Ingredientes:
100 g de Origone ou pêssego desidratado
200g de Arroz cru agulhinha ou parboilizado.
300g de Açúcar
05 xícaras de Água fervente
06 Cravos-da-índia
02 xícaras de Água fria
01 colher (sopa) de Manteiga para finalizar
Modo de fazer:
Lave o origone ou pêssego desidratado e deixe-o de molho em uma tigela na água fria por uma hora para hidratar. Escorra os pêssegos e reserve uma xícara (chá) dessa água.
Em uma panela ponha ¼ de xícara (chá) de açúcar e leve ao fogo até formar um caramelo.
Despeje a água fervente, junte o origone e os cravos e cozinhe por 15 minutos ou até que os pêssegos fiquem macios.
À parte cozinhe o arroz na água fria, quando começar a secar, junte os origones com o caldo de seu cozimento e espere o líquido evaporar.
Quando estiver macio o arroz, finalizar com uma colher de açúcar e uma colher de sopa de manteiga para dar brilho (opcional).
Mexa bem, tampar a panela e deixar descansar por 20 minutos, servir morno.
Fenjiu o Licor Chinês com mais de 6 mil anos de história
Conheci o licor Fenjiu no Congresso mundial de Ciência e Cozinha – Science and Cooking World Congress, a prestigiada marca chinesa de bebidas Fenjiu foi uma das patrocinadoras oficiais da quinta edição do evento.
Durante os três dias do congresso, o Fenjiu ofereceu uma experiência sensorial única, permitindo aos participantes descobrirem as nuances e a história por trás de um dos destilados mais valorizados da China com a apresentação de quatro drinks feitos na hora com sabores mais frutados para gostos variados.
O destilado feito de sorgo, um cereal também conhecido como milho-zaburro, aqui no Brasil. Além do sorgo, sua composição leva cevada, ervilha que eles denominam Qu, a alma do espírito, que é um coquetel complexo de microrganismos que são nativos da região onde FenJiu é produzido. A sua formação com cevada e ervilha que são usadas como catalisadores de fermentação.
Fenjiu usa 2 tipos de fermentações: uma ‘fermentação de vapor duplo’ e uma fermentação em estado sólido quando a mistura é enterrada nos tanques. Esta complexa cadeia de fermentação é bastante única no mundo da produção de bebidas espirituosas e realmente contribui para seu caráter organoléptico. Durante o período de fermentação, Fenjiu Baijiu não entra em contato com o solo uma única vez, o que resulta em um caráter mais limpo do que outros destilados Baijiu de aroma forte.
Após 28 dias de fermentação, palha e levedura são adicionadas e a mistura é destilada nos alambiques patenteados (proprietários) da Fenjiu, a bebida envelhecerá e suavizará seus vários destilados por 3 anos em jarras de cerâmica.
Com mais de 6.000 anos de história, o Fenjiu é um dos licores mais antigos e reconhecidos da China, classificado como um baijiu de aroma leve, florais e frutados, aromas de nozes e ameixas, dando uma doçura suave e muito equilibrada na boca .
Seu processo de produção, que mistura técnicas antigas e modernas, fez da bebida um símbolo de tradição e excelência na cultura chinesa.
O FenJiu, é feita em Fenyang, na província de Shan Xi, e alguns estudiosos consideram como o primeiro destilado do mundo com graduação alcoólica em torno de 53%.
Como a bebida é uma espécie de patrimônio nacional da China, eles escolhem em quais países irão comercializar o produto, sendo que a bebida já ganhou diversos prêmios, como a medalha de ouro na Exposição Universal Panamá Pacífico de 1915.
Segundo sua história, a bebida pode ser rastreada até o antigo período da cultura Yangshao; mais de 1500 anos com fama de licor como um vinho imperial altamente elogiado, e registrado nos arquivos históricos de 24 dinastias.
Em 1949, o FenJiu foi selecionado como a bebida do banquete realizado para celebrar o estabelecimento da República Popular da China e, mais tarde, nomeado como um dos quatro vinhos nacionais.
A bebida é vendida em uma garrafa que foi projetada com elementos da porcelana azul e branca do núcleo da China, mostrando a quintessência da cultura clássica chinesa de bebidas espirituosas de porcelana, que é elegante e refinada. O FenJiu é degustado em um cálice especial de porcelana tipo bambu. Este cálice é dividido em 2 seções para que possa ser usado de ambas as extremidades: a extremidade superior contém a menor medida de 5cl, e a extremidade reversa contém três vezes mais que a extremidade superior, servindo também como um dosador da bebida para coquetéis. A bebida tem selo de qualidade de origem, chegou ao mercado brasileiro em 2023 como uma bebida premium, e é apresentado como uma obra de arte.