Bom dia,
Hoje é quinta-feira (17.02). Essas escaramuças envolvendo alegada ameaça de morte contra o deputado estadual de Roraima, Jefferson Alves, por parte de um advogado do mesmo partido, é uma prova cabal de que muitas siglas partidárias no Brasil são na verdade covil de bandidos financiados pelo dinheiro do contribuinte brasileiro. Para esse tipo de atitude, o único remédio é o voto consciente.
ELETIVAS 1
Já está em Boa Vista a primeira equipe de médicos-cirurgiões mandados por uma empresa de Fortaleza – contratada mediante concorrência-, para a realização de cirurgias eletivas, cuja fila de espera estima-se em mais de nove mil. Os atos cirúrgicos começaram a ser feitos na segunda-feira (14 cirurgias); e seguiram na terça (22 cirurgias); e ontem, quarta-feira, o número já foi de 34 atos cirúrgicos. Nessa primeira etapa compõem a equipe médicos especialistas em ginecologia e cirurgia geral. A empresa pretende realizar 40 cirurgias diariamente no prazo de 10 dias de permanência da equipe em Roraima.
ELETIVAS 2
Fontes ouvidas pela Parabólica dizem que dois fatores limitam a aumento de cirurgias diárias que poderiam ser realizadas pela equipe de médicos cearenses. Primeiro, é muito limitado o número de leito disponível para acomodar as pessoas cirurgiadas, que precisam de internação pós-operatória. Outro fator limitante é a dinâmica da equipe paramédica que não está habituada ao ritmo da equipe, que chega a realizar até quatro cirurgias simultâneas. Normalmente a velocidade de realizar é muito menor, e talvez por isso, tenhamos tanta gente na fila de espera.
ELEITVAS 3
Ao término dessa primeira fase, outra equipe de médicos-cirurgiões cearenses deve substituir a atual. Dessa vez, além de cirurgiões-gerais, deverão integrar a segunda equipe profissionais cirurgiões da especialidade de otorrino. Os pacientes na fila de espera para cirurgias eletivas terão que esperar mais tempo: no contrato feito entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a empresa cearense não foi contemplada a vinda de cirurgiões ortopedistas, apenar das centenas de pacientes que necessitam da intervenção desses profissionais.
CANDIDATURA 1
Uma nova pré-candidatura a governador do estado foi decidida, ontem (quarta-feira). O presidente estadual do PV, Rudson Leite disse a Parabólica que recebeu sinal verde, dos verdes dirigentes nacionais do partido, para disputar o governo do estado. Ele deve disputar a eleição pela federação, que já está quase consolidada, entre o PV, PT, PC do B e PSB. Leite garantiu que essa decisão está decidida e o martelo já foi batido e a ponta do prego entortada. Por questão de estratégia, os dirigentes locais desses partidos só vão fazer o lançamento da pré-candidatura de Rudson Leite mais para frente. Por enquanto, a prioridade é a formação das chapas para disputar vagas a Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
CANDIDATURA 2
Para consolidar sua candidatura ao governo do estado, o presidente estadual do PV, Rudson Leite, vai ter de resolver a questão do PSB de Roraima. Como se sabe, o presidente nacional daquele partido fez uma espécie de intervenção no diretório estadual, retirando da presidência local da sigla, o ex-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio e formando uma comissão provisória só com gente indicada pelo ex-senador Romero Jucá, que preside no estado o MDB, e pela ex-deputada federal Maria Helena Veronese. A dupla que comanda, agora. O PSB local tem outra candidata ao governo, a ex-prefeita Teresa Surita (MDB).
PESQUISA
Pesquisa sobre intenção de votos para a Presidência da República divulgada, ontem, pela TV Bandeirantes, traz novo resultado. Lula da Silva (PT) ainda aparece na liderança, com 40% das intenções de votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL), que vem em segundo lugar, atinge 31%. A diferença entre os dois caiu para 9%, e que pode ser ainda menor, considerando a margem de erro. Ou maior, se o viés estiver para Lula da Silva. Entenderam como pesquisa deve ser olhada com muita cautela?
COINCIDÊNCIA?
A divulgação do resultado de novas pesquisas de intenção de votos que mostram queda de Lula da Silva e subida de Jair Bolsonaro coincidem com o início de pagamento das primeiras parcelas do Auxílio Brasil, que já beneficiam 18 milhões de famílias. Também coincide com a trajetória da taxa de câmbio do dólar estadunidense em relação ao real, que nesta semana ficaram abaixo de R$ 5, 20, na quarta-feira. As pesquisas também mostram a consolidação de Sérgio Moro (Podemos) – rejeitado pela maioria dos políticos profissionais-, como terceiro colocado na corrida presidencial.