LETRAS SABOROSAS

Quinta edição do Congresso Mundial de Ciência e Cozinha acontece de 11 a 13 de novembro em Barcelona

Teremos pelo segundo ano consecutivo no evento Science and Cooking World Congress, a presença da delegação do Brasil com nomes importantes da gastronomia do país.

Quinta edição do Congresso Mundial de Ciência e Cozinha acontece de 11 a 13 de novembro em Barcelona

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro a Universidade de Barcelona, receberá 26 delegações de diferentes países das Américas do Sul, Central e Norte, Europa, África e Ásia para debater a Gastronomia Científica. Durante três dias, chefs, cientistas, especialistas e profissionais da área de alimentação de todo mundo, vão se reunir pela quarta vez, para discutir como a conexão entre a ciência e a cozinha pode contribuir para a construção de uma alimentação mais saudável e sustentável.

Com o tema “Texturas”, o congresso irá abordar os diversos assuntos como “Cozinhar para o desenvolvimento sustentável” com a coordenação do painel com Florence Egal – Doutora em Medicina e mestra pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Esse painel irá abordar sobre desperdício zero de alimentos com o consultor Oriol Vilaseca, além da palestra com o chef José Andrés do projeto World Central Kitchen, que vai falar sobre as lições aprendidas durante a alimentação nas situações de emergência como em guerras.

No painel sobre texturas no mundo serão palestras sobre o tema nos países como Egito, China, Tailândia e Galápagos no Equador.

A formação em processos gastronômicos científicos com Davide Cassi da Universidade de Parma (Itália) e a entrega dos diplomas para os alunos do curso de verão da Escola de Gastronomia Científica, que teve a participação de três brasileiras: Denise Araujo (RR), Camila Landi (SP) e Maria Dulce Teixeira (RJ).

Pela primeira vez o Prêmio Sferic 2024 será entregue para a chef colombiana Leonor Espinosa do restaurante Leo, de Bogotá.

Ainda teremos palestras sobre: o Conceito das Texturas com a coordenação da bioquímica argentina Mariana Koppmann; Texturas na Indústria; Nutrição e saúde em dietas brandas; Texturas na Confeitaria; Texturas da Coquetelaria; Texturas do Japão com introdução ao tema pelo grande chef catalão Ferran Adrià e coordenação do escritor americano Harold McGee.

No painel “Mais Texturas”, com coordenação da jornalista e pesquisadora Denise Araujo (RR) acontecerão as palestras da chef Angelica Vitali (SP) sobre as Texturas na Cozinha Brasileira e a chef confeiteira Giuliana Cupini (SP) sobre Neuroconfeitaria.

Além das palestras, acontecerão workshop, mesas de trabalho e brunch.

Um dos workshops será sobre as texturas da mandioca com a doutora Camila Landi da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e a pesquisadora Denise Araujo (RR).

Chefs renomados como Ferran Adrià (presidente do comitê científico e gastronômico do congresso); da colombiana Leonor Espinosa, chef Gaggan Anand da Tailândia, chef Hussein Ezzo do Egito, chef Joan Roca do Celler Can Roca; Eduard Xatruch do restaurante Disfrutar, número um da lista do 50 Best Restaurant do mundo; para citar alguns chefs mundiais que fazem parte do projeto de ciência e cozinha.

O Brasil participará do congresso na Universidade de Barcelona com uma delegação presidida pela jornalista e pesquisadora da cultura alimentar indígena e amazônica, Denise Rohnelt de Araujo (RR); pela coordenadora do curso de gastronomia da Universidade Mackenzie, Camila Landi (SP); pelas as confeiteiras paulistas Joyce Galvão, autora do livro “A química dos bolos”, e Giuliana Cupini que trabalha com neuroconfeitaria; a master chef paulista Angelica Vitali; ainda estão no evento fazendo parte da delegação o chef pantaneiro Paulo machado, a especialista em azeites Carol Lima,  além de outros profissionais brasileiros que estarão conhecendo o evento.
Sobre o Congresso Mundial de Ciência & Cozinha de Barcelona:

O Congresso Mundial de Ciência e Cozinha (SCWC) é um evento internacional realizado em Barcelona e tem como objetivo explorar o enorme potencial da Gastronomia Científica para gerar um novo paradigma que contribua para a resolução dos grandes desafios sociais.

O congresso é presidido por Pere Castells e organizado pelo Science and Cooking World Congress e pelas colaborações institucionais das Universidades de Barcelona e Parma, da Generalitat de Catalunya, do Parc a Taula, do Conselho da Cidade e da colaboração especial de Ciência e Culinária de Harvard.

Você pode consultar toda a programação através do link: https://scienceandcookingworldcongress.com/