Bom dia,
Quando foi divulgado o resultado final das eleições gerais de 2022, o cenário era de que o Governo Lula da Silva (PT) teria flagrante minoria no parlamento, especialmente na Câmara dos Deputados. No pleito, a dita base de apoio ao governo fez menos de 25% entre os parlamentares eleitos. No Senado Federal, apesar do PL de Jair Bolsonaro ter elegido o maior número dos senadores, ainda assim o Governo teria uma pequena maioria. Com menos de um ano de legislatura, o resultado objetivo das matérias aprovadas no Congresso Nacional é flagrantemente favorável ao governo de Lula da Silva.
Na verdade, o atual presidente vem aprovando pautas que, pela sua natureza, se opõe ao liberalismo e o conservadorismo de direita, que aparentemente contrariam o perfil de representantes eleitos pela maioria da população. É a natureza da maioria dos políticos brasileiros, mais fisiológicos que ideológico-doutrinários. E o atual governo conhece essa natureza como ninguém e tem disposição para pagar o preço exigido, seja em cargos públicos ou na distribuição do dinheiro pago pelos contribuintes.
A novidade agora é que um grupo de parlamentares decidiu criar um site para registrar a votação de cada deputado federal nas matérias enviadas até agora pelo governo. No site placarcongresso.com, os eleitores e as eleitoras poderão acompanhar cada voto dado pelo deputado/deputada eleito.
Prorrogação
Foi prorrogado, a pedido do Governo do Estado, o prazo para extinção da Companhia Energética de Roraima (Cerr) para o dia 31 de dezembro de 2024. O projeto aprovado em caráter de urgência e pela unanimidade dos 16 deputados estaduais presentes à sessão, foi protocolado na primeira semana de novembro na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, é a liquidante da Cerr. E ninguém pergunta por que de tanta resistência ao fim da empresa. Será ela uma vaca leiteira?
Remanejamento 1
Durante a sessão de ontem, dia 28, o presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), informou a entrada de um Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo pedindo a autorização dos deputados para o remanejamento de R$ 37 milhões em receita de alienações de terras públicas, de imóveis urbanos e rurais, além de recursos próprios do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima).
Remanejamento 2
Esses milhões, conforme a mensagem governamental lida durante a sessão, deverão ser utilizados em investimentos em infraestrutura, construções e ampliações de obras públicas, visando à promoção do desenvolvimento do Estado. Os valores, ainda segundo o documento, excedem as necessidades do Iteraima. Soldado Sampaio pediu a deliberação “com certa urgência” pelos deputados, por conta do final do exercício financeiro.
Informação 1
A celeuma em torno da aprovação de pedidos de informação ocorrida na semana passada durante sessão da ALE-RR teve desfecho ontem, da forma mais diplomática possível. É que o governador Antonio Denarium (Progressistas) teria determinado pessoalmente que todos os secretários encaminhassem, o quanto antes, os documentos para os deputados .
Informação 2
Por conta disso, alguns dos pedidos formulados pelos deputados Jorge Everton (União Brasil) e Renato Silva (Podemos), como os referentes às secretarias de Cultura, de Infraestrutura e de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, foram inclusive retirados de pauta uma vez que perderam o objeto. Outros, como um direcionado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre procedimentos relacionados à Expoferr, foram mantidos. Tudo indica que os parlamentares solicitantes estavam doidos para encontrar um motivo para renunciar ao pleito.
Obras
Renato Silva adiantou que o vice-governador, Edilson Damião, confirmou pessoalmente sua participação em uma reunião da Comissão de Viação, Transporte e Obras da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (4), para esclarecer justamente alguns dos tópicos do seu pedido de informação. Esse seria, conforme o parlamentar, mais um motivo para a retirada de pauta da solicitação.
Tensão 1
O clima em Iracema teria ficado tenso depois que o senador Hiran Gonçalves (Progressistas) tornou pública, por meio de vídeo postado em suas redes sociais, uma divergência interna entre seu partido e o Republicanos. A Coluna apurou que os dirigentes do PP teriam batido o martelo em torno da candidatura do presidente da Câmara, vereador Edinho Pereira, o que não teria sido combinado com o atual prefeito, Jairo Ribeiro (Republicanos).
Tensão 2
No vídeo, o senador afirmou categoricamente o rompimento da parceria política entre os dois partidos naquele município, anunciou a pré-candidatura do vereador Edinho a prefeito de Iracema pelo PP, e ainda pediu paz, salientando que quem sofre com acirramentos políticos é a população. Resta saber como ficam os demais caciques do Republicanos e do PP, no meio desse cabo de guerra.
Tensão 3
O próprio prefeito disse a editores da Parabólica não ter sido procurado pelo senador para tratar do caso, e adiantou que na noite de ontem, lançaria a pré-candidatura da sua secretária de ação social, Marlene Saraiva, e do atual vice, Kiko, ambos do Republicanos. Jairo Ribeiro encarou a situação como um descumprimento do acordo, que segundo ele, seria de lançar uma pré-candidatura do grupo em janeiro de 2024.