LETRAS SABOROSAS

Quinta edição de congresso mundial de ciência e cozinha traz novidades e muita tradição dos novos países associados

Delegações Science & Cooking 2024
Delegações Science & Cooking 2024

O congresso mundial de Ciência e Cozinha que aconteceu na Universidade de Barcelona no mês passado, trouxe muitas novidades e novas delegações participantes como da China, Guatemala, Colômbia, Egito, Costa Rica, Bolívia, entre outros.

A prestigiada marca chinesa de bebidas Fenjiu se juntou como uma das patrocinadoras oficiais do evento. Com mais de 6.000 anos de história , o Fenjiu é um dos licores mais antigos e reconhecidos da China, classificado como um baijiu de aroma leve. Seu processo de produção, que mistura técnicas antigas e modernas, é obtido por meio de destilação e envelhecimento em recipientes de cerâmica, o que tornou mundialmente conhecido por seu equilíbrio e delicadeza. O Fenjiu é um símbolo de tradição e excelência na cultura chinesa. Seu aroma delicado e sabor equilibrado o destacam entre os destilados mais renomados do mundo.

Pere Castells , diretor do Science & Cooking World Congress, enfatizou a importância desta colaboração: “Estamos entusiasmados em receber a Fenjiu no congresso deste ano. Sua rica herança cultural e compromisso com a qualidade refletem os valores que promovemos no evento: respeito pela tradição e inovação no mundo da gastronomia e da ciência.”

Durante os três dias, o Fenjiu ofereceu uma experiência sensorial única, permitindo que os participantes descobrissem nuances e a história por trás de um dos destilados mais valorizados da China.

O Science & Cooking World Congress é um evento de renome internacional que reúne chefs, cientistas, pesquisadores e profissionais da indústria para trocar conhecimento e explorar o futuro da alimentação sustentável. A edição deste ano se concentrou na intersecção entre ciência e gastronomia, com ênfase particular na sustentabilidade como um pilar fundamental para o futuro dos sistemas alimentares globais.

Delegação brasileira Science & Cooking 2024

O Congresso Mundial é presidido por Ferran Adriá, Harold McGee e Pere Castells, este ano, apresentou novas iniciativas no âmbito acadêmico-gastronômico e social, sempre em linha com o Manifesto de Gastronomia Científica de Barcelona de 2019. Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, exploraram o tema Texturas através de apresentações, mesas de trabalho e workshops. com especialistas de todo o mundo.

O Congresso é o único que une 3 almas: Acadêmica, Gastronômica e Social. Tendo a sustentabilidade e a saúde como eixos transversais. Somente nas apresentações participaram especialistas de vários estados da Espanha e de outros 17 países: Alemanha Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, China, Equador-Galápagos, Egito, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Itália, Japão, México, Taiwan e EUA. E entre o público estavam participando pessoas da Bélgica, Portugal, Holanda, Grécia, Peru, etc.

O SCWC BCN 2024 continuou a ser uma referência em inovação e tradição nos espaços de Apresentações, “Brunch”, Workshops e Grupos de Trabalho.

O evento começou com a entrega dos Sferic Awards 2024 ao Restaurante Leo, liderado por Leonor Espinosa, chef colombiana.

Ainda foram explicados o conceito de textura, tema deste ano, as texturas em diferentes culturas do mundo e temas de inovação na indústria alimentícia e em novas texturas. Na nutrição, falou-se sobre as dietas leves, brandas.

No último dia do Congresso (13 de novembro), pela manhã Ferran Adrià apresentou o grupo sobre Japão e suas texturas. Com a coordenação de Harold McGee, Kumiko Ninomiya (Centro de Informações Umami), Hiroya Kawasaki (Cientista Ajinomoto) e os chefs Takuji Takahashi (Restaurante Kinobu), Motokazu Nakamura (Restaurante Isshi Soden Nakamura), Mitsuru Saiki (Restaurante Jikssinbo Saiki).

O Brasil esteve presente em quatro momentos, no Workshop sobre as texturas da mandioca com a jornalista e pesquisadora Denise Rohnelt Araujo (RR), e da dra. Camila Landi da Universidade Mackenzie (SP). Nas palestras da chef confeiteira Giuliana Cupini (SP), que também apresentou um workshop sobre as texturas do cupuaçu e a neuroconfeitaria; a chef Angelica Vitali (SP), referência no Brasil de cozinha molecular; e no Brunch tivemos uma mesa com degustação com diversos produtos da mandioca e jambu das marcas Manioca e Sinimbu do Pará, e as jujubas de cupuaçu da Yu’ PrimaVera de Roraima.

Os números do evento desde 2019, já foram cinco edições, 210 especialistas, 32 nacionalidades, 196 Apresentações, 16 Mesas Redondas, 28 Mesas de Trabalho, 36 Workshops, 29 Delegações.

Na sessão de encerramento do Congresso foi feita a apresentação da Região Mundial de Gastronomia da Catalunha 2025 e a apresentação dos novos membros honorários, onde a pesquisadora Denise Rohnelt Araujo de Roraima foi nominada.

E o próximo evento já tem data marcada para os dias 10, 11 e 12 de novembro de 2025, com o tema Aromas e Sabores, Criando ConCiências.

Mais informações: https://scienceandcookingworldcongress.com/

Receita do dia

LOMBO RECHEADO

Fonte: Divino Fogão.

Ingredientes:
1,5Kg de lombo de porco
100 gramas de calabresa
100 gramas de bacon fatiado
100 gramas de presunto
30ml de azeite
Sal a gosto
2 limões
150 gramas de mussarela
30 gramas de alho
Páprica a gosto
Barbante
Salsa a gosto
2 laranjas
Modo de preparo:
Comece cortando o lombo e formando uma manta, tempere com o limão, o sal, a páprica e o alho. Recheie com calabresa, bacon, mussarela e presunto. Enrole e amarre com barbante bem firme. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 90 minutos. Sirva como preferir. Rendimento: 8 porções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE