RECEITA DO DIA
INGREDIENTES:
500g de pirarucu seco dessalgado e desfiado
02 tomates grandes sem semente e cortado em cubinhos
01 cebola grande cortada em cubinhos
04 dentes de alho amassado
02 pimentas de cheiro em cubinhos
03 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de soja
Cebolinha e coentro a gosto
50g Castanha do Pará cortada em lascas
Sal a gosto
Cuscuz de farinha do Uarini (ovinha)
250g de farinha Uarini
100 ml de água quente para hidratar ou tucupi amarelo
03 colheres de azeite de oliva para finalizar
02 ovos cozidos picados
Sal a gosto
02 Bananas pacovã em cubinhos fritas
MODO DE FAZER:
Numa panela coloque o azeite para aquecer, refogar a cebola, o alho e a pimenta de cheiro. Colocar o pirarucu desfiado e escaldado para refogar, reservar.
Hidratar a farinha com água quente ou tucupi amarelo e deixar tapado por 10 minutos.
Soltar a farinha com um garfo e misturar os ovos, a cebolinha, o coentro, o tomate. Depois colocar o pirarucu refogado e a banana pacovã.
Provar, temperar com azeite de oliva extra-virgem e sal.
DICA: esse prato pode ser servido quente, frio, como entrada e até como acompanhamento de prato principal.
Rendimento: Como prato principal até oito pessoas, como acompanhamento até 12 pessoas.
LANÇADA A NOVA EDIÇÃO REVISADA E AMPLIADA DO LIVRO CULINÁRIA BRASILEIRA, MUITO PRAZER
Encerramos o mês de dezembro com o lançamento do 15º livro da escritora paulista Roberta Malta Saldanha, “Culinária brasileira, muito prazer”, totalmente revisado e com mais ingredientes, receitas e profissionais da gastronomia, pela editora SENAC RJ.
Nesta obra, os leitores encontrarão uma coletânea diversificada de receitas, cuidadosamente selecionadas para contar a história da culinária e dos ingredientes do Brasil.
Iremos compreender as nuances culinárias de cada região do Caburaí, no extremo norte ao Chuí no extremo sul do país.
Cada prato é mais que uma simples receita; é uma narrativa que revela nossa história e identidade. Durante a leitura descobriremos receitas de 205 chefes e profissionais de cozinha renomados, todos verdadeiros mestres de suas artes.
Vale ressaltar que o principal destaque não está nas receitas, mas, na riqueza dos ingredientes regionais, muitos deles com raízes nos ensinamentos indígenas. Assim, com informações detalhadas sobre sua origem e seus diversos usos culinários, cada alimento é cuidadosamente explorado ao longo do texto.
E pela terceira vez, estou como consultora gastronômica de uma publicação da escritora Roberta Malta Saldanha. Em agosto foi lançado pelo SENAC RJ, o livro “Vinho brasileiro, muito prazer”, que conta a trajetória e onde estão os vinhos no Brasil.
Na nova edição do livro “Culinária brasileira, muito prazer”, temos receitas de profissionais da gastronomia de todos estados com receitas tradicionais, doces e salgadas, além de bebidas. Muitas receitas vão mexer com a memória afetiva do leitor e todos podem se aventurar na cozinha, pois o formato simples da receita foi elaborado para que todos possam reproduzi-las.
Aqui de Roraima, assino a receita de Tambaqui na Cuia, que quem quiser provar pode ir ao Podcast Coffee Pub; além da receita, faço a apresentação do livro.
E ainda temos a receita da nossa Damorida Macuxi assinada pela artesã Lídia Raposo.
A jornalista Roberta Malta Saldanha é paulista e iniciou sua carreira na Editora Abril, atuando nas revistas Exame Vip, Veja Rio e Veja; idealizou a revista Pense Leve, dos Vigilantes do Peso no Brasil; e ajudou a planejar e executar o primeiro evento gastronômico brasileiro – o Boa Mesa –, o qual, ao longo de 12 edições, propiciou a convivência com chefs e profissionais nacionais e internacionais que selou de vez seu amor pela gastronomia. Desde 2000, dedica-se a escrever sucessos premiados – um “Jabuti” e seis “Gourmand World Cookbook Award”.
O livro “Culinária brasileira, muito prazer”, é o 15° livro da autora e traz o selo da Editora SENAC RJ, sendo a segunda edição revisada e ampliada, com 608 páginas, ao custo de R$169,90. Pode ser comprado pela internet no site da Amazon e de outras livrarias.