ao invés de 34,5.

Eleições 2

A alteração na Lei nº 14.211 também se aplica aos cargos que dependem de eleições proporcionais, como Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal. No caso de prefeitos, cada partido, federação ou coligação pode registrar apenas um candidato e seu vice, concorrendo em chapa única, mesmo quando resultado de uma coligação partidária.

Canivete

Será pertinácia ou direito de estrebuchar? Depois do governador Antonio Denarium insistir em afirmar, onde passa, que a candidata do União Brasil para a Prefeitura de Boa Vista é a deputada estadual Catarina Guerra, o deputado federal Antônio Carlos Nicoletti – ele preside simultaneamente os diretórios estadual e municipal de Boa Vista da sigla -, fez circular em suas redes sociais um jingle com o bordão “chova canivete a pré-candidatura é de Nicoletti”, criado pelo ex-deputado federal Luciano Castro.

Complicação

Aqui mesmo na Parabólica, o deputado Nicoletti antecipou que a convenção municipal do União Brasil para a escolha da candidatura do partido à Prefeitura será no dia 05 de agosto, último prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização desse evento. Nicoletti é advogado e tem assessoria jurídica de muita experiência com ele, logo, o esticamento do prazo até o dia final daquele determinado pelo TSE parece ser uma estratégia para dificultar a ação dos apoiadores de Catarina Guerra.

Civilidade

A Parabólica apurou que na visita que fez a Roraima no último sábado a Roraima, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), mais uma vez, não visitou o governador Antonio Denarium. Fez assim em todas as suas visitas ao Estado. Sem falar naquela cerimônia no Palácio do Planalto para comemorar o Dia do Meio Ambiente em que ela ignorou Denarium quando este se dirigiu para cumprimentá-la.

Civilidade

A falta de civilidade de Marina Silva foi mais uma vez evidenciada quando da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) numa comunidade indígena do Município de Cantá, construído com emenda da ex-deputada federal Joenia Wapichana (Rede). A UBS será administrada pela Prefeitura daquele município, mas o prefeito não foi convidado para o evento. Na verdade, o ato solene foi apenas uma desculpa para justificar os gastos com a viagem de Marina. Ela veio ao Estado especialmente para o lançamento de candidaturas a prefeitos e vereadores da Federação Psol/Rede nas eleições de 6 de outubro próximo.

Expandindo

De um leitor da Parabólica, recebemos foto aérea da cocheira do Tamanduá, no rio Cotingo, onde fica evidenciada a criação de várias pequenas comunidades indígenas ao longo da margem à montante daquele rio, numa clara evidência de que tais comunidades estão sendo implantadas para complicar qualquer tentativa de construir uma hidroelétrica no local. Essas forças – vanguardas do atraso -, agem assim, sorrateiramente. Pode?