Bom dia,
Governos autoritários são contra Repúblicas Federativas. Eles desejam governar impondo aos estados federais suas decisões sobre todas as unidades federativas (estados e municípios) como se o País fosse homogêneo em seus problemas e soluções. E o Brasil caminha celeremente nessa direção sob a postura covarde e míope de um Congresso Nacional que se imaginava mais próximo ao liberalismo e à economia de mercado. Infelizmente, falta à maioria dos parlamentares federais brasileiros (senadores e deputados federais) um olhar para além de seus interesses paroquiais – alguns nem sempre republicanos -, para além de receberam dinheiro provenientes de emendas ao orçamento da União Federal.
São muitos os exemplos de pedidas aprovadas, ou aceitas pelo Parlamento Nacional, que demonstram o caminhar do Brasil em direção a uma república unitária. A começar por essa marota reforma tributária, que seguramente é redutora da autonomia de estados e municípios em matéria tributária, submetendo-os a depender ainda mais do governo central. Essa história do Ministério da Justiça de obrigar todos os estados membros da federação brasileira de adotarem o uso das câmeras corporais no uniforme dos policiais militares é outro exemplo do autoritarismo que viceja no Brasil. E por conta do espaço, vamos ficar apenas nesses dois, torcendo para que nossos senadores e deputados federais olhem para além dos próprios umbigos.
Obras 1
No Diário Oficial do Estado do último dia 24, foram publicados quatro termos de paralisação de obras pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). Até aí tudo bem, afinal de contas é fato que no período de chuvas, fica difícil seguir com a execução de serviços de pavimentação de vias públicas ou de construção de pontes. O problema é que praticamente todas essas obras tiveram início há pelo menos dois anos. É mole?
Obras 2
Basta conferir as publicações para ter acesso às datas de assinatura das ordens de serviço, quando geralmente os políticos promovem eventos badalados para fazer fotos e bombar em suas redes sociais, dando a demanda popular por resolvida. Tem obra de pavimentação com extensão total de apenas 17 quilômetros que está em execução desde fevereiro de 2022. Com a palavra, os órgãos de fiscalização e controle de Roraima.
Coincidências
O deputado Jorge Everton (União Brasil) vem comentando sobre as coincidências negativas que assolam o grupo governista. Esse final de semana, chegou a um dos editores da Coluna a informação de que os R$ 2.370.700,00 em barras de ouro apreendidos pela Polícia Federal (PF) em meados de maio, estavam na posse de um tio de um secretário de Estado. A investigação é baseada em uma delação premiada e ainda segue.
Normandia
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do presidente, Célio Wanderley, determinou uma auditoria de conformidade – utilizada para análise contábil, financeira, de planejamento e execução – na Câmara Municipal de Normandia. A execução da inspeção por conta de indícios de irregularidades em um processo de locação de uma picape, com manutenção e combustível, acontece durante toda esta semana.
Eleitorado
Apenas no final de julho, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) terá os números gerais do eleitorado local após o fechamento do cadastro no dia 8 passado. A assessoria do órgão informou que ainda não é possível fazer um comparativo entre o número de eleitores do último pleito e o deste ano. Todos esses dados, assim como também os locais de votação, estão sendo atualizados para posterior divulgação.
Vaquinha
Já está disponível, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma página sobre o financiamento coletivo para o pleito deste ano, que também é conhecido como “vaquinha virtual”. Alguns pré-candidatos a vereador de Boa Vista já sinalizaram a intenção de receber as doações por meio de páginas de internet e aplicativos eletrônicos, e promover campanha eleitoral com base em ideais verdadeiramente políticos.
Vacâncias
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), criou na quinta-feira, 23, uma comissão especial para analisar a tramitação de documentos sobre vagas no cargo de policial penal da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Ao todo, cinco deputados foram indicados para analisar a questão: Rárison Barbosa, Renato Silva, Jorge Everton, Marcinho Belota e Armando Neto.
Pequenos
Entrevistado no programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, de domingo, o diretor-superintendente do Sebrae-RR, economista Emerson Baú, foi cirúrgico ao analisar os prenúncios de uma crise econômica em Roraima. Embora reconheça algum crescimento na economia local, Baú diz que esses avanços precisam ser inclusivos dos pequenos negócios, que ainda se ressentem das dificuldades enfrentadas na pandemia da Covid-19. O economista lembra que os compromissos assumidos, inclusive por postergamento de pagamento, foram financiados por juros muito altos.
Vai continuar
Também entrevistado no Agenda da Semana, o professor doutor Jaci Guilherme Vieira, do comando de greve dos docentes da Universidade Federal de Roraima (UFRR), disse que o movimento paredista vai continuar. O professor diz que o governo federal, além de não responder às reivindicações da categoria, tenta tergiversar inventando acordo com instituição sem representação na categoria, que sequer possui Carta Sindical, uma exigência legal para a existência de um sindicato. O professor lembrou as dificuldades orçamentárias da UFRR e do sucateamento de vários equipamentos da instituição.