AFONSO RODRIGUES

Primeiro vamos educar

“Vamos investir primeiro em educação, segundo em educação, terceiro em educação. Um povo educado tem as melhores opções na vida, e é muito difícil que os corruptos mentirosos os engane”. (José Mojica)

Nunca entendi o porquê na dificuldade de se entender o valor da educação. E só entenderemos quando entendermos que só damos o que temos. Que é o que devemos passar para nossos filhos e netos. Porque o contato com os netos pode ajudá-los, e muito, quando os tratamos com educação. E a ajuda de que estou falando está na transmissão da educação. Simples pra dedéu. Vamos pensar mais um pouco sobre nossa responsabilidade no educar. E vamos, primeiro, parar de confundir educação com sabedoria no conhecimento intelectual. Tem nada a ver. Embora isso possa influenciar, e muito, na transmissão da educação.

Vamos ser mais cautelosos nos contatos com as outras pessoas, inclusive com os familiares. Nossa convivência no lar é muito importante na nossa convivência profissional. Tenho notado que está havendo certo progresso sobre as Relações Humanas nos ambientes profissionais. Mas ainda há um pouco a melhorar. Que é o que devemos fazer no ambiente familiar, para podermos transmitir ao ambiente profissional. As Relações Humanas estão ligadas, tanto à família quanto ao trabalho. Não importa o que fazemos, o que realmente importa, e interessa, é como fazemos melhor no que fazemos. Porque é nossa atividade que vai dizer quem realmente somos.

Vamos viver nossas vidas como elas devem ser vividas. Com amor, dedicação, honestidade e muito respeito ao próximo. Vamos nos lembrar do Emerson, no que ele nos deixou de ensinamento: “Você é tão pobre ou tão rico quanto o seu vizinho, senão não seria vizinho dele”. E somos todos vizinhos. O que deve ser levado em consideração é o cuidado em evitar a familiaridade. Cada um na sua, mas com respeito às diferenças. O que nos mantém no patamar em que devemos realmente estar. E só conseguiremos isso com educação. Então vamos nos educar, mesmo quando já nos consideramos educados. O mudo muda, o que nos obriga a mudar nossos comportamentos, mas dentro da racionalidade, que é o caminho mais árduo e que por isso precisamos de uma educação aprimorada.

E o espaço mais indicado para o início de uma educação racional, é o lar. Então cuidado com a educação que você está dando ao seu filho, ou filha, dentro do seu lar. E nunca se esqueça de que só damos o que temos. Vamos prestar mais atenção à fala do José Mojica. Um cara respeitado na política e que por isso poucos o conhecem. Mas, com certeza, isso não o preocupa nem o aborrece. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460