Bom dia,
Hoje é sexta-feira (07.02). Apesar dos claros sinais de que o Brasil deve ser tomado de assalto pela infecção da população por conta da Covid19, agora pela variável Ômicron, não se tem, até agora, qualquer política sanitária preventiva, em todos os níveis de governo, para enfrentar a nova onda. Parece que estamos esperando a onda chegar para ver seu tamanho, e só então, agir. O que é uma lástima.
Em vez, de discutir os efeitos prováveis da Covid19/Ômicron; que é menos letal, mas assustadoramente mais contagiante, sobre as atividades econômicas e escolares no Brasil; o país está tomado por discussões, quase histéricas, sobre a vacinação de crianças na faixa de 5 a 12 anos uma assunto já superado, afinal de contas, a vacinação desses pequenos e pequenas brasileiras começa ainda este mês. E tudo sob a batuta das grandes/gigantescas farmacêuticas multinacionais.
AJUSTAMENTO
O deputado federal Édio Lopes, que faz aniversário hoje, vai a Brasília nesta próxima semana para uma reunião dos presidentes estaduais do PL, da região Norte, com o presidente nacional da sigla Waldemar da Costa Neto. O objetivo é iniciar as discussões sobre os palanques na eleição de outubro próximo. Fontes de Brasília garantem que continua tranquilo o controle de Édio sobre o PL em Roraima.
TRANQUILIZAR
Já o deputado federal Hiram Gonçalves, que preside o PP no estado, permaneceu esta semana em Brasília, apesar do recesso parlamentar. Ontem, ele esteve reunido com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, que é presidente nacional licenciado da sigla, para tratar também do palanque eleitoral em Roraima. Eles estariam marcando uma audiência de Denárium com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para tranquilizar o governador de Roraima quanto a sua filiação no PP.
NA ESPERA
Segundo especialistas, a questão do licenciamento ambiental para dar início a construção do Linhão de Tucuruí vai ficar no estaleiro da Justiça Federal do Amazonas até que o Congresso Nacional discuta e aprove a Medida Provisória Nº 1.078/21, que prevê R$ 19 bilhões para as concessionárias de eletricidade no país. Nela também será discutida uma emenda de autoria do deputado federal Édio Vieira Lopes, que inclui R$ 90 milhões para o consórcio TNE, que vai construir e operar o Linhão.
REPOSICIONAMENTO
Uma fonte do ninho dos tucanos disse à Parabólica que a deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB), que passa o recesso em Maceió (AL) está muito animada a disputar a reeleição à Câmara Federal. Antes correligionários da parlamentar chegaram a anunciar que ela havia decidido concorrer a uma das 24 vagas a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Tudo ainda vai depender o arranjo partidário, que vai acontecer na abertura da janela para a transferência de partidos, que vai até 02 de abril.
ATENDIMENTO
A Justiça Eleitoral roraimense volta a atender os eleitores presencialmente, a partir desta sexta-feira (07.01). Os Cartórios exigirão o comprovante de vacinação dos eleitores para efetuar o atendimento. Tomara que não se instale mais uma das dispensáveis polêmicas a que os brasileiros estão sendo acostumados. O atendimento presencial estava suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia. Mesmo com o reinício das atividades presenciais, o eleitor poderá resolver todas as suas pendências (tirar o primeiro título, fazer transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação eleitoral, emitir certidões entre outros serviços) sem sair de casa, pelo sistema Título Net. Basta acessar o site www.tre-rr.jus.br, na aba Serviços ao eleitor e clicar em Atendimento online.
RÁPIDAS
Outro secretário estadual que é, confessadamente, pré-candidato a deputado federal é o das Cidades, Luciano Castro. Ele está em plena campanha. ### Também o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan) Ronald Brasil e o presidente do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Igor Brasil, serão pré-candidatos, mas a deputado estadual. ### Outro auxiliar de Denárium, Lurenes Nunes Avelino, adjunto na Secretaria de Segurança Pública, deve deixar o cargo para disputar uma cadeira à Câmara Federal. ### Também o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, tem seu nome cotado para vice na chapa de Denárium, nesse caso por indicação do senador Mecias de Jesus (PR) A ser concretizadas todas esses pré-candidaturas, o governador Antônio Denárium deverá fazer ampla reforma de seu secretariado logo no começo de abril. ### As reclamações públicas do presidente Jair Bolsonaro contra as decisões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são sinais claros de que ele não controla o aparelho estatal federal. ### Até segunda-feira.