Bom dia,

Hoje é sexta-feira (13.11), antevéspera do dia de votação nas eleições municipais. George Orwel, escritor inglês e autor de “Revolução dos Bichos” e “1984” foi cirúrgico quando disse: ”Um povo que elege corruptos, impostores e traidores, não é vítima. É cúmplice”. Nada mais oportuno neste momento e vem como sugestão para a reflexão dos eleitores e eleitoras roraimenses neste momento que antecede a ida de todos às urnas para escolher vereadores/vereadoras e prefeitos/prefeitas que irão dirigir nossos municípios pelos próximos quatro anos. É claro, não é fácil para o eleitor/eleitora separar o joio do trigo, afinal, muitas informações são manipuladas exatamente por esses ladrões, impostores e traidores, como os qualificava o pensador inglês.

No caso de Boa Vista, aqui é nosso principal lócus, as escolhas são ainda mais difíceis para quem precisa de emprego em cargos comissionados, de negociar com as repartições públicas, ou simplesmente, evitar perseguições de uma máquina pública avassaladora que representa a locomotiva da já conhecida economia do contracheque chapa-branca. De qualquer forma, a única alternativa para qual se pode apelar é lembrar que ninguém pode devassar seu comportamento nas urnas. Assim, para além de seus interesses pessoais, o que se pede ao eleitor/eleitora é um exame acurado de consciência para escolher o melhor. Não custa repetir, essa gente eleita vai decidir nossos destinos pelos próximos quatro anos, com reflexos inclusive para além desse horizonte temporal.

INÓCUAS

Quem vai fiscalizar o território livre das redes sociais? Por isso, soa inócua a proibição de que no dia das eleições são proibidas novas postagens ou impulsionamento de propaganda eleitoral dos candidatos. Na verdade, quase todos eles desrespeitarão essa norma legal porque sabem que ninguém será punido. Assim, como se sabe que grande esquema de Bocas de Urna (BU) está sendo preparado pelos candidatos  para comprar votos. Eles sabem da existência de muitos eleitores/eleitoras safados/safadas que trocam o voto por grana. Todas as eleições aqui em Roraima são maculadas por conta dessa prática.

REELEITOS

A publicação pela Folha/Radio Folha FM 100.3, de resultados de pesquisas de intenção de votos nas eleições municipais do interior, uma parceria do Grupo Folha com o Inope, indica que quase todos os prefeitos candidatos à reeleição sairão vitoriosos. Uma prova de que apesar das reclamações generalizadas contra as administrações municipais atuais, os eleitores não parecem querer mudanças. É estranho isso, ou será, que o abuso de poder político e econômico é mais forte que eventuais descontentamento? Por conta disso se pode explicar a pasmaceira e estagnação de quase todos esses municípios do interior de Roraima.

MESMO SACO

Outra observação que se pode tirar do cenário político/eleitoral vigente nestas eleições é que quase todas, as coligações feitas para eleger prefeitos/prefeitas envolvem partidos que aos olhos dos eleitores parecem ser diametralmente opostos. Dependendo do município, tem candidato sendo apoiado por caciques que se dizem odiar mutuamente e que prometem destruir politicamente uns aos outros. Na verdade, prevalece o interesse político/pessoal deles e sinaliza para a possibilidade de que logo ali estarão abraçados no mesmo palanque.

RÁPIDAS

E Bolsonaro, hein? Deu um puxão de orelha público no seu vice, o general Hamilton Mourão (PRTB). O presidente disse, que para ele, a propriedade privada é sagrada no regime democrático. Mourão mandou fazer estudos para permitir que o governo expropriasse propriedade de quem tocasse fogo, ou utilizasse terras públicas irregularmente. ### E Paulo Guedes? Admitiu publicamente a possibilidade de uma segunda onda do Covid19 no Brasil. E tem muita gente esperando mesmo a divulgação de dados mais reais após o pleito eleitoral. ### Em eleições passadas, era comum na noite do sábado que antecede o domingo de votação, milhares de pessoas irem para frente de suas casas esperar os candidatos, ou seus representantes, com dinheiro para comprar votos. E agora, será que ainda veremos essa prática? ### Um leitor da Parabólica mandou mensagem, via Whats, perguntando se o filho do senador Chico Rodrigues (Democratas), Pedro Rodrigues, já havia assumido no Senado Federal por conta do pedido de licenciamento do pai. Sim, ele deve ter assumido, mas a Mesa Diretora do Senado não deu qualquer publicidade sobre isso. Coisas do Brasil.