Torta de frango
Fonte: Divino Fogão
INGREDIENTES:
PARA A MASSA
60ml de azeite
90ml de leite
200ml de iogurte natural
02 ovos
240 gramas de farinha de trigo
10 gramas de fermento
Sal a gosto
100 gramas de mussarela ralada
Salsa a gosto
40 gramas de cebola
PARA O RECHEIO:
500 gramas de frango desfiado
150 gramas de bacon em cubos
500 gramas de requeijão cremoso
150 gramas de tomate cereja
100 gramas de mussarela fatiada
100 gramas de mussarela ralada
50 gramas de cebola
30 gramas de alho
50 gramas de azeitona verde fatiada
Colorau a gosto
MODO DE PREPARO:
Para a massa, misture os ovos, a salsa, a cebola, o sal e o azeite. Acrescente a farinha de trigo, a mussarela e o fermento. Depois, despeje em uma forma untada. Para o recheio, comece refogando a cebola, o alho e o colorau. Adicione o frango desfiado e a azeitona verde. Para finalizar, espalhe as fatias de mussarela por cima da massa, salpique o bacon, o tomate e coloque o frango desfiado, adicione colheradas de requeijão sobre o frango e salpique a mussarela ralada. Leve ao forno por 15 minutos. Rendimento: 2kg
A gastronomia gaúcha unida pela reconstrução do setor no Rio Grande do Sul
Duas grandes iniciativas estão unidas pelos negócios de alimentação e pelos produtores gaúchos para reconstruir e fortalecer a economia do estado atingido pelo desastre ambiental.
O mês de maio de 2024 ficará marcado na vida de muitos gaúchos que foram atingidos diretamente pela enchente histórica que aconteceu no Rio Grande do Sul e que deixou milhares de desabrigados impactando a economia local e do país.
Muitos restaurantes que tiveram suas estruturas salvas serviram de cozinhas de produção de marmitas, lanches e até papinhas para bebês, para apoiar a população que mais necessitava de ajuda e de alimentação em abrigos.
Passado o tsunami emergencial que foi salvar as pessoas isoladas pela enchente, agora o momento é de união para reconstruir o estado.
Um grupo de chefs, entusiastas da gastronomia e voluntários, se uniram para criar o “Cozinha de Recomeços”, um movimento com foco em reerguer os negócios de alimentação atingidos, que perderam sua estrutura total, parcial, ou estão com dificuldades de retornar seu atendimento.
“A ideia é que o projeto auxilie no recomeço de negócios no Estado inteiro, com apoio de chefs, empresas e entidades, e junto com esses negócios, suas famílias e comunidades possam ter esperança e uma nova chance de pensar a gastronomia como um meio de transformação”, destaca o chef Rodrigo Bellora do restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos, um dos idealizadores do projeto junto com o publicitário André Lima.
As necessidades iniciais vão desde equipamentos, mobiliário, até a reestruturação de setores onde os chefs apoiadores também poderão agir com mentorias ou aulas online para auxiliar essa retomada.
Para participar, chefs e voluntários de diversas áreas podem se juntar à equipe através do Instagram @cozinhaderecomecos, onde o grupo organiza a dinâmica de atendimentos e cadastros de negócios até o direcionamento das mentorias e aulas online. Outra maneira é doando valores para o pix: [email protected], que será revertido na sua totalidade para os negócios em recomeços. Dúvidas e informações entrar em contato pelo whats (054)98165-2990.
PRODUTORES GAÚCHOS UNIDOS
A proposta central é promover a solidariedade e a colaboração entre os diversos segmentos da sociedade, com foco especial nos produtores do estado. A plataforma online do Produtores Gaúchos Unidos oferece uma solução prática e eficaz, onde num espaço virtual vai conectar empreendimentos como mercearias, restaurantes e estabelecimentos para adquirir diretamente dos produtores gaúchos.
Os produtores gaúchos devem se cadastrar na plataforma apresentando seus produtos e estabelecendo conexões com potenciais compradores, já são mais de 200 produtores inscritos.
São inúmeros produtos como queijos, vinhos, nozes, arroz, feijão e uma variedade de itens que representam a rica diversidade agrícola do sul. Os idealizadores desse projeto são a jornalista Aline Barilli Alves e o produtor de carne Bernando Barbosa Ibargoyen, que criaram a plataforma de Produtores Gaúchos Unidos www.produtoresgauchosunidos.com. Por enquanto estão trabalhando para venda de produtos de mercados próximos do sul e sudeste.
Para mais informações: [email protected] ou pelo Instagram @produtoresgauchosunidos.
Comprem nos mercados de seus estados produtos do Rio Grande do Sul e assim incentivem o consumo dos produtos gaúchos em todo o país para fortalecer e ajudar na reconstrução do estado. Ações solidárias como essas são importantes e vão ajudar os gaúchos a se reerguerem dessa tragédia.