Bom dia,

Hoje é quinta-feira (03.03).

CALAMIDADE 1

 Os políticos de Roraima gostam de polêmicas. Ainda não passou o banzeiro causado pela cassação do deputado estadual Jálser Renier (SD) e a consequente mudança na presidência da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e hoje os parlamentares votam logo mais a proposta do governador Antônio Denárium (PP) que pede, através de um Decreto Legislativo, a decretação de Estado de Calamidade em Roraima. A justificava, é a necessidade de enfrentamento das consequências trazidas pela pandemia da Covid19. A decretação deste Estado de Calamidade permite as instituições do serviço publico estadual comprar bens e contratar serviços de qualquer natureza sem necessidade que qualquer processo licitatório.

 CALAMIDADE 2

A solicitação do governador Denárium para que a Assembleia Legislativa edite um Decreto Legislativo reconhecendo o Estado de Calamidade em Roraima vem no exato momento em que os números de casos e mortes por conta de consequências da Covid19 estão em queda livre, mesmo com o surgimento da variante Ômicron. E apesar da imensa capacidade de contaminação dessa variante, o Brasil está enfrentando tranquilamente a nova onda de contaminação e morte; sem lotação de leitos e com equipamentos necessários para tratamento dos que necessitam hospitalizações, afinal, os administradores públicos tiveram mais de dois anos para se prepararem para enfrentar a pandemia.

SEM MÁSCARA

O mundo inteiro, ainda que reconheça a persistência da Covid19, especialmente com o surgimento da variante Ômicro, na África do Sul – cujo governo, diferentemente do chinês, que escondeu no início o surgimento do vírus; revelou de imediato sua ocorrência-, tem a sensação de que o pior da pandemia já passou. Exemplo disso é que na solenidade promovida pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, durante a fala anual do presidente Joe Biden – chamada de Estado da Nação-, ninguém, de todos os mais de mil presentes usava máscara. E vários países europeus já aboliram a exigência de máscaras em ambiente aberto.

INELEGÍVEL

O advogado Alex Ladislau, especialista em direito eleitoral, disse ontem (quarta-feira) que a cassação do mandato do deputado estadual Jálser Renier tem como penalidade acessória, torná-lo inelegível pelos próximos oito anos.  Ladislau disse que o parlamentar que tem o mandato cassado só poderá ser candidato nas eleições seguintes se conseguir provar no judiciário a existência de possíveis irregularidades no processo de cassação; e neste caso, poderá pedir liminarmente, o registro de sua candidatura na Justiça eleitoral. É uma probabilidade, embora não seja fácil sua obtenção.

PRAZO

É ainda o advogado Alex Ladislau quem informa eventos do calendário eleitoral que interessa a quase todos os que pretendem disputar as eleições de outubro. Começa hoje, a janela para que políticos com mandato obtido em eleições proporcionais mudem de partido sem o risco de perdê-lo. O prazo para exercer esse direito termina no dia 1º de abril, por coincidência considerado o dia Internacional da Mentira. Para quem não tem mandato, o prazo para filiação partidária termina no dia seguinte, 02.04. Quem já tem filiação em partidos, e deseja mudar de lado, é bom pedir o desligamento com antecedência.

QUER FICAR

A deputada federal Shéridan de Oliveira (PSDB), que deve disputar uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), disse ontem a Parabólica que não deseja deixar o ninho tucano. Ela aposta na possiblidade da formação de uma federação de partidos envolvendo o PSDB e o Cidadania, para que seja composta uma chapa forte para disputar a Câmara Federal e a ALE-RR. A pedra no sapato da parlamentar para isso é o recente interesse do MDB em participar também da federação PSDB/Cidadania. Os dirigentes dos três partidos reúnem-se hoje em Brasília para tratar da possível federação.

RÁPIDAS

As primeiras consequências da invasão das tropas de Putin contra a Ucrânia começam a surgir prejudicando quem não tem qualquer responsabilidade sobre o imbróglio. ### O preço do barril de petróleo do tipo Brent ficou cotado ontem, quarta-feira, em US$ 13,00. Tem economistas prevendo que o preço da comodities pode chegar a US$ 120,00. ### Segundo analistas, os brasileiros e as brasileiras devem ir se preparando para o aumento do preço da gasolina e do diesel. Eles dizem que apesar da recente valorização do real frente ao dólar estadunidense-, a petroleira brasileira já acumula perdas de 15% por conta do aumento do preço internacional do petróleo. ### O trigo já teve seu preço internacional reajustado em 30% desde o começo das escaramuças entre a Rússia e a Ucrânia. Vem aumento do preço do pão por aí. ### Fontes bem situadas no Palácio Senador Hélio Campos dizem que o governador Antônio Denárium deve nomear o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (FAPERR) até a próxima segunda-feira (07.03).### Até amanhã.