QUARTÉIS MILITARES DO EXÉRCITO EM RORAIMA
Após a desativação do Forte de São Joaquim em 1900, o governo brasileiro criou Destacamentos militares para manter a segurança das regiões fronteiriças. Os militares destacados para Boa Vista, vinham de Manaus, do 27º Batalhão de Caçadores (hoje 1º BIS – Batalhão de Infantaria de Selva).
Em 1920 os Destacamentos receberam a denominação de “Contingentes Especiais de Fronteira”. E, em 1926 o 2º Sargento João de Azevedo Cruz veio com uma guarnição para Boa Vista e construiu a primeira unidade militar, denominando-a de”Contingente Federal”. Era um pequeno Quartel com paredes de adobe (barro, entrelaçado com varas) e coberto com cavacos (lascas de madeira). Em 1943 o Contingente foi transformado em Pelotão de Fronteira.
Ao chegar a Boa Vista, no dia 20 de junho de 1944, o capitão Ene Garcez dos Reis – primeiro Governador do Território Federal do Rio Branco-, construiu um novo Quartel, no Bairro Caxangá (próximo a Rua Professor Diomedes) onde está hoje um quartel da Polícia Militar (CPC – Comando de Policiamento da Capital), e construiu a primeira vila militar, ao lado daquele quartel.
Em 1952, foi criado em Boa Vista o 1º Pelotão de Fronteira, subordinado ao Grupamento de Elementos de Fronteira (GEF) de Manaus. E, no dia 20 de abril de 1961, através do Decreto nº 50.480, o Pelotão de Boa Vista foi transformado na 9ª CIA FRON (Companhia de Fronteira), mas ainda subordinada a Manaus.
A partir de 1º de janeiro de 1969, militares da 9ª CIA FRON foram destacados para o Município de Bonfim (onde foi instalado o 1º Pelotão Especial de Fronteira-PEF). O 2º PEF foi instalado em Normandia (devido o conflito armado que estava havendo em Lethem, na Guiana); e, depois da conclusão da BR-174, no ano de 1975, o Destacamento da localidade de Surumu foi transferido para Pacaraima (à época chamado de BV-8), dando origem ao 3º Pelotão Especial de Fronteira.
O Comando de Fronteira de Roraima (CFR) foi criado em 23 de maio de 1969, com o Decreto nº 64.497, com sede em Boa Vista. E, no mesmo, a 9ª Companhia de Fronteira foi transformada no 2º Batalhão Especial de Fronteira, conforme o Decreto Federal nº 65.133. O comandante do Comando de Fronteira, também comandava o 2º Batalhão Especial de Fronteira. Estas unidades militares passaram a ocupar as suas atuais instalações no dia 31 de março de 1976. E, o 2º BEF, hoje, é o 7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), localizado no setor militar de Boa Vista, próximo a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Brigada Lobo D`Almada) no Bairro Marechal Rondon.