Bom dia,

SEM TRÉGUA 1

O agricultor Paulo César Quartieiro foi vice-governador e deputado federal por Roraima. Maior rizicultor do estado, ele foi expulso de suas fazendas quando da demarcação da área indígena Raposa/Serra do Sol. Resistiu quanto pode, recebeu multas milionárias por “danos ambientais”, recebeu indenização ridícula face ao pesado investimento que tinha na sua propriedade, fechou sua indústria de beneficiamento de arroz e foi parar no Pará. Comprou terras no Arquipélago do Marajó, para continuar fazendo o que sabe e gosta que é plantar arroz.

SEM TRÉGUA 2

Lá desde que chegou ao município de Cachoeira do Arari tem enfrentado resistência de ambientalistas, sindicato de trabalhadores e da esquerda da igreja católica. Já foi multado pelo novel governo esquerdista/ambientalista de Helder Barbalho (MDB), a quem ele apoiou na primeira eleição do filho de Jader, o coronel da política paraense. Na última eleição, Quartieiro foi um dos coordenadores da campanha eleitoral para a presidência da República de Jair Bolsonaro (PL) no Pará. Contrariou os Barbalho e ao PT de Lula da Silva.

SEM TRÉGUA 3

Pois bem, o galope chegou a cavalo, como se diz popularmente. Amanhã, 27.09 (quarta-feira) chega uma grande comitiva do governo federal a Cachoeira do Arari, composta de representantes do Ministério dos Direitos Humanos; Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Ministério das Mulheres; Ministério da Agricultura; Ministério da Igualdade Racial; e Ministério do Desenvolvimento Agrário para “visitar o acampamento e as comunidades atingidas pelo arrozal e todos os impactos socioambientais que a população vem sofrendo em razão da contaminação generalizada pelos agrotóxicos e os conflitos fundiários na região”.

SEM TRÉGUA 4

Na sexta-feira (29/09) a grande comitiva faz uma reunião plenária em Belém, do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó na sede do Conselho Regional de Psicologia do Pará para avaliar o resultado do que foi visto em Cachoeira do Arari. Será que alguém tem dúvida do resultado desses encontros?

IRACEMA

Pelos lados de Iracema já existem pelo menos sete pré-candidatos a prefeito. Todos, até o momento, são do grupo do atual prefeito Jairo Ribeiro (Republicanos). Cinco desses são vereadores: Nilson Vieira (SD), Chico Mendes (Republicanos), Amadeu (SD), Sandro (SD) e Edinho (PP). Tem ainda o vice-prefeito Kiko e a secretária de Ação Social, Marlene Saraiva, que ainda não é filiada, mas estaria no radar do Republicanos.

IRACEMA 2

O próprio prefeito admitiu à Parabólica que a ideia é fechar uma chapa de consenso entre os sete nomes, e que até o momento não haveria uma manifestação da oposição sobre a disputa do ano que vem. Jairo Ribeiro também confirmou nota publicada cá na Coluna, dando conta de que disputaria uma vaga para a Câmara Federal em 2026. “Fui convidado pelo partido e aceitei esse desafio”, disse.

BONFIM 1

O cenário pré-campanha eleitoral no município de Bonfim também está se desenhando. Por lá, é quase certa a pré-candidatura do atual vice-prefeito, Mário Nicácio, pelo partido Rede, com apoio da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a ex-deputada federal Joênia Wapichana, e pelo que a Parabólica apurou, outros políticos e lideranças indígenas estão trabalhando para formar grupo.

BONFIM 2

Também o PSDB quer lançar uma candidatura solo, que seria do ex-prefeito Paulo Tiririca, uma liderança antiga da região. Além disso, fala-se que o atual prefeito Joner Chagas (Republicano), que está no segundo mandato, quer lançar seu secretário municipal de Obras, Romualdo Feitosa Silva, como pré-candidato do grupo. Ontem também, o ex-vereador Nando Macedo (PDT), confirmou que tem interesse na disputa.

CANCELADO

O prefeito Arthur Henrique (MDB) postou vídeo em suas redes sociais informando o cancelamento do show do artista Johnny Hooker para o Festival Mormaço Cultural, devido a várias manifestações contrárias à apresentação. Ele explicou que a indicação do show foi feita pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC) considerando interações em redes sociais.

CSE

O Sindicato dos Trabalhadores Civic Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima) está convocando os servidores do Sistema Socioeducativo – CSE, para uma Assembleia Geral Extraordinária, nesta quarta-feira, dia 27, às 15h, para tratar, entre outras coisas, do uso de câmeras na unidade como medida de proteção ao servidor, além da regulamentação de uso de equipamentos de proteção individual.

CALÇADAS

A Prefeitura de São João da Baliza publicou contrato de R$ 4.803.508,22 para execução de serviços de pavimentação em concreto de vias urbanas com drenagem e calçadas. Os recursos são fruto de convênio com a União. Também Iracema investiu na construção de calçadas com contrato firmado em meados de junho. Foram R$1.531.231,63 em investimentos para as obras na sede do município.