Pavê de paçoca
Fonte: Divino Fogão
INGREDIENTES:
395 gramas de leite condensado
120 gramas de amido de milho
360 ml de leite
200 gramas de creme de leite
Um pacote de bolacha maisena
100 ml de leite para molhar as bolachas
14 unidades de paçoca
MODO DE PREPARO:
Inicialmente, em uma panela, adicione o leite condensado, sete paçocas trituradas, o amido de milho e 360ml de leite, misture bem e leve ao fogo até levantar fervura. Depois desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture.
Espere esfriar. Mergulhe as bolachas em 100ml de leite. Depois, em uma travessa, intercale as camadas de creme e de bolacha, finalize com uma camada de creme, e sirva com as outras paçocas trituradas para decorar. Rendimento: 8 porções
Projeto gastromotiva de desenvolvimento comunitário #nosso norte realiza formatura de 17 pessoas em Manaus
Na semana passada estive em Manaus, e fui convidada pelo chef paranaense David Hertz para estar na primeira formatura de um grupo de mulheres da periferia de Manaus, algumas indígenas venezuelanas da etnia Warao e também um homem, que participaram do curso Empreender: Faça e Venda, coordenado pela Gastromotiva que aconteceu no Centro de Artes Irmã Yolanda Setúbal que fica no bairro da Compensa.
O curso teve a parceria do Instituto Acariquara, Sodexo, Stop Hunger e Coca Cola.
Pude então conhecer de perto o belíssimo trabalho comandado pela Gastromotiva fundada por David, que está na região norte desde 2021 trabalhando com a população local para promover o desenvolvimento sustentável de seus territórios através da gastronomia social, com o projeto “Nosso Norte”.
Para quem não conhece, a Gastromotiva é uma organização não governamental que usa a gastronomia como um motor de transformação social e trabalha desde 2006 com iniciativas de combate à fome e a insegurança alimentar, e da geração de renda a partir da educação.
Todos os seus cursos são gratuitos de capacitação profissional, focados no setor de alimentos e bebidas, e já trouxeram novas oportunidades de trabalho para milhares de jovens de baixa renda.
Os projetos humanitários têm como objetivo levar refeições saudáveis e completas para população em situação de vulnerabilidade social, já impactaram milhões de pessoas em todo o território nacional e no México, onde há também um núcleo Gastromotiva. No Brasil, eles atuam no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
David Hertz é chef de cozinha, empreendedor social e co-fundador da Gastromotiva. Ele usou sua formação na área gastronômica como ferramenta para gerar impacto social. Com o olhar voltado para o futuro, ele criou a Gastromotiva, e desde então, vem trabalhando no combate à fome e à insegurança alimentar e na promoção da educação na área da gastronomia para geração de renda.
Em sua jornada como empreendedor social, David Hertz liderou projetos importantes como a criação do Refettorio Gastromotiva no Rio de Janeiro, as Cozinhas Solidárias Gastromotiva, além de cursos de capacitação profissionais gratuitos. Ele co-criou e co-fundou o Movimento de Gastronomia Social no Brasil, uma comunidade que incentiva e engaja todos os agentes que estão na cadeia alimentar.
David Hertz é empreendedor social da rede Ashoka, TED Senior Fellow, Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial e UN Food Systems Champion pela ONU, Conselheiro do programa BTG Soma e do Pacto Contra Fome.
O Empreenda: Faça e Venda, é direcionado para os alunos que já possuem um empreendimento ou negócio próprio na área gastronômica. As aulas são semipresenciais e abordam temas como confeitaria, panificação, empreendedorismo, educação financeira, o conceito de comida que transforma, gastronomia social, entre outros.
O Programa Cozinhas Solidárias nasceu no início da pandemia como uma ferramenta para atender de maneira imediata as famílias em situação de insegurança alimentar. São cozinhas comunitárias lideradas por microempreededores, cozinheiros, organizações sociais e coletivos, todos capacitados pela Gastromotiva. O programa fornece a formação, insumos, apoio logístico e uma renda mensal a essas pessoas. Em julho de 2023, o programa atingiu o marco de 3 milhões de refeições doadas.
O projeto “Nosso Norte” colabora com a segurança alimentar no projeto de avicultura da população de Maués; com cozinhas gastronômicas sociais em prol da segurança alimentar, com a geração de renda e o aproveitamento integral dos alimentos; e formaram a primeira turma em Manaus, no curso Empreenda, Faça e Venda junto com o Instituto Acariquara.
Projetos como o da Gastromotiva nos motivam a trabalhar com o movimento de gastronomia social, pois a cozinha é transformadora e cada vez mais precisamos de chefs de cozinha compromissados com a sociedade e que olhem mais para as pessoas em condições de vulnerabilidade.
Obrigada Gastromotiva, por olhar para o Norte e transformar a vida de quem necessita aprender a pescar e não somente ganhar o peixe.