AFONSO RODRIGUES

Pare de reclamar

“O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si”. (Aristóteles Onassis)

Há muitas décadas comecei a admirar o Onassis. E só imaginava que ele fosse um grande armador, na compra de grandes navios nos estaleiros onde eu trabalhava. Depois fui me encontrando. Hoje sei que ele não seria um grande armador se não fosse um grande pensador. Ele tem uma história bonita, sobretudo na época do governo do Kennedy, nos Estados Unidos. Mas deixemos isso pra lá e vamos falar de nós. Vamos parar de reclamar, de ficar o tempo todo emburrado, porque as coisas não estão dando certo. Elas só darão certo quando aprendermos a acertar. Se não está dando, temos que verificar o que está errado, e corrigir. E só iremos corrigir quando aprendermos a aprender com os erros. Os erros são uma lição. Ou aprendemos e corrigimos, ou continuaremos errando. E ficar reclamando é um mal que por ser mal nunca lhe trará o bem. Vamos transmitir aos outros a nossa alegria, o nosso humor, e a felicidade que o humor transmite às outras pessoas.

Por que transmitir problemas quando podemos e devemos transmitir alegria e felicidade? Inicie seus dias sempre com a consciência de que você tem o poder de fazer as outras pessoas se sentirem bem. E você pode. É só não ficar transmitindo tristezas, com reclamações. Quando acordar, pela manhã, dê graças a Deus por estar acordando para viver mais um dia. E só você tem o poder de escolher o dia que você quer viver. Não se deixe levar por conversas negativas dos outros. Os males que podem estar atormentando o outro são dele, e não seus. Seja cordial, acolhedor, mas sem se deixar levar na canoa furada do desequilíbrio emocional de quem quer que seja. Podemos muito bem acolher sem dar abrigo físico. O carinho acolhedor pode vir num mero, sincero e simples sorriso.

Mas, cuidado. A sinceridade não pode ser disfarçada. Mostre nos seus olhos, com seu olhar sincero, o quanto você acolhe o desconforto do seu amigo, ou amiga. Se tiver que falar, meça as palavras de acordo com o sentimento do reclamador. O que nos leva a estar sempre de bem com a vida, para poder ajudar as outras pessoas a viverem a vida como ela deve ser vivida. E tudo é muito simples, desde que aprendamos a viver a vida com simplicidade. Faça isso no seu dia, hoje. Viva-o como se ele fosse o último, mas sabendo que este “último” se refere aos maus acontecimentos. Você, seja quem for, tem todo o poder para fazer de sua vida um momento eterno de felicidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460