Bom dia,

PASSAPORTE DA VACINA 

A prefeitura de São Paulo anunciou ontem segunda-feira, 23, a exigência de um “passaporte” da vacina para quem quiser entrar em eventos, shoppings, restaurantes e demais estabelecimentos considerados públicos naquela capital. Os empresários que não cumprirem as regras serão multados. Por outro lado, a própria Prefeitura é quem vai fornecer o sistema para que os estabelecimentos possam conferir o QR Code de quem está em dias com a vacina, e a população vai poder baixar o aplicativo pra se regularizar de forma gratuita. Em tempos em que é preciso que o Poder Público e a classe empresarial cheguem a um denominador comum para salvar a cambaleante economia do país, fica o exemplo de uma iniciativa que pode atender aos anseios da maioria.

IMBRÓGLIO

A relação do governador Antonio Denarium (Sem Partido) e do seu vice, o médico Frutuoso Lins (SOLIDARIEDADE), pelo visto azedou de vez. O mesmo vem divulgando convite para sua filiação nesta terça-feira, 24, ao MDB, da ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, declaradamente pré-candidata ao Governo de Roraima no pleito de 2022. Ambos tinham ensaiado as “pazes” em abril passado.

APOIOS 1

Aliás, falando de apoios declarados. No último final de semana, uma foto do prefeito do município de São Luiz do Anauá, James Moreira Batista (SOLIDARIEDADE), abraçado à Teresa Surita e postada pela própria em suas redes sociais, rodou os grupos de notícias do estado, principalmente, os de servidores do primeiro e segundo escalão do Governo do Estado. Não é segredo pra ninguém que a ex prefeita está em franca pré-campanha para as eleições 2022.

APOIOS 2

Outro comentário sobre possíveis apoios à disputa para o Governo do Estado nos bastidores da política Macuxi dão conta de que o prefeito de Uiramutã, região Norte de Roraima, Tuxaua Benisio (Rede), teria encontro marcado com o ex-senador Romero Jucá, principal “cabo eleitoral” de Teresa Surita para ainda essa semana. A pauta seriam os alinhavos finais para apoio para o próximo pleito.

CEDÊNCIA

O Cartório da 1å Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral está recebendo currículos de servidores públicos efetivos estaduais, municipais ou federais, de nível médio ou superior, para possível convocação. O interessados podem encaminhar seu currículo por meio do e-mail: [email protected] ou ainda via WhatsApp (95) 2121-7091. As vagas seriam temporárias para as funções. administrativas daquele Cartório.

EMBARGOS

Na pauta de julgamentos do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral desta terça-feira, 24, estão os embargos de declaração, espécie de recurso, do deputado Chico Mozart (CIDADANIA), contra a decisão monocrática da juíza da 1å Zona Eleitoral, Daniella Schirato, que cassou seu mandato em meados do mês de maio, e ainda o condenou a multa e reclusão de cinco anos por suposta corrupção eleitoral.

HÁBITOS 1

Já ouviram dizer naquele ditado que diz que velhos hábitos nunca mudam? Pois é, depois de ter divulgado amplamente a extinção da concessão de diárias no Ministério Público de Contas para investimento em aparelhamento e fiscalização, o procurador geral Paulo Sérgio Oliveira, parece ter voltado atrás nas promessas. Com uma simples consulta em diários oficiais nos meses de junho e julho, é possível encontrar publicações comprovando o deslocamento de servidores, inclusive acompanhando o procurador.

NOMEAÇÃO 

Uma fato chamou a atenção da coluna. No Diário Oficial do dia 20 da Assembleia Legislativa, é possível encontrar em meio às centenas de publicações, as nomeações de ex-deputado, ex-prefeito aposentado e até mulher de ex-deputado.

NOMEAÇÃO

O pai do deputado Renan Filho (Republicanos), o comunicador e ex-deputado Renan Beckel Pacheco, foi nomeado recentemente para um dos disputados cargos de assessor especial da Presidência da Assembleia Legislativa de Roraima. O motivo da “disputa” é que são apenas 15 postos com salário de 15 mil cada, sem contar gratificações e ainda a liberação de registrar o ponto eletrônico. A nomeação está no Diário Oficial do dia 20.

MAIS DINHEIRO

No Diário Oficial do dia 19 passado, a autorização por parte do governador Antonio Denarium (Sem Partido) para abertura de crédito suplementar por excesso de arrecadação da ordem de R$ 4.874.564,67 para a CERR (Companhia Energética de Roraima). A maior fatia do recurso “a mais”, conforme anexo da publicação, seria para administração de Recursos Humanos da Companhia.

OBRAS

O Governo do Estado deve injetar R$125.004.327,44 em recursos apenas no setor de obras nos próximos dias em Roraima. A secretaria estadual de Infraestrutura publicou resultado de um pregão com este valor para a manutenção de vicinais nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã. No total, 11 empresas venceram os lotes do contrato.