AFONSO RODRIGUES

Pare de se preocupar

Afonso Rodrigues de Oliveira

“O homem que se preocupa geralmente não vai à frente. A timidez o segura para trás. Os homens que fazem coisas, simplesmente fazem coisas. Mas, se se preocuparem em fazer coisas, nunca farão coisas”. (Norman Vincent Peale)  

Há coisas que não podemos evitar, mas não devemos ficar nos preocupando com elas. O mais indicado é que sejamos maduros o suficiente para saber se podemos e devemos fazer ou não fazer. Se não dá para fazer, esqueça. Mas, a coisa não é tão simples assim. E por isso precisamos nos treinar para saber o que nos convém, ou não. E o melhor mesmo, é levar a vida numa boa, caminhando sempre pelas veredas mais indicadas pelo raciocínio. E para isso precisamos ir bem com nossa mente. Porque é dela que saem os nossos pensamentos que nos levam, tanto aos acertos quanto aos erros. Então vamos amadurecer para merecermos e mostrar o que somos realmente no que fazemos.

O Alphonse Daudet já disse: “Os homens sempre envelhecem, mas raramente amadurecem”. Não sei como foi no passado. Não me lembro de como vivi no século dezenove. Mas deixa isso pra lá e vamos viver o século atual. Mas, o que vemos atualmente, no comportamento do ser humano, é que não caminhamos para a evolução racional. A luta continua renhida para o progresso, mas não progredimos. Continuamos os mesmos trogloditas de séculos já distantes. As coisas mais simples na educação estão rolando para o fundo do poço. Comportamentos que deveriam já estar no esquecimento, estão atuantes nas coisas mais simples. Podemos analisar isso com simplicidade, no comportamento nos campos de futebol. Ainda não aprendemos que quando vamos para uma partida, vamos competir e não disputar.

O que vemos e ao que assistimos no comportamento do ser humano, é realmente preocupante. Já estamos no século vinte e um, da era cristã, e ainda vivemos como se estivéssemos no século vinte e um, antes de Cristo. Não mudamos nada. Somos os mesmos. Então vamos mudar e nos educar de acordo com a evolução racional. Só quando estivermos preparados para viver com racionalidade seremos seres humanos realmente humanos. E não confunda racionalidade com religiosidade. Tem nada a ver. E só seremos racionais quando formos realmente educados. Então vamos cuidar da nossa educação para sermos racionais. Simples pra dedéu.

Ser educado não significa ser submisso. Como não devemos confundir o entendimento com covardia. Quando entendemos o porquê do comportamento da outra pessoa, não precisamos reagir, mas entender e levar numa boa. Vamos nos educar e tudo mudará para melhor e então viveremos a vida como ela deve ser vivida. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460