Receita do Dia
Fonte Água Doce Sabores do Brasil
Ingredientes
1 lata de leite condensado
3 caixinhas de creme de leite
200 gramas de chocolate meio amargo
2 caixas de morango
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, dois cremes de leite e leve ao fogo médio. Mexa até que forme um brigadeiro cremoso, reserve e deixe esfriar. Em um recipiente, derreta o chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos e acrescente o terceiro creme de leite. Misture bem até que fique homogêneo. Com o brigadeiro frio, monte a sobremesa em taças ou travessa com a ordem de brigadeiro, morangos e por último a ganache de chocolate. Decore com raspas de chocolate e morango e deixe gelar.
O CONCURSO DO MELHOR RESTAURANTE A QUILO VALORIZA MODELO DE NEGÓCIO GENUINAMENTE BRASILEIRO |
As inscrições para a 8ª edição do concurso que elege o melhor restaurante a quilo do país já estão abertas. Em parceria com o Mundo Mesa, a Abrasel realiza entre os dias 17 e 27 de setembro O Quilo é Nosso. Os interessados em inscreverem seus estabelecimentos devem preencher o formulário no site oficial do evento até o dia 21 de junho. Com o tema “É comer, gostar e votar”, o concurso tem o patrocínio nacional da Caixa, Coca-Cola Brasil, da Friboi, do Picpay, da Pluxee e da Seara.
Legado nacional
O Quilo é Nosso foi criado em 2017 com o intuito de valorizar um modelo de negócio 100% brasileiro. Em meados da década de 80, o mineiro Fred Mata Machado criou o restaurante Isto e Aquilo, primeiro restaurante a quilo do mundo.
Hoje, quase quatro décadas depois, é o sobrinho Fabiano Machado quem segue os passos da família na administração do estabelecimento e busca manter o legado do tio, falecido em 2021. “Estamos tentando recontar essa história da criação do restaurante a quilo. Temos muito orgulho de fazer parte da cultura gastronômica do brasileiro”, diz.
Ao relembrar a trajetória do estabelecimento, o empreendedor afirma ser um grande desafio manter o restaurante em funcionamento por tanto tempo. “É uma vitória muito grande. Nós já passamos por altos e baixos econômicos, tivemos que lidar com diversas crises e desafios, como a pandemia. O Isto e Aquilo é uma empresa familiar que se dedica muito, sem abrir mão da qualidade, do relacionamento com o cliente. Nós tratamos tudo aqui com muito carinho”, pontua Fabiano.
“Nossa maior dificuldade atualmente é com a mão de obra, estamos enfrentando uma alta rotatividade de colaboradores. Em relação à comida, é necessário saber gerir bem seus insumos para sempre apresentar receitas bonitas e saborosas. Nos restaurantes a quilo, tem que se saber o equilíbrio para não faltar e não desperdiçar”, completa Fabiano.
Sobre o concurso
Para além de valorizar o modelo de negócio a quilo, o O Quilo é Nosso tem a intenção de impulsionar os empreendimentos do ramo. Cada vez mais tradicional no calendário dos restaurantes e dos consumidores, o concurso é uma oportunidade para os empresários divulgarem seus estabelecimentos, enquanto os clientes aproveitam as receitas criadas especialmente para a disputa.
A competição pelo título de melhor restaurante a quilo do Brasil é dividia em três etapas classificatórias. São elas:
Etapa regional: os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelo público e por um júri técnico local que selecionará os melhores restaurantes a quilo de cada região. Serão avaliados, além do prato criado especialmente para o concurso, outros critérios como atendimento e higiene do local, por exemplo.
Etapa estadual: os vencedores de cada região avançarão para a etapa estadual, e serão avaliados por um júri-técnico especializado, que escolherá os melhores de cada estado que irão participar da final nacional do concurso.
Grande final: os restaurantes escolhidos na etapa estadual competirão na grande final nacional, e serão premiados durante o evento Mesa São Paulo, um júri composto por chefs e especialistas em gastronomia elegerá o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil.
Para participar do 8º O Quilo é Nosso, os donos de restaurantes a quilo podem realizar suas inscrições entrando em contato com a Abrasel da sua região ou pelo site oficial do concurso.