LETRAS SABOROSAS

Receita de Porchetta recheada para você arrasar na Ceia de Ano Novo

Receita de Porchetta recheada para você arrasar na Ceia de Ano Novo

RECEITA DO DIA

Porchetta recheada

Fonte: Divino Fogão.

INGREDIENTES:
01 unidade de porchetta de 5kg
01 ramo de erva doce fresca
02 talos de alho poró
15 dentes de alho em dente
200 gramas de Sal
03 litros de água
30 ml de azeite
150 gramas de nozes
06 folhas de louro
02 gramas de pimenta do reino em grão
30 gramas de tomilho fresco
02 unidade de raspas de limão siciliano
500 ml de vinho branco seco

MODO DE PREPARO:

Primeiramente, faça uma salmoura com 3 litros de água e 200 gramas de sal fino, ferva 1 litro água com sal e depois coloque 2 litros de água fria. Depois de frio, coloque folha de louro, tomilho fresco, grãos de pimenta e faça um sachet para dar sabor. Deixe a Porchetta nessa salmoura sem molhar o couro por 12 horas. Depois de 12 horas, bata no processador a erva doce, o alho poró refogado, o azeite, as nozes e as raspas de limão siciliano. Depois dessa pasta batida, espalhe em cima da porchetta, enrole igual rocambole e amarre com barbante. Leve para assar a 120 graus por cerca de 8 horas com vinho branco e um pouco do caldo da salmoura. Depois de 8 horas, esquente óleo para banhar a porchetta ou leve para assar em forno com queimador em cima para ficar como pururuca.

FELIZ 2024 COM MUITOS SABORES,

SAÚDE E TEMPERO PARA A SUA VIDA

Na próxima semana estaremos recebendo 2024 com muitas expectativas, ano bissexto com 366 dias e o mês de fevereiro com 29 dias. No nosso país é ano de eleições municipais e em Paris teremos as Olimpíadas. Para mim, espero que seja um ano de muito trabalho e novidades para Letras Saborosas, inclusive já está saindo do papel novos projetos e perspectivas de grandes realizações.

Todos os anos nessa época faço uma pesquisa sobre o que o novo ano pode trazer de positivo. Como sou adepta do esoterismo, gosto de exercitá-lo pesquisando na numerologia, cores, comidas, santos, planetas e horóscopo, para saber o que podemos esperar.

Os Orixás que vão reger o ano 2024 são Iemanjá, a Rainha das Águas; Obaluaê, o senhor da Cura e da Vida; Exu, o Mensageiro e Guardião dos Caminhos. Iemanjá é representada no catolicismo por Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes e Virgem Maria; Obaluaê é São Lázaro; e Exu, no sincretismo representa o mensageiro entre os homens, pode ser visto como Menino Jesus de Praga. Será um ano de mudanças, de curas para as doenças, de uma busca pela espiritualidade, de renovação. Mas também será um ano de criatividade, de comunicação, fertilidade e fartura. Vamos fortalecer a fé e pedir paz para todos.

As cores de 2024 são: azul-claro, verde mar, prateado e branco de Iemanjá;  Obaluaê e Exu com as cores: branco e vermelho. As comidas que os orixás gostam são: mungunzá, arroz branco, canjica, ameixa, peixe com milho branco para Iemanjá; pipoca para Obaluaê; e  farinha de mandioca, dendê, pimenta, mel e cachaça para Exu.

Segundo o Horóscopo Chinês, 2024 será um ano regido pelo Dragão. Isso que significa que, a partir de 10 de fevereiro, inicia o tempo de energias dinâmicas e transformadoras, será tempo de grandes descobertas e avanços tecnológicos.

Segundo a Astrologia, Saturno, o Senhor do Tempo, é quem vai comandar o ano de 2024, por isso, pede persistência, foco, esforço, resistência, comprometimento, respeito pelas regras e delimitação. Só irá prosperar quem agir com honestidade, verdade, justiça e trabalhar muito. Saturno rege o signo de Capricórnio, está ligado à regeneração, ao renascimento, à riqueza e à abundância.

Finalizando com a Numerologia, o ano de 2024 tem o número 8 e será quem ditará as regras. O número 8 é considerado um número poderoso e de infinitas possibilidades para a riqueza, prosperidade, status, sucesso, justiça, dinheiro e fama, mas tudo isso com muito trabalho e seriedade. Estão podemos pensar em estabilidade material, planejamento, novos projetos e prioridade para todos.

Passando das previsões para a gastronomia, todos nós temos algumas superstições à meia-noite, e muitas relacionadas com a comida.

Podemos optar pelos pratos tradicionais da ceia, mas tendo em mente que não devemos desperdiçar comida e o menos é sempre a melhor opção, essa é a dica da coluna para sua ceia de fim de ano.

Abuse dos tira-gostos com grãos, para trazer fartura. Pode ser: grão de bico (salada ou homus), trigo (kibe), lentilha (arroz com lentilha ou sopa), muitas nozes, avelãs, castanhas e tâmaras. Arroz com lentilha é uma excelente opção para trazer fortuna. E não esqueçam, coloquem um colorido a mais, como uma pimenta biquinho para dar o tom vermelho, por exemplo.

Não se esqueçam de colocar porco ou leitão na ceia, porque ele é um animal que está sempre fuçando para frente e, por isso, é visto como um símbolo de prosperidade.

Desejo muita saúde, paz e realizações para todos os roraimenses no ano de 2024. Que sua mesa seja sempre farta, e que muitas delícias, sabores e temperos estejam presentes na vida de todos.

Nos encontraremos em 2024 com mais Letras Saborosas. Até o próximo ano!