AFONSO RODRIGUES

Quem não educa deseduca

“Vamos investir primeiro em educação, segundo em educação, terceiro em educação. Um povo educado tem as melhores opções na vida, e é muito difícil que os corruptos mentirosos os enganem”. (José Mojica)

Recentemente temos ouvido conversas razoáveis, pela televisão, de orientadores na educação. Mas não basta falar. Sabemos o quanto é difícil alimentar o assunto sobre educação. Um tema que não interessa tanto, aos mencionados pelo Mojica: corruptos e mentirosos. Embora saibamos que nem todos os políticos fazem parte desse grupo, sabemos o quanto é difícil mudar o rumo da piroga. Mas vamos fazer nossa parte para que possamos ver algumas mudanças na nossa educação. E temos muito para fazer. Então vamos começar a tarefa. Comecemos educando-nos, para podermos lutar pela nossa liberdade política. Porque enquanto os grandes políticos continuarem exibindo o documento e dizendo que ele, o documento, está fortalecendo nossa democracia, podemos estar caindo no grupo dos mentirosos. Mesmo sabendo que eles podem estar se enganando com eles mesmos, na doce ignorância.

Vamos formar nossa democracia. Mas só conseguiremos isso através de muita educação. Porque ainda não somos educados para entender que não há democracia com obrigatoriedade no voto. Na democracia o cidadão vota por dever e não por obrigação. E para que mereçamos o voto facultativo é necessário que nos eduquemos para sermos capazes na escolha. Porque até agora o que somos, é apenas meros títeres de aventureiros na busca do enriquecimento fácil, através da política. Nada de arrufos. Apenas comecemos a fazer o que devemos fazer para que sejamos verdadeiramente cidadãos. E tudo depende de uma educação de qualidade.

O mundo continua em verdadeiro rebuliço. O que indica que a deseducação está tomando conta do mundo. Estamos vivendo o século vinte e um da era cristã, e ainda continuamos com pensamentos e atitudes dos das décadas milenares antes de Cristo. Não estamos caminhando, mas marchando sobre o mesmo terreno, sem alcançar o futuro de que necessitamos para sermos realmente racionais. Porque como vemos, as guerras nos mostram o quanto ainda estamos em um universo primitivo, sobre a Terra. Não vamos permitir que o próximo dilúvio não permita que nossos astronautas voltem para casa. Porque o que vemos foi o que o último fez conosco. Vamos acordar e construir o mundo em que merecemos viver, com paz e harmonia. Mas só conseguiremos isso com Educação, Amor e Autoestima. O que está nos faltando. Vá refletindo sobre isso no seu final de semana, para que a próxima semana lhe seja proveitosa. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460