Bom dia,
TUCANO
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, aporta em Roraima na próxima segunda-feira, dia 5, às 13h, em seu jatinho, segundo fontes da Parabólica, para uma grande reunião com pré-candidatos e filiados ao partido, em um espaço de eventos, quando também vai avalizar seu apoio à reeleição do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB). Na volta, ele decola às 17h, para seguir agenda em Macapá.
CARACARAÍ
Fontes da Coluna garantem que o pré-candidato do PSD à prefeitura de Caracaraí, Jaílson Fernandes, que seria o nome apoiado pela deputada estadual Catarina Guerra, desistiu da disputa para apoiar Diego Farias (PSDB), o pré-candidato lançado pelo deputado federal Gabriel Mota. Nas bolsas de apostas fala-se na formação de uma coalisão de apoios para tentar barrar a reeleição de Dhiane Coelho (Solidariedade).
ALTO ALEGRE 1
Pelos lados de Alto Alegre, um vídeo publicado pelo vice-prefeito, Irmão Max (PP), logo cedo, causou rebuliço no meio político do interior do estado. Ele disse estar surpreso e decepcionado com a decisão do diretório regional, leia-se: senador Hiran Gonçalves, em lançar a pré-candidatura do ex-deputado federal Otaci Nascimento para prefeito, rachando com o Republicanos, do atual prefeito, Wagner Nunes.
ALTO ALEGRE 2
No vídeo, estariam todos os pré-candidatos a vereadores do Progressistas ao lado do prefeito Wagner Nunes. Irmão Max, que é liderança religiosa do município, disse que nem será candidato a vice-prefeito e nem a vereador. Já o atual prefeito, visivelmente contrariado nas imagens, classificou a decisão como covarde e disse que nenhum dos membros da chapa teria sido comunicado previamente sobre o rompimento.
ALTO ALEGRE 3
Embora Wagner Nunes tenha sido categórico ao afirmar que o governador Antonio Denarium (PP) nada tem a ver com a decisão do presidente do seu partido, fontes da Parabólica garantem que ele não só sabia da situação como vai apoiar Otaci Nascimento, nas eleições de outubro próximo. O ex-deputado foi cabo eleitoral na reeleição de Denarium e é ligado ao vice-governador Edilson Damião (Republicanos).
CALENDÁRIO 1
De acordo com o calendário das eleições 2024, no dia 4 de agosto, deverá ser respeitado o período de 15 dias que antecede a convenção do partido político ou da federação para escolha de candidatas e candidatos às eleições municipais, sendo permitida a realização de propaganda intrapartidária, que deverá ser removida imediatamente após a convenção. Fica a dica!
CALENDÁRIO 2
A partir do dia 6, fica proibido que emissoras de rádio e de televisão, em sua programação normal passem a dar tratamento de forma privilegiada a candidatos, sendo proibido também a transmissão de pesquisas sem registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral. A partir do dia 7, partidos e federações podem veicular material de propaganda de suas candidatas e de seus candidatos.
NOVO
E o NOVO realizou sua convenção e bateu o martelo ao firmar o compromisso com o União Brasil. A ata já foi devidamente enviada, eletronicamente, ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Os convencionais de partido foram mais longe ao aprovarem que a coligação com o União Brasil envolve a indicação do deputado federal Antônio Nicoletti como candidato da sigla coligada.
SETE CHAVES
Por falar no União Brasil, o presidente do diretório municipal do partido, deputado federal Antônio Nicoletti guarda à sete chaves os nomes dos convencionais da sigla que escolherão no próximo dia 05.08 (segunda-feira) o representante do partido para disputar a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). Diz-se que eles são em número de 12, mas ninguém se aventura a confirmar. A justificativa, segundo gente de dentro do União Brasil, é para evitar práticas nada republicanas.
DEFINIDO
Em referência ao pleito para a PMBV, fontes da Parabólica garantem que independente de quem seja o candidato escolhido -Antônio Nicoletti ou Catarina Guerra-, a direção do Republicanos já bateu o martelo e vai coligar com o União Brasil. Caso a escolhida seja Catarina Guerra o Republicanos do senador Mecias de Jesus já cogita indicar como vice, o vereador Ítalo Otávio. Mas, a coligação com o União Brasil sairá mesmo com Nicoletti na cabeça. O Republicanos afasta qualquer possibilidade de apoiar o atual prefeito Arthur Henrique (MDB).
PL
Um assunto puxa outro. Fonte da Coluna diz que ainda caminha bem a coligação do PL com o MDB do prefeito Arthur Henrique, com a indicação do vice pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O acordo começou a ser costurado numa reunião em Brasília entre Jair Bolsonaro e Arthur Henrique com a presença de Deilson Bolsonaro, presidente estadual do PL e homem de confiança do ex-presidente. Para bater o martelo e virar a ponta do prego, falta apenas o MDB aceitar o nome do vice indicado pelo PL. De qualquer forma, a convenção das duas siglas será no mesmo dia, mesmo horário e local na próxima sexta-feira (amanhã).
“DEMOCRATA”
O “democrata” Nicolás Maduro afirmou, – e deve ter determinado a ordem de prisão através de algum acólito-, que Marina Corina Machado e Edmundo Gonzáles deviam estar atrás das grades. Por aqui, a ira do ditador também é sentida: um venezuelano que trabalha em Boa Vista narrou para um dos redatores da Parabólica, que sua sobrinha, professora na cidade de Upata foi demitida do emprego porque os chavistas desconfiaram que ela teria votado na oposição.