Bom dia,
A Covid-19 já passou e suas formas existentes não assustam tanto assim. De qualquer forma, após quase quatro anos, muitas de suas causas e consequências continuam sendo desconhecidas e motivo de muita discussão. Quem sabe a história; a pesquisa e discussão séria e sem pressões políticas; ideológicas; e de grande interesse comercial poderão, um dia, trazer luzes para que essa fase terrível da humanidade possa ser mais bem compreendida pela população.
A última polêmica atual diz respeito à intenção do governo federal de tornar obrigatória a vacinação de crianças no Brasil, com os experimentos existentes no mercado. A ideia é a de incluir esses “imunizantes” no programa nacional de vacinação. Nesse domingo (5), o médico Petrônio Araújo, cardiologista dos mais experientes de Roraima, e que tratou mais de 400 pacientes durante a fase aguda da pandemia, disse no programa Agenda da Semana, da Folha FM, ter esperança de que o Congresso Nacional venha a barrar a intenção do Ministério da Saúde de tornar obrigatória a vacinação de crianças contra Covid-19 no Brasil. De fato, é uma polêmica que deve ser enfrentada no nosso País.
Rorainópolis 1
O Município de Rorainópolis esteve movimentado no final de semana de feriado prolongado. Um dos pontos altos foi o lançamento da pré-candidatura de Paula Batista, mulher do prefeito do Município vizinho de São Luiz, James Batista, à prefeitura daquele Município. Ela chegou ao evento ladeada pelo deputado federal Duda Ramos (MDB) e sua esposa, a ex-deputada federal Shéridan Ramos.
Rorainópolis 2
O deputado estadual Renato Silva (Podemos), um dos idealizadores da pré-candidatura, participou do lançamento acompanhado dos colegas de parlamento, Neto Loureiro (PMB) e Armando Neto (PL), e já se referiu à Paula Batista como futura prefeita de Rorainópolis, além de ressaltar a base política de apoio do projeto. A Coluna apurou que a pré-candidata apenas recentemente se mudou de fato para aquela cidade.
Rio
O senador Hiran Gonçalves (PP) publicou um vídeo jogando tênis de mesa, nesse domingo, com o colega, senador Flávio Bolsonaro (PL), filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um observador atento do cenário político nacional especulou que a indicação do deputado federal Delegado Ramagem (PL), como pré-candidato para a prefeitura do Rio de Janeiro no ano que vem, seria pauta do encontro. Ramagem foi delegado em Roraima e é ligado ao senador pelo Estado.
Trânsito 1
O secretário de Segurança Urbana e Trânsito de Boa Vista, Jullyerre Pablo, participou do programa Agenda da Semana, da Folha FM, para informar sobre as ações de engenharia de trânsito neste momento de grande repercussão de acidentes que comoveram toda a população do nosso Estado. Conforme ele, esse número crescente de tragédias não é proporcional ao tráfego da nossa cidade.
Trânsito 2
Jullyerre Pablo apontou algumas soluções para minimizar a estatística de acidentes, como a criação de duas zonas de fiscalização de velocidade, especificamente na Avenida Ville Roy, além de outras soluções para melhoria de fluxo, como viadutos. Também destacou o retorno positivo da instalação de mais de 90 câmeras de segurança espalhadas na cidade e que auxiliam a força de segurança na elucidação de crimes.
Multa
O secretário municipal aproveitou para esclarecer uma informação que repercutiu em meio ao público leigo, segundo ele, de forma equivocada, sobre a existência de uma “indústria de multas” que favorecia agentes públicos. O recurso de multas, explicou, só pode ser utilizado pelo órgão autuador e com propósito de segurança viária, como instalação de semáforos, sinalização horizontal e vertical, e obras de pequenos reparos.
Sistema prisional
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Roraima (Sindppen), Joana D’arc Soares, participou do programa Agenda da Semana desse domingo e fez uma série de graves denúncias contra a atual gestão do Sistema Prisional do nosso Estado, como a falta de equipamentos e condições de trabalho, e até a ocultação de atos públicos. Segundo ela, a situação vem agravando, inclusive a saúde física e psicológica da categoria.
Maquiagem
Joana D’arc acusou o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, de tentar maquiar a realidade do sistema prisional, “não sei se para se manter no cargo ou pelo próprio ego”, ao impedir que policiais penais registrem fatos ocorridos durante seus plantões no livro de ocorrências. Uma das denúncias seria da alimentação inapropriada encaminhada pela empresa fornecedora, com itens que seriam proibidos pela legislação penal.
Essequibo
Em novo capítulo do entrevero entre a Guiana e a Venezuela, a Corte Internacional de Justiça agendou audiências públicas para o próximo dia 14 de novembro, no Palácio da Paz, em Haia, sobre a questão em torno do Essequibo, região rica em petróleo disputada pelos dois países há mais de um século. O resultado dessas discussões interessa diretamente quem vive em Roraima, e que está geograficamente no meio disso tudo.