Bom dia,
Hoje é quarta-feira (14.10). Está faltando debate nestas eleições municipais de Boa Vista. A existência da 11 candidatos -que de todo não é ruim para o processo democrático-; e a falta de motivação e condições materiais por conta da ainda presente pandemia do Covid19 faz com que a campanha, através da propaganda gratuita do rádio e da televisão esteja ficando na mesmice de sempre e sob a batuta dos marqueteiros. À fora poucas e honrosas exceções, o que vem sendo exposto pelos candidatos os torna muito próximos uns dos outros.
Como não há o contraditório, até mesmo por conta da ideia equivocada, e adredemente preconcebida, de que não se deve fazer críticas aos adversários essa forma de propaganda pode transformar a eleição, que é sobretudo um processo de fazer propostas de governo para a escolha do eleitor, seja transformado em campeonato envolvendo pinóquios, cada um mais mentiroso fazendo promessas absolutamente incapazes de serem cumpridas. Alguns candidatos chegam a demonstrar que não sabem sequer as funções de um governo municipal quando acenam com promessas que são essencialmente do âmbito do governo estadual, e até mesmo da União Federal.
Tomara que que a atipicidade destas eleições não impeça que os eleitores/eleitoras tenham condições de separar o joio do trigo, afinal pelo que se tem visto e ouvido até agora tem mais joio. Quem ouve, e vê, a maioria dos candidatos prometer quase ladrilhar com pedrinhas de brilhantes as ruas e avenidas de Boa Vista; só para ver o eleitor/eleitora boa-vistense passar, está ficando entediante acompanhar o processo eleitoral. E isso é muito ruim para nosso futuro imediato.
PESQUISAS
Além de promessas impagáveis, alguns candidatos tentam ludibriar os eleitores/eleitoras manipulando pesquisas absolutamente mentirosas. Apesar da compreensão, quase consensual de que a eleição para a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) só será decidida no segundo turno -o número de candidatos competitivos é indicador disso-, tem responsáveis por algumas campanhas fazendo distribuir resultados de pesquisas que já apontam um vencedor da eleição ainda no primeiro turno. É mais um embuste a desafiar a inteligência da população para não premiar aqueles que apostam na eficácia da política de oportunismo e manipulação.
COMEÇANDO
O governo do estado ainda tem de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a execução da sentença que condenou a União Federal a ressarcir os cofres estaduais em 50% das despesas decorrentes da migração de venezuelanos nos anos de 2015 e 2016. De sentença do plenário do STF, dizem os especialistas, quase não probabilidade de recursos para modificá-la, por isso, os técnicos do governo do estado já começam a trabalhar para calcular qual o tamanho da conta que será apresentada à Secretaria do Tesouro Nacional (STF). Há, ainda, um longo caminho a ser percorrido, mas a grana nalgum dia cai na conta do Tesouro Estadual.
OUTRA MÃO
Quase na mesma oportunidade em que os ministros do STF decidiram, por maioria de 7 a 4, obrigar a União Federal a ressarcir o governo estadual de parte dos recursos dispendidos nos anos iniciais da migração de venezuelanos para Roraima, os mesmos ministros, ao julgarem uma ação indenizatória interposta em 1994 pela empresa que construiu o Hospital Geral de Roraima (HGR), decidiram condenar o governo estadual a pagar à recorrente; nada mais, nada menos, que R$ 121 milhões. É uma pedrada, o STF deu com uma mão e tirou com a outra. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai recorrer da decisão, sob alegação de que contratos firmados pelos governos até 1991 -ano da implantação efetiva do estado-, são de responsabilidade da União Federal.
NÃO SERÁ
A coordenação da Operação Acolhida confirmou a redução do orçamento destinado ao projeto para 2021, mas negou um possível encerramento de suas atividades. Embora haja a previsão de redução orçamentária para 25% da atual em 2021, a Operação não será encerrada segundo informou o general Barros. A Operação Acolhida foi criada pelo governo federal para dar assistência de emergência aos migrantes e refugiados venezuelanos em maior vulnerabilidade que chegam a Roraima.
RÁPIDAS
A representação diplomática do governo interino do presidente Juan Guaidó, da Venezuela, distribuiu nota à imprensa contra as declarações do candidato à prefeito de Boa vista, Antônio Nicoletti (PSL) que segundo eles teria feito declarações preconceituosas contra migrantes venezuelanos. ### A candidata Gerlane Bacarin (Progressistas/PDT) foi testada positivamente para Covid19. Está cumprindo isolamento social, mas continua utilizando a propaganda gratuita de rádio e televisão; e as redes sociais para não parar a campanha. O candidato a vice, Eduardo Matias, é quem está comandando as reuniões presenciais. ### Também o deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas) testou positivo para Covid19. ### E a Secretaria Estadual de Educação (SEED) vai comandar um mutirão com a participação de outros órgãos do estado para fazer uma limpeza geral no Parque Anauá. O logradouro está em quase completo estado de abandono desde o início da pandemia, mas será devolvido à comunidade após o mutirão. ### Até amanhã.